Ajuda: bateria lipo com perda de capacidade de descarga

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Wapra
membro
Mensagens: 63
Registrado em: Qua Out 17, 2007 9:18 pm
Localização: São Paulo, SP

Ajuda: bateria lipo com perda de capacidade de descarga

Mensagem por Wapra »

Tenho um pack de bateria lipo 2s 850mah 10c............ultimamente tenho notado que ela nao tem mais a mesma capacidade de descarga e/ou diminuiu a corrente, pois ela carrega totalmente, mas nao tem força pra tirar o heli do chão ou se tira, em poucos segundo ele cai novamente, entao eu verifico a tensão e esta em torno de 8,4v ou seja a bateria esta totalmente carregada.......o que pode estar acontecendo ? tem alguma maneira de recuperar essa bateria ? a bateria é nova, tem poucos meses de uso, nunca carreguei ela a mais de 1c e nunca deixei abaixar a tensão menos de 3v por celula........fico no aguardo.obrigado
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

olha a tensão dele em um circuito fechado...

se cair muito num serve mais pra isso!!
Avatar do usuário
marcelo zanduzzo
membro
Mensagens: 475
Registrado em: Sex Out 27, 2006 10:42 am
Localização: Capinzal / SC

Mensagem por marcelo zanduzzo »

Aconteceu isso tb com uma bateria minha (Himodel 1700mAh 3S 20C). Mesmo com ela carregada o aeromodelo não tem força suficiente e em pouco tempo o speed corta. Tiro ela do aeromodelo e a tensão ainda está com 11,5v.
Por isso eu só compro baterias Flight Power ou Thunder Power. Depois de muito tempo, tanto eu quanto meus colegas, chegamos a conclusão de que vale a pena pagar mais caro por uma coisa boa. Já compramos várias marcas de baterias e todas elas com o passar do tempo incharam.

Att.
Marcelo
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

pois se num quiser mais ai as bateria velhas pode mandar pra mim!!

^^

agradeceria!!
andrecob
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 10:56 pm
Localização: Vitoria

Mensagem por andrecob »

Sou iniciante neste hobby elétrico e comprei um Heli Walkera 60 com motor RK 400SD , Bat LiPo 3s 11.1v 1200mAh com carregador inteligente da GA-003 (imput 15 a 18v , output 0,75A) e um ESC WK-B20A. Tudo funcionou certinho nas 03 primeiras cargas (a bateria demorava umas 2 horas para carregar e poderia colocar até 100% de aceleração que o motor respondia). Depois da quarta carga.......percebi que a bateria ficava somente uns 10 minutos carregando e em seguinda a luz verde já ficava acesa indicando que a carga estava completa. Achei isso muito estranho, mas fui colocar o heli para funcionar e verifiquei outra anormalidade : o motor parava antes de colocar 60% de aceleração........sintomas de baixa carga na bateria ?. Mesmo assim eu insistir e fui colocando e heli para funcionar até que ele não aceitava nem a aceleração mínima e fiz medição da bateria (fio preto com amarelo: 3,78v, preto com azul: 7,44v e preto com vermelho: 11,27v) . Coloquei o pack para carregar e novamente nao demorou nem 5 minutos para o carregador indicar luz verde e fiz nova medição (fio preto com amarelo: 3,80v, preto com azul: 7,71v e preto com vermelho: 11,55v). Eu nao entendo de eletrônica por isso solicito ajuda de voces, pois nao sei onde está o problema: no motor, no ESC, na bateria ou até mesmo no carregador.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

qual a marca da bateria?!?!

pode ser q você prescise dar uma ressuscitada nas celulas!!

procura por carregador siemens aqui no forum q o cara explica bem direitinho!!

abraço
andrecob
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 10:56 pm
Localização: Vitoria

Mensagem por andrecob »

Olha.........rsrs a bateria é veio no kit do walkera.......não tem marca nela naum rsrsrs (estes chineses........rsrsr). rsrs tá dificil.
Lenilton
membro
Mensagens: 62
Registrado em: Seg Mar 05, 2007 11:27 am
Localização: Mossoró RN

Mensagem por Lenilton »

[quote:94c6a23c43="andrecob"]Sou iniciante neste hobby elétrico e comprei um Heli Walkera 60 com motor RK 400SD , Bat LiPo 3s 11.1v 1200mAh com carregador inteligente da GA-003 (imput 15 a 18v , output 0,75A) e um ESC WK-B20A. Tudo funcionou certinho nas 03 primeiras cargas (a bateria demorava umas 2 horas para carregar e poderia colocar até 100% de aceleração que o motor respondia). Depois da quarta carga.......percebi que a bateria ficava somente uns 10 minutos carregando e em seguinda a luz verde já ficava acesa indicando que a carga estava completa. Achei isso muito estranho, mas fui colocar o heli para funcionar e verifiquei outra anormalidade : o motor parava antes de colocar 60% de aceleração........sintomas de baixa carga na bateria ?. Mesmo assim eu insistir e fui colocando e heli para funcionar até que ele não aceitava nem a aceleração mínima e fiz medição da bateria (fio preto com amarelo: 3,78v, preto com azul: 7,44v e preto com vermelho: 11,27v) . Coloquei o pack para carregar e novamente nao demorou nem 5 minutos para o carregador indicar luz verde e fiz nova medição (fio preto com amarelo: 3,80v, preto com azul: 7,71v e preto com vermelho: 11,55v). Eu nao entendo de eletrônica por isso solicito ajuda de voces, pois nao sei onde está o problema: no motor, no ESC, na bateria ou até mesmo no carregador.[/quote:94c6a23c43]



O causador do problemas deve ser o carregador, pois perdi algumas baterias quando usava esse carregador sem um balanceador, pois a bateria está desbalanceada.

Aqui no furum tem um usuário que vende um balanceador excelente para esse tipo de carregador
Avatar do usuário
Maicon
membro
Mensagens: 1441
Registrado em: Qua Jan 04, 2006 5:09 pm
Localização: Garibaldi, RS 95720-000

Mensagem por Maicon »

[quote:7626a6227d="marcelo zanduzzo"]Aconteceu isso tb com uma bateria minha (Himodel 1700mAh 3S 20C). Mesmo com ela carregada o aeromodelo não tem força suficiente e em pouco tempo o speed corta. Tiro ela do aeromodelo e a tensão ainda está com 11,5v.
Por isso eu só compro baterias Flight Power ou Thunder Power. Depois de muito tempo, tanto eu quanto meus colegas, chegamos a conclusão de que vale a pena pagar mais caro por uma coisa boa. Já compramos várias marcas de baterias e todas elas com o passar do tempo incharam.

Att.
Marcelo[/quote:7626a6227d]

O grande problema é que o preço das Flight Power e Thunder Power é muito alto no brasil!
Comprando lá fora vc consegue por um pouco "mais" que as Himodel!
=>FUTABA 10CG<=
rdcotta
membro
Mensagens: 66
Registrado em: Qui Dez 20, 2007 8:42 am
Localização: vitoria - ES

Mensagem por rdcotta »

e qual seriam as melhores marcas de baterias pessoal? e onde eu posso encontrar elas para vender aqui e fora do Brasil?
Responder