Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

As li-on aguentam bem essa descarga abaixo do ponto minimo, é só não abusar porque senão vc perde ela, só isso., nem vale a pena fazer um cut-off.... só nunca, nunca...nuncaaaaa carregue elas acima da tensão de carga pois essa ai é uma granada, meu Piper usando duas delas explodiu na sala, explodiu mesmo!!!!!! Porque a anta aqui carregou setado como 3S
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ricardotoshio
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 04, 2007 11:25 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ricardotoshio »

Ufa.... agora estou mais aliviado.
Em algum momento vc menciona que monta seus próprios carregadores. Vc monta carregadores inclusive para packs de Li-Ion??? Vc vende esses carregadores?

Outro assusnto: Vc entende sobre baterias de NiMh? Principalmente sobre a forma de carregar essas células.
Tenho um pack de 10 células de NiMh (10 x 1,2V x 1200mAh). Já recebi inúmeras recomendações sobre a forma correta de carregar esse pack, e no final das contas o cara que mais me fez recomendações acabou me vendendo um carregador para esse pack que, segundo ele, era o ideal. Mais tarde descobri que o carregador era composto de, simplesmente, um transformador de 110V / 14V e uma ponte de 4 diodos para retificação. O Pack até que se carrega, mas suspeito que não me "entrega" os 1200mAh que promete. Existem carregadores de tudo quanto é tipo de células (Triton - usado em aeromodelismo), mas custam uma pequena fortuna, algo em torno de R$300,00 e precisam de uma tensão de entrada de 12V x 10A !!!!!.
Meu equipamento (em fase de desenvolvimento) utiliza packs de NiMh e Li-Ion com números de células variadas. Preciso carregar esses packs durante a noite (período de 6h) e se eu for comprar um carregador desses para cada pack, estou morto!! além de precisar manter uma bateria de chumbo-ácido como fonte primária desses carregadores. Existe alternativa?? Recomendações?? Seus carregadores servem???
Pode me vender?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Faço meus proprios carregadores, tanto pra li-on como pra li-po, metal hidreto oi nicad. Fabrico alguns equipamentos para industria e dois deles usam bateria recarregavel, um deles li-on de 1400 quadradinha... imagina que eu tenho que fazer uma coisa pra um operario metalurgico(se ainda fosse dos antigos vai lá) tomar conta, ou seja é a prova de imbecil, inclusive o carregador.

Faço... fica em torno de 80,00 só o carregador e carrega 1S e 2S de 1400

Quanto a metal hidreto ela gosta de ser carregada por pulsos e ou delta pico, devo ter guardado projetos de carregadores que fazia quando usava metal, mas faz 5 anos que não uso pois mesmo antes do pessoal usar li-on pra aero eu já usava
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ricardotoshio
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 04, 2007 11:25 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ricardotoshio »

Cara... como faço para comprar esses carregadores? Onde? Está em São Paulo?
Tem carregador para pack de 4 células de Li-Ion???? (estou pensando em substituir o pack de 10 células de NiMh por 4 de Li-Ion).
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

4 celulas só se eu fizer com umcharge pump que transforma os 12V em 28... ou então vc usa duas baterias de carro na entrada, mas tem como fazer pra qualquer quantidade de bateria.... daqui pra frente famos nos falar por MP correto.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
ricardotoshio
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Ter Set 04, 2007 11:25 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por ricardotoshio »

Preciso alimentar esses carregadores, obrigatoriamente, pela rede doméstica (110V). De qualquer forma, como faço pra adquirir esses carregadores?
andrecob
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Jan 06, 2008 10:56 pm
Localização: Vitoria

Mensagem por andrecob »

Gente...sou iniciante e estou com uma dúvida.

Como faço para medir a voltagem de de cada célula da LIPO ? Se é simplismente medir o fio preto com amarelo, preto com azul e preto com vermelho ? se for qual deve ser o resultado ? As minhas estão com 3,78v , 7,44v e 11 ,27v respectivamente, isso é estar desbalanceado ?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Meça preto com amarelo, em seguida amarelo com azul, e por fim azul com vermelho. Aí sim você pode comparar as leituras facilmente (do jeito que mediu você foi "colocando" células a mais, mas bastaria subtrair os valores de cada medição anterior...)
Avatar do usuário
Leandro Sachet
membro
Mensagens: 33
Registrado em: Sex Fev 09, 2007 2:36 pm

Mensagem por Leandro Sachet »

Caros amigos

Como iniciante, gostaria de saber se existe alguma fórmula para saber qual é o tempo de vôo de um bateria de LI-Po para não ficar sem carga de bateria e fazer um pouso de emergência.
Valeu pela ajuda.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

Se eu recarregar uma bateria com uma carga muito baixa ela pode danificar com o tempo?
Amo muito tudo isso! Procurando uma namorada na hobbyking!
Responder