Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos
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Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos
Peço encarecidamente aos Srs. Moderadores fazer este post fixo para que os iniciantes possam mais facilmente tirar proveito do forum...
Inclusive peço se for o caso que copiem as fotos(pois são minhas) e as repostem...Guga
Como Montar um Motor de Cd Rom por Carlos e Guga
Tutorial passo 1 -> Desmontar o end bell.
Usar as ferramentas 5 9 e 15(martelo). Montar o conjunto para ser desmontado conforme a figura do passo 1.
Primeiro de tudo tirar a arruela 14 do eixo e guardá-la até o fim da montagem. Colocar a ferramenta 9 sobre uma base solida, encaixar bem sobre ela(9) o end bell na posição indicada e encaixar a ferramenta 5 sobre o eixo até que ela atinja o fundo da peça de latão do end bell. Reparar que no fundo da peça de latão há um resalto, a ferramenta 5 deve encaixar por fora deste resalto.
Com o conjunto nesta posição martelar sobre a ferramenta 5 até que a peça de latão do centro do end bell se solte.
Inclusive peço se for o caso que copiem as fotos(pois são minhas) e as repostem...Guga
Como Montar um Motor de Cd Rom por Carlos e Guga
Tutorial passo 1 -> Desmontar o end bell.
Usar as ferramentas 5 9 e 15(martelo). Montar o conjunto para ser desmontado conforme a figura do passo 1.
Primeiro de tudo tirar a arruela 14 do eixo e guardá-la até o fim da montagem. Colocar a ferramenta 9 sobre uma base solida, encaixar bem sobre ela(9) o end bell na posição indicada e encaixar a ferramenta 5 sobre o eixo até que ela atinja o fundo da peça de latão do end bell. Reparar que no fundo da peça de latão há um resalto, a ferramenta 5 deve encaixar por fora deste resalto.
Com o conjunto nesta posição martelar sobre a ferramenta 5 até que a peça de latão do centro do end bell se solte.
- Anexos
-
- figura 1e.JPG (36.59 KiB) Exibido 139053 vezes
-
- figura 2e.JPG (33.8 KiB) Exibido 139052 vezes
-
- figura3.JPG (35.62 KiB) Exibido 139052 vezes
Editado pela última vez por guga em Sex Ago 11, 2006 8:49 pm, em um total de 5 vezes.
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- guga
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Nome das peças de um Brushless..
Tutorial passo 2
Depois de executado o passo 1 é assim que ficam as peças. Desprezar as duas primeiras da esquerda para a direita. A remontagem será feita com a peça de latão mais o eixo, trocado ou não
e o bell.
Tutorial Passo 3
Para quem quizer trocar o eixo(recomendado) esse é o procedimento.
Montar as peças conforme a foto e martelar no topo da ferramenta 13 até que o eixo seja removido para dentro da ferramenta 5.
Tutorial 4 passo
Colocação do novo eixo.
O novo eixo deverá ser feito da maneira explicada no início deste artigo, e deverá ter um tamanho entre 30 a 35mm. Não esquecer quando estiver fazendo o eixo, que a extremidade inferior deve ser abaulada ou ligeiramente pontuda, veja o eixo original. Isto é importante para reduzir o atrito com o fundo de apoio do eixo.
Quando montar o eixo manter o comprimento interno igual ao original. Medir esta distancia antes de desmontar. Aprox 12mm.
Monte o conjunto de ferramentas de acôrdo com a figura do 4 passo e martele vagarosamente sobre o topo do novo eixo 16. Não bata diretamente no eixo, para não amassá-lo, use um espaçador de Nylon por exemplo, entre o eixo e o martelo. Vá batendo e a medida que o eixo for entrando vá conferindo a medida interna para deixá-la igual a original. Isso manter
á as distancias originais inalteradas deixando o campo magnético alinhado e o end bell apoiado somente na ponta do eixo.
Recolocar a arruela 14 no eixo e empurrá-la até o fundo de maneira que ela encoste no ressalto.
Tutorial passo 2
Depois de executado o passo 1 é assim que ficam as peças. Desprezar as duas primeiras da esquerda para a direita. A remontagem será feita com a peça de latão mais o eixo, trocado ou não
e o bell.
Tutorial Passo 3
Para quem quizer trocar o eixo(recomendado) esse é o procedimento.
Montar as peças conforme a foto e martelar no topo da ferramenta 13 até que o eixo seja removido para dentro da ferramenta 5.
Tutorial 4 passo
Colocação do novo eixo.
O novo eixo deverá ser feito da maneira explicada no início deste artigo, e deverá ter um tamanho entre 30 a 35mm. Não esquecer quando estiver fazendo o eixo, que a extremidade inferior deve ser abaulada ou ligeiramente pontuda, veja o eixo original. Isto é importante para reduzir o atrito com o fundo de apoio do eixo.
Quando montar o eixo manter o comprimento interno igual ao original. Medir esta distancia antes de desmontar. Aprox 12mm.
Monte o conjunto de ferramentas de acôrdo com a figura do 4 passo e martele vagarosamente sobre o topo do novo eixo 16. Não bata diretamente no eixo, para não amassá-lo, use um espaçador de Nylon por exemplo, entre o eixo e o martelo. Vá batendo e a medida que o eixo for entrando vá conferindo a medida interna para deixá-la igual a original. Isso manter
á as distancias originais inalteradas deixando o campo magnético alinhado e o end bell apoiado somente na ponta do eixo.
Recolocar a arruela 14 no eixo e empurrá-la até o fundo de maneira que ela encoste no ressalto.
- Anexos
-
- Fig 4.JPG (18.21 KiB) Exibido 139049 vezes
-
- figura 5.JPG (20.13 KiB) Exibido 139049 vezes
-
- figura 6.JPG (18.36 KiB) Exibido 139049 vezes
Editado pela última vez por guga em Dom Nov 26, 2006 6:26 pm, em um total de 3 vezes.
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Tutorial passo 5
O passo 5 e 6 estão relacionados com a montagem da peça de latão com o eixo novo no bell e a sua centragem final.
Este passo deverá ser executado com bastante cuidado para que a centragem fique perfeita, evitando vibrações no futuro.
Colocar a arruela 12(bem plana) sobre a ferramenta 11(bem plana) e introduzir ambas dentro do bell conforme figura do passo 5. Alinhar a mão, primeiramente, a peça de latão sobre o bell já montado sobre 12 e 11 conforme figura. É muito importante que o bell esteja perfeitamente assentado sobre a arruela 12 e esta sobre a ferramenta 11, disto vai depender o perfeito centramento do conjunto end bell.
Após isto, colocar a ferramenta 5 sobre o eixo 16 e apoiá-la bem na vertival sobre a peça de latão.
Bater então no topo da ferramenta 5 até que a peça de latão tenha entrado o máximo que ela possa, que é o ponto em que ela encosta na arruela 12. Tirar então o end bell desta montagem e conferir a centragem colocando-o na base do stator e girando-o com a mão. Se estiver fora de centro repetir a operácão tendo o cuidado de firmar melhor as peças e ferramentas. Se o procedimento for feito certo a centragem ficará OK na primeira tentativa.
Tutorial passo 6
Passo 6 complemento do 5 veja descrição em 5.
Ver fig.7
Ver fig. 8
Tutorial passo final
Pronto, o end bell está pronto para ser usado no stator.
Conforme descrevi no início do artigo, o motor pode ficar como está , ou seja em estrela e terá um comportamento relativo a esta modalidade de enrolamento, ou poderá ser modificado para delta. Para isso a receita do Shimizu poderá ser seguida, pois esta muito bem explicada.
Ou ainda existem boas explicações nesse nosso forum de como modificar enrolar ou reenrolar os motores. Usem a chave pesquisar do Forum.
O formato da base que sustenta o stator poderá ter uma infinidade de formatos, alguns estão na primeira foto do artigo. A base poderá ser recortada usando-se um serrinha de ourives, Dremel ou outra ferramenta qualquer.
Os pontos de solda já existentes no circuito impresso com as marcações A1 , A2 e A3 poderão ser mantidas para serem usadas para a ligação dos tres fios para o ESC.
Pessoal, é isso aí, bom proveito. Acho que o tutorial deve ajudar na montagem.
Duvidas vão surgir, aí é que o Forum funciona, a resposta sempre acaba surgindo!!!!
Para ficar mais fácil de seguir as instruções, sugiro que cada um salve os textos e figuras em seu próprio HD e depois consulte OFF Line, é mais rápido.
Ver fig.9
Ver fig. 10
O passo 5 e 6 estão relacionados com a montagem da peça de latão com o eixo novo no bell e a sua centragem final.
Este passo deverá ser executado com bastante cuidado para que a centragem fique perfeita, evitando vibrações no futuro.
Colocar a arruela 12(bem plana) sobre a ferramenta 11(bem plana) e introduzir ambas dentro do bell conforme figura do passo 5. Alinhar a mão, primeiramente, a peça de latão sobre o bell já montado sobre 12 e 11 conforme figura. É muito importante que o bell esteja perfeitamente assentado sobre a arruela 12 e esta sobre a ferramenta 11, disto vai depender o perfeito centramento do conjunto end bell.
Após isto, colocar a ferramenta 5 sobre o eixo 16 e apoiá-la bem na vertival sobre a peça de latão.
Bater então no topo da ferramenta 5 até que a peça de latão tenha entrado o máximo que ela possa, que é o ponto em que ela encosta na arruela 12. Tirar então o end bell desta montagem e conferir a centragem colocando-o na base do stator e girando-o com a mão. Se estiver fora de centro repetir a operácão tendo o cuidado de firmar melhor as peças e ferramentas. Se o procedimento for feito certo a centragem ficará OK na primeira tentativa.
Tutorial passo 6
Passo 6 complemento do 5 veja descrição em 5.
Ver fig.7
Ver fig. 8
Tutorial passo final
Pronto, o end bell está pronto para ser usado no stator.
Conforme descrevi no início do artigo, o motor pode ficar como está , ou seja em estrela e terá um comportamento relativo a esta modalidade de enrolamento, ou poderá ser modificado para delta. Para isso a receita do Shimizu poderá ser seguida, pois esta muito bem explicada.
Ou ainda existem boas explicações nesse nosso forum de como modificar enrolar ou reenrolar os motores. Usem a chave pesquisar do Forum.
O formato da base que sustenta o stator poderá ter uma infinidade de formatos, alguns estão na primeira foto do artigo. A base poderá ser recortada usando-se um serrinha de ourives, Dremel ou outra ferramenta qualquer.
Os pontos de solda já existentes no circuito impresso com as marcações A1 , A2 e A3 poderão ser mantidas para serem usadas para a ligação dos tres fios para o ESC.
Pessoal, é isso aí, bom proveito. Acho que o tutorial deve ajudar na montagem.
Duvidas vão surgir, aí é que o Forum funciona, a resposta sempre acaba surgindo!!!!
Para ficar mais fácil de seguir as instruções, sugiro que cada um salve os textos e figuras em seu próprio HD e depois consulte OFF Line, é mais rápido.
Ver fig.9
Ver fig. 10
- Anexos
-
- figura 7.JPG (19.66 KiB) Exibido 139046 vezes
-
- figura 8.JPG (22.09 KiB) Exibido 139046 vezes
-
- figura 9.JPG (29.93 KiB) Exibido 139046 vezes
Editado pela última vez por guga em Sex Ago 11, 2006 8:55 pm, em um total de 2 vezes.
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O motor acabado...
Ver fig. 11
Ai vai mais umas dicas...
Itens 1 e 2 da foto -> eixos feitos com arame de aço harmônico de 3mm comprados na AeroBras. Deve se dar um pequeno polimento no mesmo colocando-o em uma furadeira e com um pedaço de lixa (grana 600 a seco), item 3 . Coloque o pedaço de lixa em volta do eixo e apertando-a só com os dedos contra o eixo, gire a furadeira e corra com a lixa para cima e para baixo até que o eixo fique com polimento.
ATENÇÃO- não exagerar no polimento e na força para segurar o eixo, a fim de evitar que o mesmo sai da bitola de 3mm e entorte. O item 1 esta natural e o 2 polido. A lixa 600 a medida em que se usa vai gastando e dando um acabamento mais fino. Quem tiver 1200 ou 2000 melhor.
Itens 5,6 e 7 usados para desmontar o End Bell. Item 5 pedaço de tubo de alumínio de 7mm de espessura comprado na AeroBras,. A medida do furo interno deve ficar com 5mm usar uma broca para alargar se necessário.
-Item 7 mesma coisa que item 5 só que de latão, mais forte e mais durável. Eu uso um destes. Item 6 alternativa para quem não tiver os tubos 5 e 7. Chave cachimbo de 3/16 polegada encaixe de ¼. O importante é que a extremidade mais fina tenha + ou – 7mm externamente e 5 mm internamente para que a desmontagem não estrague o centro de latão do End Bell.
-Item 8,9 e 10, usados como apoio para a desmontagem do End Bell. Item 9 pedaço de tubo de alumínio ou latão de ¾ externo e 5/8 interno. Item 8 e 10 alternativas para quem não tem o item 9. Item 10 chave cachimbo de 15mm, tendo 21mm externamente e 15,5 internamente. Item 8 ferramenta que vinha com os antigos Volkswagen, não lembro para que servia, mas serve no nosso caso.
-Itens 11 e 12 usados para a remontagem e centragem do End Bell. Item 11 chave cachimbo de ½ polegada encaixe ¼, medindo externamente 17,5mm. Item 12 arruela de ferro galvanizado 1 a 1,5mm de espessura, BEM PLANA, com 18mm de diâmetro e 7mm de furo.
-Item 13, pedaço de arame de aço harmônico de 2mm comprado na AeroBras. Usado para a remoção do eixo original.
-Item 14 arruela plástica(mylar?), original do fundo do End Bell, que é retirada por ocasião da desmontagem e troca de eixo e que deve ser recolocada no mesmo lugar depois da troca de eixo.
-Item 15 Martelo!!!!! Principal ferramenta para a desmontagem e montagem.
-Item 16(devia ser 4), eixo novo já no comprimento adequado, cortado do item 2.
PROP SAVER
Podes fazer uma especie de "prop saver" ou seja da seguinte maneira:
faça um furinho de cada lado da peça de bronze e cole com loctite vermelho dois pinos um de cada lado, estes pinos vão segurar um elastico que por sua vez seguram a Hélice, vja as fotos a seguir...
Ver foto prop saver...
O TWIN "SPEEDY GONZALES"ver foto
Aqui uns que eu fiz...ver foto
Ver fig. 11
Ai vai mais umas dicas...
Itens 1 e 2 da foto -> eixos feitos com arame de aço harmônico de 3mm comprados na AeroBras. Deve se dar um pequeno polimento no mesmo colocando-o em uma furadeira e com um pedaço de lixa (grana 600 a seco), item 3 . Coloque o pedaço de lixa em volta do eixo e apertando-a só com os dedos contra o eixo, gire a furadeira e corra com a lixa para cima e para baixo até que o eixo fique com polimento.
ATENÇÃO- não exagerar no polimento e na força para segurar o eixo, a fim de evitar que o mesmo sai da bitola de 3mm e entorte. O item 1 esta natural e o 2 polido. A lixa 600 a medida em que se usa vai gastando e dando um acabamento mais fino. Quem tiver 1200 ou 2000 melhor.
Itens 5,6 e 7 usados para desmontar o End Bell. Item 5 pedaço de tubo de alumínio de 7mm de espessura comprado na AeroBras,. A medida do furo interno deve ficar com 5mm usar uma broca para alargar se necessário.
-Item 7 mesma coisa que item 5 só que de latão, mais forte e mais durável. Eu uso um destes. Item 6 alternativa para quem não tiver os tubos 5 e 7. Chave cachimbo de 3/16 polegada encaixe de ¼. O importante é que a extremidade mais fina tenha + ou – 7mm externamente e 5 mm internamente para que a desmontagem não estrague o centro de latão do End Bell.
-Item 8,9 e 10, usados como apoio para a desmontagem do End Bell. Item 9 pedaço de tubo de alumínio ou latão de ¾ externo e 5/8 interno. Item 8 e 10 alternativas para quem não tem o item 9. Item 10 chave cachimbo de 15mm, tendo 21mm externamente e 15,5 internamente. Item 8 ferramenta que vinha com os antigos Volkswagen, não lembro para que servia, mas serve no nosso caso.
-Itens 11 e 12 usados para a remontagem e centragem do End Bell. Item 11 chave cachimbo de ½ polegada encaixe ¼, medindo externamente 17,5mm. Item 12 arruela de ferro galvanizado 1 a 1,5mm de espessura, BEM PLANA, com 18mm de diâmetro e 7mm de furo.
-Item 13, pedaço de arame de aço harmônico de 2mm comprado na AeroBras. Usado para a remoção do eixo original.
-Item 14 arruela plástica(mylar?), original do fundo do End Bell, que é retirada por ocasião da desmontagem e troca de eixo e que deve ser recolocada no mesmo lugar depois da troca de eixo.
-Item 15 Martelo!!!!! Principal ferramenta para a desmontagem e montagem.
-Item 16(devia ser 4), eixo novo já no comprimento adequado, cortado do item 2.
PROP SAVER
Podes fazer uma especie de "prop saver" ou seja da seguinte maneira:
faça um furinho de cada lado da peça de bronze e cole com loctite vermelho dois pinos um de cada lado, estes pinos vão segurar um elastico que por sua vez seguram a Hélice, vja as fotos a seguir...
Ver foto prop saver...
O TWIN "SPEEDY GONZALES"ver foto
Aqui uns que eu fiz...ver foto
- Anexos
-
- Prop Saver e.JPG (23.99 KiB) Exibido 139044 vezes
-
- figura 10e.JPG (38.92 KiB) Exibido 139044 vezes
-
- figura 11.JPG (25.26 KiB) Exibido 139044 vezes
Editado pela última vez por guga em Sex Ago 11, 2006 9:01 pm, em um total de 2 vezes.
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- guga
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O twin Speedy Gonzales
E alguns motores que eu fiz...
E alguns motores que eu fiz...
- Anexos
-
- Twin2 e.JPG (37.28 KiB) Exibido 139042 vezes
-
- Twin3 e.JPG (35.66 KiB) Exibido 139042 vezes
-
- Twin orig.jpg (39.37 KiB) Exibido 139042 vezes
Editado pela última vez por guga em Sex Ago 11, 2006 9:05 pm, em um total de 1 vez.
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Veja neste link como funciona um motor Brushless e seu respectivo Speed control...
Imagem com animação...
http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm
Imagem com animação...
http://www.servomag.com/flash/4-pole/smi-motor007.htm
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- jociel luciano
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jociel luciano escreveu:to com um motor de CD-ROM mais ele só tem 6 polos. e pelo que vi todos esses tem 9 polos... esse meu serve para alguma coisa?
com 6 polos ele da menos torque e mais RPM ... bom pra usar em redução ou girar helices pequenas DD
jociel luciano escreveu:dentro da unidade de CD-ROM tem mais dois motores pequenos, algum deles sevem para alguma coisa?
valeu
serve...
serve pra abrir gavetas de CD-ROM e correr o bloco optico
abraço
- jociel luciano
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