Paraglaider R/C, informações e Planta.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
pjponce
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 5:14 pm

Mensagem por pjponce »

Caro hermannet,
Os reforços diagonais possuem a função de distribuir as tensões geradas pelas linhas , mantendo assim a forma da vela, eles ancoram as nervuras que não estão ligadas a suspensão, isto é , ao conjunto de linhas de um parapente. Uma boa função do surfplan é a “ Hide Top Skin”, esta retira o extradorso do velame, revelando a distribuição das nervuras diagonais. A função Diagonal Ribs do menu Edit altera a forma e distribuição destas nervuras.

Paulao este modelo é muito legal mesmo!!! Porem a técnica de montagem é com cola, estou quebrando a cabeça para saber como fazer isso com uma maquina de costura. Ainda estou no inicio do projeto.

PJPONCE
Avatar do usuário
hermannet
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Qui Jan 11, 2007 4:03 am
Localização: São Paulo

Mensagem por hermannet »

[quote:56703f4a95="pjponce"]Caro hermannet,
Os reforços diagonais possuem a função de distribuir as tensões geradas pelas linhas , mantendo assim a forma da vela, eles ancoram as nervuras que não estão ligadas a suspensão, isto é , ao conjunto de linhas de um parapente. Uma boa função do surfplan é a “ Hide Top Skin”, esta retira o extradorso do velame, revelando a distribuição das nervuras diagonais. A função Diagonal Ribs do menu Edit altera a forma e distribuição destas nervuras.

Paulao este modelo é muito legal mesmo!!! Porem a técnica de montagem é com cola, estou quebrando a cabeça para saber como fazer isso com uma maquina de costura. Ainda estou no inicio do projeto.

PJPONCE[/quote:56703f4a95]

eita, vc tb nao entendeu

eu sei q tem os reforços diagonais, q vao ligados em um ponto da nervura saindo pra duas nervuras em diagonal, porem quando imprimi-se a planta no surfplan, tem umas pecas retangulares coisa de 8cm x 2cm
Alex de Faria
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 10:44 am
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por Alex de Faria »

S!

Não tô falando Paulão?! :lol:
Esses caras só visam o lucro. Lamentável.

Hermannet, as peças que você falou devem ser essas:



[img:2d6812f51a]http://img.photobucket.com/albums/v251/bdqfotos/TopVents.jpg[/img:2d6812f51a][url]

Elas unem as "Upper Skin" com as "Lower Skin formando o bordo de ataque. Em um parapa comum elas não existiriam, seriam as entradas de ar do velame. Neste projeto, o carinha italiano deixou fechado e fez apenas algumas entradas cortando depois de tudo fechado.

Sobre a posição delas no velame:

[img:2d6812f51a]http://img.photobucket.com/albums/v251/bdqfotos/Vents.jpg[/img:2d6812f51a]

Abraços.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Infelizmente li e não sei aonde, para colar usa-se uma pequena lâmina de cobre , com uma pequena torção para cima na ponta, enfiada na pistola de cola quente. Juntam-se as partes de tecido ripstop a serem coladas e passa-se esta ferramenta.
As peças citadas existem sim em um parapente real e são feitas de um tecido um pouco mais incorpado (duro).
Avatar do usuário
Vinicius Fantini
membro
Mensagens: 2604
Registrado em: Qui Fev 15, 2007 10:08 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Vinicius Fantini »

[quote:0c7e6e88e1="paulao"]Infelizmente li e não sei aonde, para colar usa-se uma pequena lâmina de cobre , com uma pequena torção para cima na ponta, enfiada na pistola de cola quente. Juntam-se as partes de tecido ripstop a serem coladas e passa-se esta ferramenta.
As peças citadas existem sim em um parapente real e são feitas de um tecido um pouco mais incorpado (duro).[/quote:0c7e6e88e1]

Estou estudando essa técnica de colagem, minhas velas foram feitas na maquina de costura mesmo... Colando dessa forma é bem mais prático... porem não sei a resistencia..
Avatar do usuário
pjponce
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 5:14 pm

Mensagem por pjponce »

Ups.. Foi Mal!!! :(

Eu estou no terceiro vôo do curso de parapente, em um ELLUS da SOL, e o que poço notar na rampa, é cada fabricante faz o reforço do bordo de ataque de forma diferente, mas todos os modelos que vi tinham reforços.

A respeito da costura será que o Vinicius poderia me dar uma dica? Estou à espera do tecido já tenho a maquina, porem as etapas de fechamento das células não tenho a menor idéia.

PJPonce
Avatar do usuário
pjponce
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Jun 19, 2007 5:14 pm

Mensagem por pjponce »

o que posso!!!!
Alex de Faria
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 10:44 am
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por Alex de Faria »

Paulão, acho que você está confundindo os "furos" que são feitos nas nervuras para que haja um comunicante entre elas para manter a pressão interna no velame.
Esses "furos" podem ser feitos usando um ferro de solda e gabarito. Com isso o material já fica "cauterizado".
No software surfplan tem a opção de setar quantas células você quer que tenham esse "vents". Na impressão dos gabaritos de corte essas peças tem essa denominação.
Bom, posso estar enganado.

Sobre a montagem, este site mostra o cara fazendo um kite. Bem interessante: [url]http://foilivier.free.fr/uk/index.htm[/url]

Tem esse outro aqui também. Um parachute motorizado: [url]http://testfly.0catch.com/aircraft/customchute.html[/url]

Ah! Sobre o que falei dos "vents", são essas aberturas que aparecem na foto abaixo:

[img:caeeab9d03]http://img.photobucket.com/albums/v251/bdqfotos/firstedge1.jpg[/img:caeeab9d03]

E aqui:

[img:caeeab9d03]http://img.photobucket.com/albums/v251/bdqfotos/canopie9.jpg[/img:caeeab9d03]


Essas peças que o hermannet falou, devem ser as que fechariam essas aberturas (como é no projeto do carinha italiano).

Abraços.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Alex, não estou comfundindo não - existe esta técnica e eu vou ver se meu filho se lembra aonde vimos.
Avatar do usuário
paulao
membro
Mensagens: 472
Registrado em: Seg Jun 14, 2004 9:39 am
Localização: Niterói Itaipu

Mensagem por paulao »

Nova resposta da SOL:

"Paulo

Como disse a Harpia é uma miniatura de parapente com as linhas
calculadas para kite
- a modificação para voar com o Centro de gravidade original depende dos
calculos
dos projetistas que tem estado ocupados com os projetos e deixaram isto
para uma brecha
de tempo - mas se voce ja tem a solução por ai ja deixamos de lado.

Bons voos

Sol Paragliders - Investindo no vôo livre"

As informações sobre este tipo de colagem está no site do italiano.
Responder