Planta do SlowStick, ótimo modelo para iniciante

Crie um tópico com a planta que está disponibilizando.
Coloque o nome do modelo no título
Avatar do usuário
§§*SNAKE*§§
membro
Mensagens: 171
Registrado em: Dom Mai 08, 2005 1:05 am

Mensagem por §§*SNAKE*§§ »

alexcmag escreveu:
Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.


tenho um pouco de experiencia em vôo e eu queria fazer esse slow stick pra filmagem aérea, se eu colocasse airelons ele não ficaria com vôo mais controlável e preciso pra evitar acidentes???

se eu fizer essa mudança teria de mudar o estilo de asa casquinha pra asa igual a do starcesna400 do alexmag??

ahh, e é claro no caso eu só iria adicionar o airelon ao projeto inicial, mantendo o leme e todo o resto, iria usar um gws350D e bateria 2s 7,4v 1500mah polyquest.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

§§*SNAKE*§§ escreveu:
alexcmag escreveu:
Aquele recorte parecendo aileron na verdade é enfeite, não faz sentido colocar aileron nele. Os dentes no bordo de fuga têm função aerodinâmica.


tenho um pouco de experiencia em vôo e eu queria fazer esse slow stick pra filmagem aérea, se eu colocasse airelons ele não ficaria com vôo mais controlável e preciso pra evitar acidentes???

se eu fizer essa mudança teria de mudar o estilo de asa casquinha pra asa igual a do starcesna400 do alexmag??

ahh, e é claro no caso eu só iria adicionar o airelon ao projeto inicial, mantendo o leme e todo o resto, iria usar um gws350D e bateria 2s 7,4v 1500mah polyquest.


Aileron com este baita diedro não vai fazer a menor diferença. A não ser que diminua o diedro e faça a asa fechada para ficar mais firme.

Leme e profundor não é menos preciso do que aileron. Pelo contrário, depois de trimado se você soltar o modelo ele mantém uma atitude de vôo horizontal e estável sem nenhum comando, o ideal para tirar fotos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

ALEX.....COMO ASSIM O CG FICA A 10CM DO BORDO DE ATAQUE?
nao é so equilibrar os equipamentos do modelo? nesse ponto vai alguma vareta ou alguma coisa assim????pq nao consegui entender como definir o CG e prque voces fazem auqlea "bolinha" nas plantas com a inscrição "CG".
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:083b089c4f="_fgp_"]ALEX.....COMO ASSIM O CG FICA A 10CM DO BORDO DE ATAQUE?
nao é so equilibrar os equipamentos do modelo? nesse ponto vai alguma vareta ou alguma coisa assim????pq nao consegui entender como definir o CG e prque voces fazem auqlea "bolinha" nas plantas com a inscrição "CG".[/quote:083b089c4f]

CG é o ponto do modelo onde ele deve ficar equilibrado horizontalmente se você apoiar por ali. A bolinha é só para indicar o local.

Do ponto de vista da física, é o ponto onde a resultante da aceleração da gravidade atua.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

"Demoslowiselle"

Mensagem por marinho »

Estou pensando em adaptar essa planta para fazer um Demoiselle.
Será que ficaria bom fazendo toda aquela estrutura do corpo?
Será que recortando as asas e as emprenagens com o desenho do Demoiselle não perderia alguma eficiência?
Gostaria de opniões.

abs

Marinho
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: "Demoslowiselle"

Mensagem por alexcmag »

[quote:2721372c9d="marinho"]Estou pensando em adaptar essa planta para fazer um Demoiselle.
Será que ficaria bom fazendo toda aquela estrutura do corpo?
Será que recortando as asas e as emprenagens com o desenho do Demoiselle não perderia alguma eficiência?
Gostaria de opniões.

abs

Marinho[/quote:2721372c9d]

Demoiselle é legal, já pensei em fazer um também, mas não é muito compatível com minhas técnicas de pilotagem...

Pode usar este perfil em uma asa para demoiselle que vai legal.

Neste caso recomendo usar varetas leves para fazer os tubos que vão para a cauda, pois o CG é meio crítico.

As superfícies de cauda do Demoiselle se movem completamente, mas você pode deixá-las bem parecidas com uma dobradiça discreta no meio de cada superfície.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Alex,

estou pensando em fazer ele em cima de sua planta, ou seja, espero um vôo muito parecido com o SS. Seria mesmo só mudar o visual e fazer uma fuselagem igual ao Demoiselle.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

[quote:e8ee74506f="marinho"]Alex,

estou pensando em fazer ele em cima de sua planta, ou seja, espero um vôo muito parecido com o SS. Seria mesmo só mudar o visual e fazer uma fuselagem igual.[/quote:e8ee74506f]

Então...

Faça como seria o SlowStick, mas faça a cauda em cruz com o formato da cauda do Demoiselle, e em vez de um tubo de cauda só, passe mais dois do trem de pouso até a traseira, aí completa o visual e o vôo fica legal.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
PauloDBA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Qua Ago 31, 2005 9:36 am
Localização: Jundiai-SP

Planta

Mensagem por PauloDBA »

Ola Alex,

Poxa, é exatamente o que eu precisava!! mas pra dizer a verdade, eu olhando para essa planta é como um burro olhando para um palacio!! nao entendo nadica!
Queria montar meu proprio avião, como ja fiz com 2 planadores de madeira balsa, mas com essa tecnologia de depron nem sei por onde começar.. é uma pena!!

Se voce puder me ajudar com umas dicas de como começar, eu agradeço.

ats,
Paulo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Leia nossos artigos em http://www.e-voo.com/artigos e http://www.e-voo.com/tutoriais

Lá tem muita informação interessante, inclusive ensina a fazer um modelo de depron passo a passo.

O SlowStick é muito fácil, a fuselagem pode ser uma vareta de cedro ou tubo de fibra de vidro (de vara de pesca), a cauda é só cortar bandeijinhas de frios no formato (você encontra na loja de embalagens para restaurantes mais próxima).

A asa pode ser feita com depron curvado, ou em isopor mesmo, nos dois casos tem tutoriais.

Por fim colocar os equipamentos também é fácil, na seção de "iniciando" do fórum tem um passo-a-passo de como fazer um Starlite em depron http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2344 , as técnicas para passar as lincagens e fazer os horns servem para a maioria dos modelos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder