Ferramenta para equilibrar modelos (ajustar CG)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Ferramenta para equilibrar modelos (ajustar CG)

Mensagem por a1a_terabyte »

Olá,

Estas pequenas ferramentas são de simples confecção e de um uso enorme, as fotos e desenhos são do Texier, colega francês, adicionei mais uns exemplos para quem quiser.


Tera
Anexos
bascule_de_centrage_1_947.jpg
bascule_de_centrage_1_947.jpg (10.72 KiB) Exibido 32611 vezes
bascule_de_centrage_2_653.jpg
bascule_de_centrage_2_653.jpg (9.99 KiB) Exibido 32611 vezes
bascule_de_centrage_3_162.jpg
bascule_de_centrage_3_162.jpg (10.26 KiB) Exibido 32611 vezes
bascule_de_centrage_4_154.jpg
bascule_de_centrage_4_154.jpg (9.74 KiB) Exibido 32611 vezes
bascule_de_centrage_7_117.jpg
bascule_de_centrage_7_117.jpg (12.99 KiB) Exibido 32611 vezes
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

mais fotos

Mensagem por a1a_terabyte »

o arquivo...


Saudações

Tera
Anexos
Berceau_Centrage.zip
Para Autocad
(18.05 KiB) Baixado 1240 vezes
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

Muito bom!
Ferramenta interessante pra se ter numa oficina...
Avatar do usuário
Alvaro Sala
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4462
Registrado em: Qui Jul 06, 2006 9:35 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Alvaro Sala »

Ótimo!
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Tradução das orientações

Mensagem por a1a_terabyte »

Texto de Texier

- Todas as peças são em compensado de 3 mm;
- O pequeno triângulo (amarelo) de localização/indicação pode ser mais fino;
- Os limitadores abaixo do suporte/balança do modelo é em pinho 3x8 mm;
- Os parafusos são de 4 x 20 mm no máximo (eixo);
- Dentro das balanças foi colocado um tubo de alumínio para evitar desgaste da madeira e o parafuso de 4 mm (eixo);
- Atenção observar a fixação das bases de D e E são diferentes para a balança ficar alinhada;

É isso

Tera
Anexos
Balança de centragem.zip
Arquivo em PDF
(15.61 KiB) Baixado 1388 vezes
Avatar do usuário
harpia
membro
Mensagens: 1000
Registrado em: Sáb Jun 25, 2005 5:26 pm
Localização: Gravatá-PE
Contato:

Mensagem por harpia »

Muito bom Marcos.

Já começei a fazer o meu. Funciona tão bem quanto o checador de CG que é vendido nas lojas de aeromodelismo.
Edson
Alex de Faria
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 10:44 am
Localização: Além Paraíba - MG

Mensagem por Alex de Faria »

Muito bem bolada.

Valeu.
Avatar do usuário
Mawcon
membro
Mensagens: 301
Registrado em: Qui Nov 15, 2007 10:59 pm
Localização: Duque de Caxias,RJ

Mensagem por Mawcon »

Ela pode tirar o cg exato???? :?: :?:
Estava a procura de algo que tirasse o cg dos meus aeros!!!!! Posso usar esse como uma ferramenta de cg?????
piper j3 1:1 / CAP 232 27% / funtana / groovy 3d / extra 300 / thiger mouth / su- 26 / bandid/ flatana/ ugly glow 40/ oriole !!!
a1a_terabyte
membro
Mensagens: 859
Registrado em: Qui Fev 17, 2005 11:09 pm

Mensagem por a1a_terabyte »

[quote="Mawcon"]Ela pode tirar o cg exato???? :?: :?:
Estava a procura de algo que tirasse o cg dos meus aeros!!!!! Posso usar esse como uma ferramenta de cg?????[/quote]

Tirar o CG??? Não entendi...
Bom, na verdade vc tem que saber a quantos mm do bordo de ataque é o CG do seu modelo, ou seguir a regra do 1/3, ou usar o programa Corda Média, mas enfim...digamos que seja a 100 mm, vc posiciona o ponto da asa do intradorso a 100 mm sobre o centro da balança, ou flecha amarela no exemplo e se o modelo ficar levemente inclinado para frente, seu modelo esta equilibrado neste plano, se pender muito pra frente, mude as baterias de lugar ou retire peso e para trás acrescente peso no nariz se o peso do pack de baterias não for suficiente, lembrando que existe também o equilíbrio das asas, se uma estiver mais pesada do que a outra o vôo será anormal, é só pegar o modelo pela fuselagem e deixar as asas pendentes , se estiver bem equilibrado ok, pode-se pesá-las tb....

Tera
Avatar do usuário
Mawcon
membro
Mensagens: 301
Registrado em: Qui Nov 15, 2007 10:59 pm
Localização: Duque de Caxias,RJ

Mensagem por Mawcon »

[quote:243f25d725="a1a_terabyte"][quote:243f25d725="Mawcon"]Ela pode tirar o cg exato???? :?: :?:
Estava a procura de algo que tirasse o cg dos meus aeros!!!!! Posso usar esse como uma ferramenta de cg?????[/quote:243f25d725]

Tirar o CG??? Não entendi...
Bom, na verdade vc tem que saber a quantos mm do bordo de ataque é o CG do seu modelo, ou seguir a regra do 1/3, ou usar o programa Corda Média, mas enfim...digamos que seja a 100 mm, vc posiciona o ponto da asa do intradorso a 100 mm sobre o centro da balança, ou flecha amarela no exemplo e se o modelo ficar levemente inclinado para frente, seu modelo esta equilibrado neste plano, se pender muito pra frente, mude as baterias de lugar ou retire peso e para trás acrescente peso no nariz se o peso do pack de baterias não for suficiente, lembrando que existe também o equilíbrio das asas, se uma estiver mais pesada do que a outra o vôo será anormal, é só pegar o modelo pela fuselagem e deixar as asas pendentes , se estiver bem equilibrado ok, pode-se pesá-las tb....

Tera[/quote:243f25d725]hehehe esse era meu problema !!! Eu ate sabia onde o cg ficava ..mais nao tinha ideia se tinha colocado ele no lugar certo !!!! :D Mas agora ta tudo esclarecido !! valeu

um abraço!!!
piper j3 1:1 / CAP 232 27% / funtana / groovy 3d / extra 300 / thiger mouth / su- 26 / bandid/ flatana/ ugly glow 40/ oriole !!!
Responder