receptor alcance
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Como fazer para ter um ganho no alcance destes receptores pequenos (GWS), pois realmente percebo muita gente com este problema.
Dicas por favor.
Dicas por favor.
- alexcmag
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Re: receptor alcance
Alan escreveu:Como fazer para ter um ganho no alcance destes receptores pequenos (GWS), pois realmente percebo muita gente com este problema.
Dicas por favor.
Na verdade eles não têm problema de alcance, pois já voei um modelo de 1,2m quase perdendo de vista com o R4P sem problemas.
O problema é que eles não são muito seletivos, então em ambientes com muitas fontes de ruído de rádio (por exemplo, Pacaembu, que fica perto da Av. Paulista e próximo a links de microondas, antenas de celular, etc.) acabam sofrendo muita interferência.
Para melhorar isto, um circuito de failsafe entre o receptor e os servos resolve a maior parte dos problemas numa boa, mas que eu saiba só tem um fornecedor de failsafes externos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Re: receptor alcance
alexcmag escreveu:Alan escreveu:Como fazer para ter um ganho no alcance destes receptores pequenos (GWS), pois realmente percebo muita gente com este problema.
Dicas por favor.
Na verdade eles não têm problema de alcance, pois já voei um modelo de 1,2m quase perdendo de vista com o R4P sem problemas.
O problema é que eles não são muito seletivos, então em ambientes com muitas fontes de ruído de rádio (por exemplo, Pacaembu, que fica perto da Av. Paulista e próximo a links de microondas, antenas de celular, etc.) acabam sofrendo muita interferência.
Para melhorar isto, um circuito de failsafe entre o receptor e os servos resolve a maior parte dos problemas numa boa, mas que eu saiba só tem um fornecedor de failsafes externos.
quem ??? quem ??? quem ???
É isso aí, Alex! Quem já voou no Paca, conhece bem o que é uma interferência dessas!
Também vale lembrar algumas dicas que sempre ajudam:
- os fios da bateria do motor, durante o vôo, geram interferência se estiverem passando junto do receptor por causa da corrente elétrica que passa por eles. Isto causa redução de alcance. Use fios adequados à corrente do motor, preferencialmente trançados, e o mais afastado possível do receptor ou da antena.Garanta que fiquem fixos na posição correta usando fita adesiva, cola quente, ...
- Fios finos para bateria e motor a ser utilizado sempre esquentam, limitam a potência do motor e geram muito mais interferência.
- outro ponto importante são os conectores elétricos, que também devem ser adequados à bateria e motores utilizados. Não adianta usar fio de boa qualidade com conector em mau estado! Um mau contato no conector significa lenha na certa!
- Uma vez sofri uma lenha mas sabia que não havia nada de errado com o modelo. Chequei os fios e conectores do meu rádio e descobri que um dos fios da bateria foi vítima da "SÍNDROME DO FIO PRETO". A oxidação era tanta que passou do fio para o conector da bateria e da placa do rádio. Portanto sempre chequem periodicamente o estado dos fios e conectores.
- ANTENA: seu correto posicionamento é fundamental se você quer um longo alcance ou uma melhor recepção de sinal. Além de mantê-la longe dos fios da bateria e do motor, evite alterar o comprimento, a não ser que você realmente saiba o que está fazendo. Manter o fio da antena totalmente extendido garante máxima recepção. Evite enrolar ou fazer zigue-zague com ângulos menores de 90°. Pode-se fazer um desvio de 90° sem perda de sinal. Alguns até recomendam essa prática para eliminar o "ponto cego" da antena . Ponto cego é quando alinhamos as antenas do receptor e do transmissor durante o vôo, formando uma linha reta, e isso diminui o alcance da recepção. Ou seja, quando o modelo estiver no limite de alcance de sinal, evite "apontar" a antena para o modelo (já sofri lenha assim também). Os especialistas recomendam que pelo menos um terço do comprimento da antena do receptor fique na posição vertical pois isso garante uma melhor recepção. Esta parte vertical deverá ficar dentro de um tubo plástico fino e rígido.
- se você usar arames na lincagem entre os servos e superfícies de comando, evite que estes arames se toquem ou raspe um contra o outro. Isto gera o pior tipo de interferência, que pode ser percebida quando os servos ficam se movendo sem que o comando seja feito no transmissor.
Bom, sei que tem muito mais dicas além destas e acho que até valeria um tópico fixo para registrar só estes tipos de dicas. O que vocês acham da idèia?
Também vale lembrar algumas dicas que sempre ajudam:
- os fios da bateria do motor, durante o vôo, geram interferência se estiverem passando junto do receptor por causa da corrente elétrica que passa por eles. Isto causa redução de alcance. Use fios adequados à corrente do motor, preferencialmente trançados, e o mais afastado possível do receptor ou da antena.Garanta que fiquem fixos na posição correta usando fita adesiva, cola quente, ...
- Fios finos para bateria e motor a ser utilizado sempre esquentam, limitam a potência do motor e geram muito mais interferência.
- outro ponto importante são os conectores elétricos, que também devem ser adequados à bateria e motores utilizados. Não adianta usar fio de boa qualidade com conector em mau estado! Um mau contato no conector significa lenha na certa!
- Uma vez sofri uma lenha mas sabia que não havia nada de errado com o modelo. Chequei os fios e conectores do meu rádio e descobri que um dos fios da bateria foi vítima da "SÍNDROME DO FIO PRETO". A oxidação era tanta que passou do fio para o conector da bateria e da placa do rádio. Portanto sempre chequem periodicamente o estado dos fios e conectores.
- ANTENA: seu correto posicionamento é fundamental se você quer um longo alcance ou uma melhor recepção de sinal. Além de mantê-la longe dos fios da bateria e do motor, evite alterar o comprimento, a não ser que você realmente saiba o que está fazendo. Manter o fio da antena totalmente extendido garante máxima recepção. Evite enrolar ou fazer zigue-zague com ângulos menores de 90°. Pode-se fazer um desvio de 90° sem perda de sinal. Alguns até recomendam essa prática para eliminar o "ponto cego" da antena . Ponto cego é quando alinhamos as antenas do receptor e do transmissor durante o vôo, formando uma linha reta, e isso diminui o alcance da recepção. Ou seja, quando o modelo estiver no limite de alcance de sinal, evite "apontar" a antena para o modelo (já sofri lenha assim também). Os especialistas recomendam que pelo menos um terço do comprimento da antena do receptor fique na posição vertical pois isso garante uma melhor recepção. Esta parte vertical deverá ficar dentro de um tubo plástico fino e rígido.
- se você usar arames na lincagem entre os servos e superfícies de comando, evite que estes arames se toquem ou raspe um contra o outro. Isto gera o pior tipo de interferência, que pode ser percebida quando os servos ficam se movendo sem que o comando seja feito no transmissor.
Bom, sei que tem muito mais dicas além destas e acho que até valeria um tópico fixo para registrar só estes tipos de dicas. O que vocês acham da idèia?
Junior
Junior escreveu:É isso aí, Alex! Quem já voou no Paca, conhece bem o que é uma interferência dessas!
Também vale lembrar algumas dicas que sempre ajudam:
- os fios da bateria do motor, durante o vôo, geram interferência se estiverem passando junto do receptor por causa da corrente elétrica que passa por eles. Isto causa redução de alcance. Use fios adequados à corrente do motor, preferencialmente trançados, e o mais afastado possível do receptor ou da antena.Garanta que fiquem fixos na posição correta usando fita adesiva, cola quente, ...
- Fios finos para bateria e motor a ser utilizado sempre esquentam, limitam a potência do motor e geram muito mais interferência.
- outro ponto importante são os conectores elétricos, que também devem ser adequados à bateria e motores utilizados. Não adianta usar fio de boa qualidade com conector em mau estado! Um mau contato no conector significa lenha na certa!
- Uma vez sofri uma lenha mas sabia que não havia nada de errado com o modelo. Chequei os fios e conectores do meu rádio e descobri que um dos fios da bateria foi vítima da "SÍNDROME DO FIO PRETO". A oxidação era tanta que passou do fio para o conector da bateria e da placa do rádio. Portanto sempre chequem periodicamente o estado dos fios e conectores.
- ANTENA: seu correto posicionamento é fundamental se você quer um longo alcance ou uma melhor recepção de sinal. Além de mantê-la longe dos fios da bateria e do motor, evite alterar o comprimento, a não ser que você realmente saiba o que está fazendo. Manter o fio da antena totalmente extendido garante máxima recepção. Evite enrolar ou fazer zigue-zague com ângulos menores de 90°. Pode-se fazer um desvio de 90° sem perda de sinal. Alguns até recomendam essa prática para eliminar o "ponto cego" da antena . Ponto cego é quando alinhamos as antenas do receptor e do transmissor durante o vôo, formando uma linha reta, e isso diminui o alcance da recepção. Ou seja, quando o modelo estiver no limite de alcance de sinal, evite "apontar" a antena para o modelo (já sofri lenha assim também). Os especialistas recomendam que pelo menos um terço do comprimento da antena do receptor fique na posição vertical pois isso garante uma melhor recepção. Esta parte vertical deverá ficar dentro de um tubo plástico fino e rígido.
- se você usar arames na lincagem entre os servos e superfícies de comando, evite que estes arames se toquem ou raspe um contra o outro. Isto gera o pior tipo de interferência, que pode ser percebida quando os servos ficam se movendo sem que o comando seja feito no transmissor.
Bom, sei que tem muito mais dicas além destas e acho que até valeria um tópico fixo para registrar só estes tipos de dicas. O que vocês acham da idèia?
Valeu pela aula, vou rever meus fios.
Re: receptor alcance
alexcmag escreveu:Alan escreveu:Como fazer para ter um ganho no alcance destes receptores pequenos (GWS), pois realmente percebo muita gente com este problema.
Dicas por favor.
Na verdade eles não têm problema de alcance, pois já voei um modelo de 1,2m quase perdendo de vista com o R4P sem problemas.
O problema é que eles não são muito seletivos, então em ambientes com muitas fontes de ruído de rádio (por exemplo, Pacaembu, que fica perto da Av. Paulista e próximo a links de microondas, antenas de celular, etc.) acabam sofrendo muita interferência.
Para melhorar isto, um circuito de failsafe entre o receptor e os servos resolve a maior parte dos problemas numa boa, mas que eu saiba só tem um fornecedor de failsafes externos.
meu rádio estava calibrado em 570 e estou utilizando um cristal 470, pode ter algum problema tb, porém vejo o pessoal fazendo troca de cristal sem nem mesmo se preocupar. Realmente não sei. Mas valeu pelas dicas.
Re: receptor alcance
alexcmag escreveu:Alan escreveu:Como fazer para ter um ganho no alcance destes receptores pequenos (GWS), pois realmente percebo muita gente com este problema.
Dicas por favor.
Na verdade eles não têm problema de alcance, pois já voei um modelo de 1,2m quase perdendo de vista com o R4P sem problemas.
O problema é que eles não são muito seletivos, então em ambientes com muitas fontes de ruído de rádio (por exemplo, Pacaembu, que fica perto da Av. Paulista e próximo a links de microondas, antenas de celular, etc.) acabam sofrendo muita interferência.
Para melhorar isto, um circuito de failsafe entre o receptor e os servos resolve a maior parte dos problemas numa boa, mas que eu saiba só tem um fornecedor de failsafes externos.
Um amigo me informou que este famoso inventor e o Sr, por gentileza me mande o valor.
- johnny2008
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