Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Mensagem por alexcmag »

Bom. Você está querendo se tornar um aeromodelista, passendo pelo MercadoLivre em busca de equipamentos baratos você acha uma pechincha, um aeromodelo elétrico, pronto, completo, com tudo que precisa para voar, por menos de duzentos reais.

Ainda por cima o vendedor afirma que ele voa muito bem, chega a centenas de metros de altura, e a bateria permite que ele voe quase uma hora direto. Se ele que é uma pessoa experiência nestes modelos está afirmando isto, quem é você para contestar.

Seus amigos que dizem o contrário estão sendo apenas preconceituosos, afinal, por que motivo não poderia haver um modelo perfeito para iniciante por este preço?

Deve ser algum complô da Futaba, GWS, Kan, Kokam, e outras grandes fábricas que paga todo mundo pra dizer que é melhor gastar com um equipamento de rádio completo.

Se as grandes fábricas não fizerem algum tipo de sacanagem destas como irão sobreviver no mercado, fazendo aqueles transmissores enormes e super-caros???

Aí você cria coragem e compra o modelo, que chega pelo correio depois de alguns dias. As instruções são simples, acelerar e lançar contra o vento. Você procura um gramado e faz isto.

Ele voa alguns metros muito bem, depois cai. Deve ser alguma coisa que você fez errado, afinal você viu no vídeo da fábrica que o modelinho voa melhor do que qualquer outra coisa que você viu na vida.

Tenta novamente, desta vez ele sobe um pouco mais e desliga o motor sem motivo, cai um pouco mais pra frente, você corre, e já meio
sem fôlego pega o modelo, volta ao ponto de partida e tenta de novo. A mesma coisa.

Alguém te dá uma dica, aumentar o fio da antena. Vai pra casa, aumenta a antena, volta.

Agora sim, ele vai fazer tudo que mostrava no vídeo. Acelera, lança, ele sobe. ôpa, tá virando pra esquerda, vai bater na árvore. Como você leu as instruções, comanda para ir para a direita, parece que está funcionando, não está virando tão mais assim pra esquerda, mas agora está começando a perder altura, perder altura, perder altura... que azar, tinha que ter aquela pedra logo ali?

Pega o modelo, remenda o nariz com fita adesiva. Bom... Já que estava virando pra esquerda, vou torcer um pouco o leme para corrigir. Feito isto, lança novamente.

Agora está subindo, a cada 10 metros percorridos sobe 1m, ôpa, lá na frente tem uma árvore, comanda pra esquerda.

Ele começa a fazer uma suave curva para a esquerda, mas agora não está mais subindo, sai da árvore, sai, sai, sai... Caramba, o que faço agora... Vou procurar um bambu comprido.

Algumas horas depois bambu pra lá, bambu pra cá, tira da árvore. Está inteiro, só a hélice que quebrou. Precisa de outra. E agora?

Liga no cara que vendeu, sim, ele tem hélices reserva, que bom. Devem ser boas, custam 10 reais cada, tem que ser muito melhor que aquelas GWS de R$4,00.

Alguns dias depois, chega a hélice. Tudo bem, gastou 150,00 no modelo, 20 reais de hélice, mais o frete, foram só uns 200 reais por enquanto.
Tá certo que já dava o preço de um transmissor Futaba, mas tenho o modelo todo por este valor, o negócio é levar vantagem, certo?

Volta para o gramado, lança de novo, tá voando, legal. Já sei que a curva é aberta, então escolho uma área bem maior. Agora ele subiu um pouco. Ôpa, o vento tá aumentando, tá empurrando ele pra trás. E agora, se acelerar ele sobe mais e o vento empurra mais alto, se tirar motor ele fica girando por causa do ajuste do leme e vai embora. Tudo bem, conheço o pessoal que mora naquelas casas.

Meia hora depois, já achou onde está o modelo, em cima do telhado de uma casa. Quebrou outra hélice, ainda bem que tinha mais uma reserva. A asa está trincada, melhor levar pra casa e consertar.

No dia seguinte, volta pro mesmo gramado, próximo vôo. Não tem vento, tem espaço, lança o modelo, ele sobe, deixa ganhar altura, faz uma curva pra esquerda, ele está voltando, faz outra curva, agora está alto, o vento volta, melhor pousar antes que piore. Aponta contra o vento, tira um pouco o motor, ele tá descendo, fazendo uma curva pra direita, mas suave. Corrige no motor.

Passa muito alto, e agora? Se deixar descer ele vai cair no meio da árvore no final do gramado, se acelerar pode passar por cima, ou bater no alto da árvore. Melhor cair no meio da árvore, tenta fazer curva mas não adianta. Ainda bem que o bambú ainda está por ali.

Nossa, esta bateria é boa mesmo, nunca consegui usar até o final em um mesmo dia, impressionante.

A asa quebrou, e agora? Faz outra asa, fica pesada, não voa mais como antes. Tá falhando um motor, precisa comprar outro. Liga pro cara que vendeu. Não tem motor?

Que azar, logo agora que estava começando a voar legal...

Tá bom, melhor fazer outro modelo, um Spitfire, deve ficar legal.

Monta um Spitfire de isopor, coloca o motor que sobrou no nariz, a bateria no meio, legal.

E agora? Como vira o leme? Bom, deve ter algum jeito.

Pergunto no fórum, pra virar o leme vai precisar programar um microcontrolador, um speed control, um servo. Humm...

Isto sai caro, melhor tentar com atuador. Desmonta o relógio,
enrola, enrola, enrola... Ooopps... quebrou o fio. De novo, enrola, enrola, enrola.

Ficou bom, ligar onde? Acha um circuito na NET, modifica o transmissor, modifica o receptor, coloca o atuador, liga. Legal, agora vira o leme e acelera o motor.

Lança o modelo, o motor não tem potência para fazer voar. O atuador não tem potência para fazer curva.

Bom, o jeito então é comprar um receptor de mais canais. Como é, não funciona com este rádio?

Por que ninguém faz receptor de 4 canais em 27Mhz? Deve ser de novo aquele complô da GWS, Futaba, Hitec. Eles não fazem em 27Mhz porque se fizerem nunca mais vão vender transmissor...

O jeito é comprar um transmissor também, aí tentar reaproveitar motor e bateria.

Se for o Oriole, a bateria é Kan e os motores são bons. Menos mal, dos 200 gastos, desconta-se uns 80 reais de bateria+motores. Diminui o prejuízo pra uns 120 reais.

Nos outros nem isto, as baterias são de 4,8V e os motores muito fracos.

De volta à estaca zero... Podia ter gasto os 150 reais comprando um transmissor...
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

Imagem
Avatar do usuário
Rafael Cotrim
membro
Mensagens: 993
Registrado em: Ter Jul 27, 2004 6:00 pm

Mensagem por Rafael Cotrim »

[size=18]E o pior q tudo isso é verdade tenho um sea gull q encomemdei do paraguay e meu tio compro o fly wing...o meu nao voou e o do meu tio se arrebentou tudo dai ele me deu e consertei e fiz voa mal mas voo...
e uma coisa q nao vale a pena. :evil: talvez ainda tem como aproveita um motor ou bateria mas como o Alexmag falou a do sea gull é 4,8v
mas do fly wing é 7,2v e 300mah...[/size]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O Oriole tem bateria de 7,2V 950mAh Kan, muito boa, e um par de motores Mabuchi bem fortinhos.

Se o rádio prestasse e tivesse servos comandando a cauda em V tenho certeza de que voaria. Mas aí ele passou a ser um kit ARF, não um modelo completo, e pelo preço compensa mais comprar um kit da GWS.

Eu sugeriria o seguinte.

Quem não tem, não compre, a não ser que esteja querendo uma bateria e um par de motores do Oriole, por exemplo, mas de qualquer jeito só a bateria e motores não valem o preço de 150 reais no mínimo que tá no ML.

Quem já tem um destes modelos que vêm com bateria Kan de 7,2V, e o modelo e ainda está razoavelmente inteiro, em vez de terminar de detonar tentando voar, compre um transmissor de rádio de verdade, um receptor GWS, dois servos de 5g, um speed ICS300 e um mixer. Coloque superfícies de controle móveis de uns 3cm na cauda em V, acionadas pelos 2 servinhos. Peça a um modelista mais experiente para conferir tudo.

Se o peso não aumentar muito e os motores ainda estiverem bons, deve voar e ficar bem controlável, e você poderá finalmente resolver a questão de honra que era ficar com este mico pendurado na parede do quarto.

Se não voar, pelo menos você poderá usar o equipamento que comprou e a bateria e fazer um treinadorzinho asa alta como o Starlite, por exemplo.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

seria isso um Oriole nazista ??? :roll: :twisted: :roll: :twisted:

Imagem
Crods01
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qui Jan 13, 2005 2:41 am
Localização: Rio de Janeiro

Voo inicial dificil

Mensagem por Crods01 »

Uma das frases interessantes que li: Quem economiza no aviao nao sai do chao. Mas eu reescreveria esta frase com: Quem sabe gastar, voa igual a quem gasta muito.
Mesmo quando cometemos algumas burradas nas compras, por falta de experiencia acabam sendo positivas, pois aprendemos muito mais quando erramos e temos que recorrer a artigos, ler foruns, consultar pessoas. Aposto que com sua experiencia, vc aprofundou-se mais, dedicou-se mais e aprendeu muito mais com isso.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Opa, essa frase era minha assinatura :twisted:
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

HE

Mensagem por Gustavo Murad »

Aho q ou ter que quebrar cara comprando uma porcaria dessas do ML , pelo simples motivo que só tenho R$500,00 e não encontro nenhum modelo pronto a esse preço (não tenho coragem de tentar fazer 1 e não conseguir)!
O máximo que faço são pipas (ganhei até campeonato) mas acho qeu seu eu for montar um aeromodelo vai dar zebra!

Alguém podia me dar uma luz , antes que eu faça a burrada?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: HE

Mensagem por alexcmag »

Gustavo Murad escreveu:Aho q ou ter que quebrar cara comprando uma porcaria dessas do ML , pelo simples motivo que só tenho R$500,00 e não encontro nenhum modelo pronto a esse preço (não tenho coragem de tentar fazer 1 e não conseguir)!
O máximo que faço são pipas (ganhei até campeonato) mas acho qeu seu eu for montar um aeromodelo vai dar zebra!

Alguém podia me dar uma luz , antes que eu faça a burrada?


Quem disse que se fizer um vai dar zebra? Meus primeiros projetos voam até hoje, e muito bem, copiados por outros pilotos.

Além disto, se fizer um e der errado, basta fazer outro, o equipamento todo servirá e você só gastará mais uns 20 reais de material para o segundo modelo, terceiro modelo, etc.

Por 500 reais você compra a maior parte do equipamento que vai precisar.

No meu site tem uma página com o custo de tudo que é necessário: http://paginas.terra.com.br/lazer/AeroMag/costs.htm

Na lista o preço final é R$670,00, mas isto considerando um transmissor Futaba novo. Já andou aparecendo transmissor Futaba 4VF (um dos que uso) por R$80,00 no fórum (veja na seção de compra e venda), assim como outros equipamentos.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: HE

Mensagem por ATARI »

alexcmag escreveu:
Gustavo Murad escreveu:Aho q ou ter que quebrar cara comprando uma porcaria dessas do ML , pelo simples motivo que só tenho R$500,00 e não encontro nenhum modelo pronto a esse preço (não tenho coragem de tentar fazer 1 e não conseguir)!
O máximo que faço são pipas (ganhei até campeonato) mas acho qeu seu eu for montar um aeromodelo vai dar zebra!

Alguém podia me dar uma luz , antes que eu faça a burrada?


Quem disse que se fizer um vai dar zebra? Meus primeiros projetos voam até hoje, e muito bem, copiados por outros pilotos.

Além disto, se fizer um e der errado, basta fazer outro, o equipamento todo servirá e você só gastará mais uns 20 reais de material para o segundo modelo, terceiro modelo, etc.

Por 500 reais você compra a maior parte do equipamento que vai precisar.

No meu site tem uma página com o custo de tudo que é necessário: http://paginas.terra.com.br/lazer/AeroMag/costs.htm

Na lista o preço final é R$670,00, mas isto considerando um transmissor Futaba novo. Já andou aparecendo transmissor Futaba 4VF (um dos que uso) por R$80,00 no fórum (veja na seção de compra e venda), assim como outros equipamentos.


fora q no meu caso ( e no seu alex tb ) acho q a diversão e metade montar o modelo e a outra voar...

acho q aeromodelista completo e oque monta e pilota... não desmerecendo quem não monta e so voa ou quem so monta e num voa

a melhor coisa e vc montar um avião e ver ele voando pelas suas mãos !!! ( falei bonito agora ein...hehehe :wink: )
Responder