Materiais alternativos.

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
acastro
membro
Mensagens: 433
Registrado em: Sex Set 29, 2006 11:41 am
Localização: Vila Velha E.S.
Contato:

Mensagem por acastro »

Trabalhar com fibra e moleza, a unica observação que vc tem que estar atento ao tempo de secagem e a quimica utilizada.
quando se utiliza resina epoxi fica mais facil ainda pois o tempo de secagem ja e pre definido.
o problema que não se consegue uma peça leve e rigida como na resina de poliiester.
Dica: Compre as duas e faça testes defina você mesmo qual das duas opções te atende melhor
ACAstro
ropapp
membro
Mensagens: 88
Registrado em: Dom Mai 13, 2007 7:57 pm
Localização: são paulo,sp

curso fibra de vidro

Mensagem por ropapp »

Fernando

a aerojet fica ai em sto amaro, veja http://www.aerojet.com.br/aulas.htm

tem cursos rápidos e variados de utilização de fibra/resinas, moldes etc...

os cursos eram [b:77f936ff08]gratuitos[/b:77f936ff08]!!!! para noções básicas e contato com o material são excelentes :lol:

abçs

rodolfo
Dedé
membro
Mensagens: 90
Registrado em: Qui Out 18, 2007 9:30 am
Localização: BH, MG

Como assim?

Mensagem por Dedé »

[quote:852315357e="acastro"]Trabalhar com fibra e moleza, a unica observação que vc tem que estar atento ao tempo de secagem e a quimica utilizada.
quando se utiliza resina epoxi fica mais facil ainda pois o tempo de secagem ja e pre definido.
o problema que não se consegue uma peça leve e rigida como na resina de poliiester.
Dica: Compre as duas e faça testes defina você mesmo qual das duas opções te atende melhor
ACAstro[/quote:852315357e]


:?:
Castro!
Poqre as pecas em epoxi ficam mais pesadas?
qual epoxi vc usa?
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Mais alternativos...

Mensagem por Cristiano Campos »

Ola galera... continuando com os materiais alternativos: Fiz um teste recentemente com meu motor E-Max 1822 com relação ao eixo dele e rolamentos para o mesmo. Bom, encontrei o eixo e rolamentos em motors de leitores de CD-Rom; que é muito achado em sucatas em lojas de conserto/manutenção de microcomputadores. O eixo retirado do "carrinho" que faz leitor laser se movimentar da certinho no 1822 e os rolamentos retirados do motor que movimenta o propriamente dito CD-Rom tambem da certinho no 1822. Outro achado foi o "O" Ring, utilizado em propsave. Achei em casas que trabalhem com manutenção de bombas de combustivel e tambem em casas de material hidraulico, esse anel é utilizado em algumas conexões como vedante, um unico porem, ele é um pouquinho mais grosso, mas funciona. O valor de cada "O" ring saiu R$0,50 - comprei um punhado... hehehehe - Se descobrir mais alguma coisa coloco aqui. Abraços.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Os O'rings podem ser substituidos por anéis de látex usados para a fixação de aparelhos odontológicos. O pacote com uns 300 anéis sai por R$ 12,00, uso três de cada vez, e a medida é 3/8"
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Sapuu...

Mensagem por Cristiano Campos »

Claudio... tu é um "curujão" de primeira eim... eheheheh - Abraços.

ps: valeu a dica, sem falar que tem anéis de latex colorido, acho que até rosinha tem, o Edgard que vai gostar.

[quote:34c35bb66b="claudiorfernandes"]Os O'rings podem ser substituidos por anéis de látex usados para a fixação de aparelhos odontológicos. O pacote com uns 300 anéis sai por R$ 12,00, uso três de cada vez, e a medida é 3/8"[/quote:34c35bb66b]
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

O tipo a que eu me refito é de uso "externo" (não sei o nome tecnico, mas são argolas de cerca de 10mm de diametro interno)
yanke
membro
Mensagens: 247
Registrado em: Qua Jul 21, 2004 9:26 pm
Localização: curitiba, pr

Mensagem por yanke »

Pessoal gostaria de saber se posso usar a resina epoxi so no tecido de fibra de vidro ou posso fazer tambem no tecido de fibra de carbono ? e se alguem sabe de algum lugar que venda resina epoxi a quilo barato em curitiba ?
Avatar do usuário
hermesed
membro
Mensagens: 520
Registrado em: Qui Mai 31, 2007 8:12 am
Localização: São Paulo/SP - Zona Sul

Mensagem por hermesed »

Pessoal,

Eu quase não posto pq ainda estou me preparando para entrar no vôo elétrico.
Já tenho o costume de usar materiais alternativos nos meus aeros U/C e aprendi muito em um outro hobby que é o CASEMOD.
Minha esposa está quase me dando cartão vermelho, pois para ela, eu só fico juntando lixo.
Deixo aqui algumas idéias:
- Aquele tubinho que fica dentro da embalagem de VEJA Multiuso pode substituir os canudos de refresco.
- Analise toda e qualquer embalagem tipo Blister antes de jogar fora, pois podem servir para carlingas, para-lamas, para-brisas, etc
- Carrinhos de brinquedo, em especial motos, não vão pro lixo antes do meu crivo, pois as rodas podem ser úteis.
- Existem escastoamentos para pesca que são rígidos e servem para links junto com o tubinho do VEJA, trem de pouso para aviões micro-vôo, etc.
- Além da corda MI do violão/guitarra, as outras tb podem servir para um cortador de isopor, basta desfiá-las e verão que têm uma alma de aço mais fina que a MI.
- Nas embalagens de componentes para computador vêm um tipo de espuma rígida, que não sei o nome e que serve muito bem para mesa de servos.
- Para dar mais resistência em asas ou fuselagens, desde que se tenha uma boa margem para adicionar peso sem comprometer o conjunto final, pode se usar uma espuma que é vendida no Leroy em latas de spray e que se expande. Não me lembro, mas acho que é espuma de poliestireno ou algo parecido.

O importante é sempre estar atento e testar o que achar que pode dar certo. O máximo que pode acontecer é não funcionar.

Assim que tiver outras idéias, posto aqui.
Avatar do usuário
Cristiano Campos
membro
Mensagens: 480
Registrado em: Sex Dez 23, 2005 1:32 pm
Localização: Bagé/RS/TCHÊ

Case...

Mensagem por Cristiano Campos »

Fala Hermesed... casemod é massa tambem... mas tambme tudo é caro... que nem os aeros... ahehaheah Aqui em casa ja levei cartão vermelho faz tempo ja... eu não podia ver na rua isopor de geladeira/tv/ou qualquer outra coisa que eu ja saia catando. Volta e meia minha esposa faz uma limpa nos brinquedos da nossa filhota... e tambem as cosias passam pelo meu crivo antes de ir fora. Bom, agora ela espera eu sair para trablhar para fazer limpeza em casa... ahehahehae - Não tem problema, eu fico garimpando coisa nas caixas de brinquedos dos filhos de amigos... ahehaehah - Ela fica "P" da vida comigo... Abraços galera, e vamos fazer um mundo mais limpo... vamos garimpar mais coisas ai. heheheh

[quote:80645e2646="hermesed"]Pessoal,

Eu quase não posto pq ainda estou me preparando para entrar no vôo elétrico.
Já tenho o costume de usar materiais alternativos nos meus aeros U/C e aprendi muito em um outro hobby que é o CASEMOD.
Minha esposa está quase me dando cartão vermelho, pois para ela, eu só fico juntando lixo.
Deixo aqui algumas idéias:
- Aquele tubinho que fica dentro da embalagem de VEJA Multiuso pode substituir os canudos de refresco.
- Analise toda e qualquer embalagem tipo Blister antes de jogar fora, pois podem servir para carlingas, para-lamas, para-brisas, etc
- Carrinhos de brinquedo, em especial motos, não vão pro lixo antes do meu crivo, pois as rodas podem ser úteis.
- Existem escastoamentos para pesca que são rígidos e servem para links junto com o tubinho do VEJA, trem de pouso para aviões micro-vôo, etc.
- Além da corda MI do violão/guitarra, as outras tb podem servir para um cortador de isopor, basta desfiá-las e verão que têm uma alma de aço mais fina que a MI.
- Nas embalagens de componentes para computador vêm um tipo de espuma rígida, que não sei o nome e que serve muito bem para mesa de servos.
- Para dar mais resistência em asas ou fuselagens, desde que se tenha uma boa margem para adicionar peso sem comprometer o conjunto final, pode se usar uma espuma que é vendida no Leroy em latas de spray e que se expande. Não me lembro, mas acho que é espuma de poliestireno ou algo parecido.

O importante é sempre estar atento e testar o que achar que pode dar certo. O máximo que pode acontecer é não funcionar.

Assim que tiver outras idéias, posto aqui.[/quote:80645e2646]
Responder