Qual a diferenca entre PCM e FM?

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

PCM ou PPM?

Essa e uma eterna briga Fabio se discute muito isso no Rcgroups e outros grandes fóruns, pelo que eu li ate hoje não ah um grande vencedor.

Sei que tudo para PCM e mais caro.
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

Helton

Só não a necessidade do uso de cristal se o equipamento for sintetizado ok? tanto TX como o RX.

E esse seu TX me parece que necessita de cristal sim, e ele tem tanto PCM como PPM e só escolhe no menu.

Um abraço
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

[quote:bf62a5f29d="ezequiel PY7NQ"]Helton

Só não a necessidade do uso de cristal se o equipamento for sintetizado ok? tanto TX como o RX.

E esse seu TX me parece que necessita de cristal sim, e ele tem tanto PCM como PPM e só escolhe no menu.

Um abraço[/quote:bf62a5f29d]

Opa ezequiel....
É isso mesmo, tem como habilitar no menu! Eu não sabia do PPM, mas tem também. É FM/PCM/PPM.

Os RX de mercado leves para elétricos, grande maioria é FM, certo? Estava vendo RX Futaba PCM aqui no compra e venda por R$250,00 :shock: ...

Acho que PCM vale mais para Glow, onde a distância de alcance, peso do aero e "capacidade de destruição" são maiores... Certo? :wink:

Abraços
... Just Fly...
Avatar do usuário
ezequiel PY7NQ
membro
Mensagens: 698
Registrado em: Qui Out 12, 2006 3:28 pm
Localização: Arcoverde Pernambuco canal 50
Contato:

Mensagem por ezequiel PY7NQ »

[quote:b1b222b8a8="tOnflY"][quote:b1b222b8a8="ezequiel PY7NQ"]Helton

Só não a necessidade do uso de cristal se o equipamento for sintetizado ok? tanto TX como o RX.

E esse seu TX me parece que necessita de cristal sim, e ele tem tanto PCM como PPM e só escolhe no menu.

Um abraço[/quote:b1b222b8a8]

Opa ezequiel....
É isso mesmo, tem como habilitar no menu! Eu não sabia do PPM, mas tem também. É FM/PCM/PPM.

Os RX de mercado leves para elétricos, grande maioria é FM, certo? Estava vendo RX Futaba PCM aqui no compra e venda por R$250,00 :shock: ...

Acho que PCM vale mais para Glow, onde a distância de alcance, peso do aero e "capacidade de destruição" são maiores... Certo? :wink:

Abraços[/quote:b1b222b8a8]

Sim as lojas hoje em dia só vendem equipamentos FM, acho que AM nem tem mais a venda ah não ser que tenha estoque antigo.

Todos os RX a venda são com sinal PPM salvo quando marca PCM no anuncio.


um abraço
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

o meu TX pode transmitir tanto em PCM como PPM.

ainda não usei o PCM, mas acredito ser melhor que um PPM, ainda mais se tratando do Berg O Surdo.
Criando coragem para pilotar o TREX
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Quanto a cristais, AM, FM, PPM, PCM, etc...

Todo rádio precisa de um oscilador, isto tem mais a ver com o projeto eletrônico do que com a modulação e codificação.

É como na música, onde usa-se um diapasão para afinar um instrumento. Se o instrumento está afinado, o som do diapasão se funde ao do instrumento, mas se estão desafinados há uma vibração mais estranha causada pelo batimento das freqüências.

Se o projeto (do transmissor ou do receptor) é simples e a idéia é não ser tão caro, o mais fácil é usar um cristal de frequência, que serve para "afinar" a freqüência que o oscilador vai gerar, e o usuário que compre um cristal para o receptor de acordo com o transmissor.

Um jeito mais moderno é utilizar um cristal fixo (digamos que seja de 20Mhz), e um chip de PLL que a partir deste cristal consegue gerar diferentes freqüências. O PC onde todos estão lendo esta mensagem agora pode gerar sons de diferentes freqüências entre 20Hz e 20Khz facilmente, mesmo sem ter osciladores nestas freqüências. Para isto ele tem um oscilador, de vários megaherts, que serve de referência. No caso dos transmissores e receptores PPL, na verdade há um cristal, mas ele não precisa ser trocado porque é apenas uma referência, e sua frequência é multiplicada, somada e dividida para gerar todas as necessárias.

Depois da oscilação, vem a modulação. O sinal pode ser modulado em amplitude (quanto mais forte, maior o volume) ou em freqüência.

Pode-se ter transmissores e receptores com cristal, com oscilador LC ou com sintetizador PLL. Provavelmente você tem um receptor AM sintetizado bem próximo, basta selecionar o rádio AM do carro...

Na verdade os transmissores e receptores em aeromodelismo não são exatamente nem AM nem FM, pois AM supõe diferentes amplitudes e FM supõe diferentes freqüências.

Como só existem dois níveis (desligado ou máximo), nosso AM na verdade é PSK (pulse-shift-keying). Algo aprecido com código morse... Pode parecer ruim, mas pode-se transmitir por código morse para o planeta todo muito mais facilmente do que se a transmissão fosse de voz.

No caso do nosso FM na verdade também só existem duas frequências, uma mais baixa e uma mais alta. Por isto o nome correto seria FSK (Frequency Shift Keying). Para quem lembra dos antigos modens de 300bps, é a mesma coisa... Uma frequencia indica nível alto, outra indica nível baixo.

Chamar de AM e FM é uma simplificação, ou talvez uma jogada de marketing.

Depois de decidido como é o a modulação, define-se a codificação.

No nosso caso, as mais comuns são PPM (Pulse-Position-Modulation) e PCM (Pulse-Code-Modulation).

O PPM lembra um pouco código morse ainda. Pulsos mais longos significam uma coisa, mais curtos outra, mas no caso a posição do servo é proporcional ao intervalo entre o pulso e o próximo. Algo parecido com quando você pede para alguém te encher um copo com água, quanto mais você demora para sinalizar que basta, mais água terá em seu copo.

O PCM é digital, os pulsos carregam bits que dizem a posição dos servos. Algo como se você dissesse para alguém que quer 242,5ml de água no seu copo. Uma informação precisa, mas codificada em um certo padrão lógico específico (se você pedir a um americano e não especificar que são ml pode acabar com 242,5 onças de água..., enquanto o gesto para parar é praticamente universal).

Devido às peculiaridades, cada PCM é proprietário de cada fabricante (só a Futaba tem 3 padrões, 512, 1024 e 2048). Como se cada fabricante usasse a própria unidade de medida...

A codificação não depende do meio: pode-se mandar sinal PPM por fio (é assim que faz o cabo trainer), assim como podería-se ter rádio PCM AM, ou até mesmo um rádio TCP/IP AM!!!

RX PCM para elétrico não acho necessário. Se for para ficar preso a um fabricante, pelo que tenho visto receptor PCM é quase o preço de um 2.4Ghz, neste ponto de vista o 2.4Ghz é uma idéia melhor...

Em termos de custo e de compatibilidade, FM PPM ainda é a melhor opção (receptores AM são mais simples, mas são raros , portanto, caros atualmente).
stackover
membro
Mensagens: 108
Registrado em: Qua Mar 26, 2008 9:42 am
Localização: Contagem

Mensagem por stackover »

Alguem tem mais duvidas? Acho que nao ne?

Perfeito Alex xD
Avatar do usuário
badbass55
membro
Mensagens: 80
Registrado em: Sex Fev 01, 2008 10:52 am
Localização: Limeira SP

Mensagem por badbass55 »

alexcmag,

Essa sua explanação merece outro fixo, tutorial ou artigo e complementa muito bem a outra parte ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=1654 ).
Parabéns e obrigado pela paciência de esclarecer mais uma dúvida aos milhares que acompanham esse forum.
Alexandre Afonso
Beginner Rockie São Paulo SP
Aero: Ugly Stick
Canal: spektrum dx6i 2,4
Responder