Problema com ESC Towepro Mag8 18A e motor E-Max 2822

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Problema com ESC Towepro Mag8 18A e motor E-Max 2822

Mensagem por neycm »

Caros amigos do E-voo,

Comprei um aero elétrico (Extra300) e na hora de ligar o esc na bateria inverti (por desatenção) os polos e queimei o ESC.

Comprei um novo e agora tenho um NOVO problema. Instalei o ESC tudo certinho, todos os servos funcionam, mas o motor além de esquentar muito ele pára quando acelero. Em lenta ele funciona e quando acelero começa a fazer um ruído diferente começa a falhar, perde potencia e pára. Quando toco o motor ele está muito quente a ponto de queimar o dedo.

O ESC também esquenta muito.

O que pode ser?

Se vocês puderem dá uma ajuda eu agradeço!
Avatar do usuário
hvono
membro
Mensagens: 393
Registrado em: Dom Mai 06, 2007 7:13 pm
Localização: Jundiai / SP

Mensagem por hvono »

Qual Hélice vc está usando?
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Mensagem por neycm »

[quote:448e06326e="hvono"]Qual Hélice vc está usando?[/quote:448e06326e]

amigão, não sei te dizer, mas já entrei em contato com a loja que me vendeu pra eles me informar qual é a hélice.

Aguarda aí que já posto o tipo de hélice.

Att. Edney
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Mensagem por neycm »

[quote:8faaf3e30c="hvono"]Qual Hélice vc está usando?[/quote:8faaf3e30c]

Amigão, o modelo de minha hélice é o GWS EP-9070.

Se puder me ajudar agradeço!
Avatar do usuário
CYBER RON
membro
Mensagens: 345
Registrado em: Qua Mai 11, 2005 11:21 am

Re: Problema com ESC Towepro Mag8 18A e motor E-Max 2822

Mensagem por CYBER RON »

[quote:3ecc5f5176="neycm"]Caros amigos do E-voo,

Comprei um aero elétrico (Extra300) e na hora de ligar o esc na bateria inverti (por desatenção) os polos e queimei o ESC.

Comprei um novo e agora tenho um NOVO problema. Instalei o ESC tudo certinho, todos os servos funcionam, mas o motor além de esquentar muito ele pára quando acelero. Em lenta ele funciona e quando acelero começa a fazer um ruído diferente começa a falhar, perde potencia e pára. Quando toco o motor ele está muito quente a ponto de queimar o dedo.

O ESC também esquenta muito.

O que pode ser?

Se vocês puderem dá uma ajuda eu agradeço![/quote:3ecc5f5176]

Se você tiver um multimetro (multiteste) verifique com o teste de condutividade se os fios de cobre do enrolamento do motor não estão entrando em curto com a carcaça, esse pode ser o motivo do motor esquentar demais.

E quanto ao fato do motor "engasgar" ou parar quando se acelera, é quase 100% certo que a causa está nas soldas dos conectores ou do motor ou do ESC, na dúvida refaça todas, e dessa vez "não economize na solda".
Avatar do usuário
diubadiuba
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
Localização: Joinville, SC

Mensagem por diubadiuba »

9070 é muito forte para esse motor. com a 9050 ele chega nos 15a, com essa ele deve passar
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Mensagem por neycm »

[quote:95317eb703="diubadiuba"]9070 é muito forte para esse motor. com a 9050 ele chega nos 15a, com essa ele deve passar[/quote:95317eb703]

Vou trocar de hélice como você mencionou pra ver se pára de esquentar tanto. Inclusive o fornecedor que me vendeu o aero disse que realmente mandou essa hélice por engano, deveria ser menor.

Muito obrigado pela ajuda, foi realmente muito importante e me ajudou a compreender esses detalhes dos elétricos que são muito particulares.

Forte abraço!

Att. Edney
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Re: Problema com ESC Towepro Mag8 18A e motor E-Max 2822

Mensagem por neycm »

[quote:c843851a55="CYBER RON"]
Se você tiver um multimetro (multiteste) verifique com o teste de condutividade se os fios de cobre do enrolamento do motor não estão entrando em curto com a carcaça, esse pode ser o motivo do motor esquentar demais.

E quanto ao fato do motor "engasgar" ou parar quando se acelera, é quase 100% certo que a causa está nas soldas dos conectores ou do motor ou do ESC, na dúvida refaça todas, e dessa vez "não economize na solda".[/quote:c843851a55]

amigo, sua idéia da solda resolveu o problema da aceleração de do corte do motor. Realmente tinha apenas dois seguimentos de um dos fios do motor que estavam soldados o restante quebrado.

Mas ainda continua esquentando muito, talves seja hélice também.
shoiti
membro
Mensagens: 2098
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

sim, é helice... se colocar a 9x5hd fica beleza...

abraço...
neycm
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Seg Fev 11, 2008 8:36 pm
Localização: Porto Velho, Rondônia

Mensagem por neycm »

[quote:35632d4200="shoiti"]sim, é helice... se colocar a 9x5hd fica beleza...

abraço...[/quote:35632d4200]

Valeu brother!!! Vou comprar uma hélice nova (9x5hd).
Responder