Dobradiças

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
RafaelGC
membro
Mensagens: 45
Registrado em: Seg Dez 31, 2007 12:43 am
Localização: Ouro Preto MG

Dobradiças

Mensagem por RafaelGC »

Fala pessoal!
Bom, percebi que uma linkagem boa e com dobradiças bem feitas sao um ponto muito impotante para se ter bons comandos no aviao, portanto andei pesquisando no forum sobre isso...

Vi muitos falarem de um ''sistema'' chamado tension hinges e inclusive li um texto sobre mas continuei com duvidas

O pedaço sem cola(onde uma fita fica sobre a outra) deve ser exatamente do tamanho do vao entre a parte movel e a parte fixa? é necessario fazer chanfrado nas peças? elas podem ficar bem proximas ou é necessario um espaço entre as partes para que o moveimento seja bom?

Se alguem tiver fotos ou souber outras formas de linkagem interessantes, poste ai.
Avatar do usuário
John
membro
Mensagens: 423
Registrado em: Qua Nov 29, 2006 6:46 pm
Localização: Divinópolis, MG

Mensagem por John »

sim, quase do tamanho do vão; é necessário chanfrar uma das partes, normalmente as móveis em ambos os lados para este tipo de dobradiça;
se vc chanfrou direitinho as partes podem ficar próximas uma da outra sim, no testar vc vai ver o funcionamento.
no leme é necessario chanfrar os dois lados da parte móvel, podendo vc fazer outro tipo de dobradiça: consiste em separá-las 2mm e colar fita dos dois lados de ambas as peças tendo o cuidado de fazer a fita colar-se no vinco, esndo um palito de picolé ou algo que não corte a fita;
no profundor, chanfrando a parte de baixo da parte móvel, vc pode aproximá-las e passar somente uma fita adesiva mais larga na parte superior das duas peças que ela irá se movimentar pra cima e pra baixo com perfeição
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O tension hinges é uma solução mais apropriada quando se usa pull pull, pois esse tipo de linkagem gosta de puxar a superficie móvel contra a fixa, fazendo-a encavalar. Para linkagens comuns (um lado só) uso chanfro somente em um dos lados _/\_ e fitas adesivas estreitas no sentido do comprimento da dobradiça em cima e em baixo, fica muito melhor acabado o trabalho.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

eu não chanfro quando faço Tension Hinge e sempre ficou muito bom, e com um encaixe bem legal.

a parte sem cola tem de ser do tamanho ou pode ser um pouco maior, mas nunca menor do que o ponto de encosto.

nunca deixei vão, deixo grudadinho e fica legal.

se for fazer no depron, dê uma lixadinha antes para a fita não descolar facilmente.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Eu também nunca chanfrei, e não me perocupei muito com a exatidão na questão da largura da parte superposta, mesmo sendo maior que a espessura do material funciona bem.
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

o importante é a parte sem cola cobrir toda a parte onde uma peça encosta na outra.

não pode é ficar pedaço de fita colando e descolando a cada movinemto.
eu faço sempre essa parte superposta maior do que a espessura do material (mas não vá exagerar)
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Já improvisei com PET e ficou bom, melhor que as fotos...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=13816&highlight=
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

Tento... tento... mas não consigo confiar no tension hinges. :?

Estou fazendo um cessna em Depron, está dando o maior trabalho, só de pensar em usar tension-hinges para dobradiça "me dói o coração" hehehe Tenho muito medo da fita escapar e perder o aero por economizar R$5 .

Qual espessura da fita que vocês utilizam? E quantas colocam na superficie que será movimentada? De fora-à-fora?

Usar DU-BRO em Depron é exagero né... mas sou muito c :( zão.

Abraços...
... Just Fly...
Avatar do usuário
MKazan
membro
Mensagens: 1871
Registrado em: Dom Ago 27, 2006 12:52 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por MKazan »

magina...
eu uso o primeiro durex que encontrar na minha frente e nunca tive problemas.

o lance é dar uma lixadinha no depron antes de grudar, não solta.
na duvida, passe mais um teco na transversal para fechar.

quanto a quantas usar, depende... se for uma superfície curta eu fecho de uma ponta a outra.

se for algo grande como um aileron, eu boto duas a cada 10cm +/-.
Avatar do usuário
FSGALVAO
membro
Mensagens: 1321
Registrado em: Ter Abr 05, 2005 11:01 am
Localização: São Paulo - SP - Brasil

Mensagem por FSGALVAO »

Eu particularmente não gosto da tesion hinges como o Tonyfly, sei que não ira soltar, mas fico com a pulga atras da orelha.

Abraço
Responder