Aeromodelos do Mercado Livre para Leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
bikalho
membro
Mensagens: 2542
Registrado em: Qui Dez 27, 2007 1:45 pm
Localização: Belo Horizonte,MG------18

Mensagem por bikalho »

qual o peso da chumbada que tenho que colocar no meu x twin sports flyer??
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

Nesta página tem um vídeo do meu Sky II em ação (o vídeo tá no final da página).

Vê se não é um brinquedinho bacana também....

http://www.toysgamesgifts.co.uk/sky-ii-radio-control-plane-i194.html
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
tOnflY
membro
Mensagens: 73
Registrado em: Sex Fev 08, 2008 8:36 pm
Localização: Itupeva, SP

Mensagem por tOnflY »

Xgregg não consegui ver o vídeo, mas parece legal. 2 canais só fica pior para brinquedos grandes, Oriole, Heli Dragonfly e etc. Os pequeninos não são de tudo ruins.

Bikalho o peso não sei! Meu amigo me deu diversos, aí instalei um que é pouco maior que a ponta de uma caneta BIC. Meu bico esta cheio de durex, mas dá para notar o chumbinho lá. Vejam as fotos:

Amassei ele na morsa para não gerar muito "arrasto" :lol:
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img512.imageshack.us/img512/5553/dsc00232hl3.jpg[/img:306e20a089][/URL]

Referência com a BIC, aquele ao lado é um chumbo, mas sem amassar.
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img512.imageshack.us/img512/8528/dsc00233cd2.jpg[/img:306e20a089][/URL]

Enquanto o cessna não fica pronto dá-lhe x-twin..
[URL=http://imageshack.us][img:306e20a089]http://img149.imageshack.us/img149/7646/dsc00229vu3.jpg[/img:306e20a089][/URL]

No meu achei o voou legal com o CG no meio da asa (1/2 corda), mas precisa avaliar de modelo a modelo... fácinho....

Abraços
... Just Fly...
Avatar do usuário
Rafael Ritter
membro
Mensagens: 3345
Registrado em: Dom Jun 01, 2008 1:59 pm
Localização: Canoas/RS
Contato:

Mensagem por Rafael Ritter »

[quote:3f493f5f10="tOnflY"]Xgregg não consegui ver o vídeo, mas parece legal. 2 canais só fica pior para brinquedos grandes, Oriole, Heli Dragonfly e etc. Os pequeninos não são de tudo ruins.
[/quote:3f493f5f10]

tOnflY, mas o skyII tem uns 80cm de envergadura, não é tão pequeninho assim. E voa bem :)
Poucos monoplanos são mais elegantes do que a maioria dos biplanos!
-->Cuidado: usuário viciado em pó de balsa<--
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não queria ter que explicar isto de novo, mas aí vai...

O objetivo inicial deste tópico, assim como vários outros sobre o assunto, são os inúmeros casos de pessoas que compraram brinquedos de dois canais e nunca conseguiram voá-los.

Claro que é possível fazê-los voar, se um conjunto de condições for satisfeita, sendo algumas delas:
- O modelo vir com os motores idênticos, em bom estado e bem alinhado (em 70% das mensagens que recebemos os motores giravam muito diferente ou no transporte a asa desalinhou ligeiramente, tornando impossível voar reto);
- O rádio não tiver nenhum problema de montagem que reduza o alcance a 10m como é comum (em 40% das mensagens o alcance do rádio era muito baixo, perdendo o controle a partir de 50m ou menos);
- O comprador ter alguma noção de aeronáutica para saber o que esperar do modelo e portanto procurar um local com muito espaço e decolá-lo contra o vento em um dia calmo (em 30% dos casos o modelo sofreu algum acidente como pousar sobre uma árvore ou muro logo no primeiro vôo);
- Não haver muitos dispositivos de 27Mhz na região para atrapalhar (em 20% dos casos o piloto em algum momento perdeu o controle inexplicavelmente mesmo com o modelo voando perfeitamente e em uma distância segura).

O galho não é voar bem ou não, é a falta de consistência e dificuldade de vôo.

A recomendação do Xtwin ou PiccoZ que praticamente todo aeromodelista faz para quem realmente está procurando um brinquedo que voe e não um aeromodelo são porque:

- Além de algumas lojas de hobby, também são vendidos em lojas sérias como RiHappy e PBkids, que além de acessíveis por conta das várias filiais, cumprem a determinação do código de defesa do consumidor de trocar produtos com defeito;

- São importados pela Estrela, que portanto tem a obrigação de manter peças de reposição e assistência técnica, não correndo o risco de inutilizar um brinquedo caro por causa de uma hélice quebrada no primeiro dia de uso;

- Apesar de feitos na China, têm um controle de qualidade mais consistente, o normal é voar bem, voar mal é excessão e pode ser resolvida trocando na loja. Orioles e afins eventualmente podem voar bem, mas o normal é voar mal ou não voar;

- Um piloto inexperiente tem grandes chances de quebrar, perder ou machucar alguém com um Oriole ou semelhante, por causa da grande velocidade, dificuldade em fazer curvas e dificuldade de controlar. Dificilmente alguém perderia ou quebraria um X-Twin ou PicooZ logo no início pois são menores, mais lentos, mais manobráveis, mais leves e sem partes protuberantes rígidas que possam machucar.

De modelos de dois canais, já pilotei:
- Megatech X-Ec;
- Oriole;
- Yellow Dragon ou algo assim (um pouco menor);
- SkyVector;
- X-Twin;
- PicooZ.

O X-EC até voava bem, mas muito rápido, portanto qualquer erro era lenha certa. Após algumas, comecei a ter dificuldades em mantê-lo voando, tendo que trocar hélices e motor até não achar mais peças de reposição.

O Oriole não consegui voar com o rádio original, não era meu e o rádio veio com defeito, não passava de 10m de alcance. Troquei a bateria original por LiIon (mais leve), acrescentei microreceptor e microservos e coloquei uma extensão na cauda para controle. Consegui peso menor, mas mesmo assim ficou extremamente rápido para um modelo treinador, não recomendando para nenhum iniciante.

O Yellow qualquer-coisa era uma espécie de Oriole menorzinho, com dois motores 180. Troquei com o Guga em alguns circuitos que fiz, ele havia recebido de um aluno que desistiu de fazê-lo voar.

Calculei a carga alar e concluí que seria complicado voá-lo, portanto nem tentei voar no original. Troquei a bateria por uma 2S mais leve, o receptor por um de 5g com 2 servos de 5g e uma extensão na cauda para cauda em V e voei-o várias vezes.

Atualmente com os brushless, LiPos 4S e maior experiência em pilotagem, velocidade não é mais um problema para a maioria de nós. Mas na época mesmo mais leve que o original ele era muito mais rápido do que qualquer modelo elétrico que tínhamos, extremamente arisco. Muito mais para Pylon Racer do que para treinador. Meu palpite é que se estivesse trimado após decolá-lo um piloto novato o perderia de vista em poucos segundos sem nem fazer idéia de onde foi parar.

Bastante tempo depois o controle remoto dele foi parar no meu Ekranoplano: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=21842&highlight=wig

Aí sim ficou divertido, e a limitação dos dois canais não fez tanta diferença.

Mas mesmo no Wig aconteceu algo que teria sido um sério risco ao vôo: O stick da direção quebrou do nada durante um dos vôos-nados do WIG, deixando sem controle. Como o WIG foi feito para voar apenas em linha reta e desligar o motor o motor o faz descer alguns cm até pousar na água suavemente, isto não foi um problema, mas se estivesse voando rápido a 50m de altura provavelmente nunca mais o teria encontrado.

O SkyVector já foi um pouco melhor, pois o controle era proporcional e portanto mais manobrável. Mas também não foi grande coisa com dois canais. A conversão para 3 canais se mostrou pior do que o Oriole ou o Yellow-qualquer-coisa, pois apesar de controlável era muito fraco, mesmo com o peso aliviado.

O X-Twin já foi diferente, adorei. Apesar de dois canais, achei muito fácil de controlar, lento e adequado a iniciantes, e voa bem assim que sai da caixa. Claro que é possível melhorá-lo acertando o CG, etc., mas do jeito que vem já é bom.

O PicooZ ainda é meu heli indoor favorito. Apesar de não ser muito controlável, acho uma ótima diversão para dias de chuva, já voei com ele até no trabalho, por cima das baias, algo que eu não faria com nenhum outro heli pelo risco de prejuízo ou de machucar alguém.
Avatar do usuário
Bruno____
membro
Mensagens: 1166
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 9:09 am
Localização: Anapolis GO

Mensagem por Bruno____ »

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=42580

Olha ai minha experiencia com estes modelos do ML.
Avatar do usuário
educaco
membro
Mensagens: 333
Registrado em: Seg Jan 28, 2008 6:06 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por educaco »

Eu to desde 2007 tentando e ainda não voei!
Quase cai na tentação de comprar um modelo pronto do ML.
Mais resistir e segui os conselhes dos mais experientes!
ja comprei:
Um combo, motor E-max, esq. 25, helice e 2 servos no ML por R$ 80,00
Radio futaba com bateria e carregador no forum e-voo por R$ 300,00
Recepetor corona sintetizado na lemonstore por R$ 95,00
Bateria 3s no forum e-voo por R$ 68,00 --- ainda não chegou
modelo asa alta do PEREIRA no forum e-voo por R$ 92,00
carregador balanceado 2 e 3 Lipo na Lemonstore R$ 50,00

Espero que este ano eu possa estrear tudo.
Avatar do usuário
glaucioc
membro
Mensagens: 435
Registrado em: Qui Jul 03, 2008 7:34 pm
Localização: Sao Paulo

Mensagem por glaucioc »

[quote:eb1bc3b9c1="educaco"]Eu to desde 2007 tentando e ainda não voei!
Quase cai na tentação de comprar um modelo pronto do ML.
Mais resistir e segui os conselhes dos mais experientes!
ja comprei:
Um combo, motor E-max, esq. 25, helice e 2 servos no ML por R$ 80,00
Radio futaba com bateria e carregador no forum e-voo por R$ 300,00
Recepetor corona sintetizado na lemonstore por R$ 95,00
Bateria 3s no forum e-voo por R$ 68,00 --- ainda não chegou
modelo asa alta do PEREIRA no forum e-voo por R$ 92,00
carregador balanceado 2 e 3 Lipo na Lemonstore R$ 50,00

Espero que este ano eu possa estrear tudo.[/quote:eb1bc3b9c1]

E ai ja estreou seu equipamento ?/ mande noticias
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:f35a0e0aba="educaco"]Eu to desde 2007 tentando e ainda não voei!.[/quote:f35a0e0aba]

Hãããã.... cara vai logo porque o mundo acaba em 21/12/2012


.... depois do meio dia, se não chover.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Luiz Paganin
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Sex Mar 05, 2010 3:04 pm
Localização: Carapicuíba, São Paulo

Mensagem por Luiz Paganin »

Pessoal, tudo Bem ?

Moro em carapicuíba, SP e sempre fui apaixonado por modelismo, iniciei no ferreomodelismo e depois que vi um modelo de um 727 (Varig Log ), construido por um dos membros do e-voo, fiquei mais ainda apaixonado pelo hobby, estava navegando pelo ML e encontrei este modelo, segue link.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137755130-aeromodelo-para-principiante-cessna-4-canais-acrobatico-_JM

A Minha duvida se este também é para jogar o dinheiro fora ou realmente pode voar ? quero aprender a voar , pois a minha real intenção é construir um modelo do 727 e aproveitar as peças deste aeromodelo pelo menos os servos, o rádio, talves a bateria, o que não daria para aproveitar seria o motor.

Abraços a todos
Responder