Projetando e cortando uma asa em isopor.

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Faz-se necessário apoiar o isopor de foram a não permitir que corra sobre a mesa quando esta-se cortando o material pois o corte é feito na horizontal.

Eu utilizei dois pedaços de ripas presas com dois sargentos, serve apenas de cantoneira para não permitir que o bloco deslize.
Anexos
12.jpg
12.jpg (20.41 KiB) Exibido 80674 vezes
13.jpg
13.jpg (20.72 KiB) Exibido 80721 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Como estou propositalmente fazendo um asa que tem medidas diferentes na raiz e na ponta, eu reparto os tamanhos em quatro, uma vez que é necessário que o fio quente comece a cortar no bordo de ataque e cheque junto no bordo de fuga, com essa marcação vou controlando pois é necessário que um lado sua mão "corra" mais rápido que a outra pois existe mais material para ser cortado.

Fiz uma simulação usando uma régua, que é assim: quando o fio estiver na metada de parte maior, devera estar na metade da parte menor....
Anexos
15.jpg
15.jpg (18.61 KiB) Exibido 80715 vezes
14.jpg
14.jpg (17.6 KiB) Exibido 80717 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

O perfil deverá ser colado deixando uma sobra por onde o fio quente irá começar a correr.
Anexos
16.jpg
16.jpg (15.21 KiB) Exibido 80704 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Antes de começar a cortar, coloque um peso sobre o bloco para fazer pressão que manterá o isopor imóvel durante o deslizamento do fio quente.

Existe algumas pessoa como o amigo Sergio Handa que costuma usar listas telefônicas, bem como disse no começo do artigo é uma forma pessoa de fazer as asas, o peso das listas, no meu caso não ficou legal, acho que por causa da tensão utilizado no fio quente, que é inferior ao apresentado quando é orientado para deixa-lo quase incandescente.
Anexos
17.jpg
17.jpg (25.36 KiB) Exibido 80751 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Apos feita a parte superior, passamos para a parte inferior, que também é necessário deixar um pequeno pedaço de alumínio antes de entrar propriamente no perfil.

O mesmo deverá ser ajustado considerando-se o bordo de ataque.
Anexos
18.jpg
18.jpg (17.35 KiB) Exibido 80721 vezes
19.jpg
19.jpg (21.35 KiB) Exibido 80703 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

No bordo de fuga, estou usando madeira balsa pois é mais resistente, reta, e permite um melhor acabamento deixando o bordo realmente como 'de fuga' uma vez que é possível lixa-lá..

Eu utilizo o negativo da asa como base para fazer o corte do excesso, pode-se usar um estilete com lâmina nova que não "destrói" o isopor.

Nesse momento a parte retirada do isopor deverá ter a mesma medida da balsa usada, para que não tenha nenhum degrau que irá danificar a aerodinâmica da asa.
Anexos
20.jpg
20.jpg (20.07 KiB) Exibido 80704 vezes
21.jpg
21.jpg (16.77 KiB) Exibido 80742 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Agora as duas partes estão prontas, devem serem coladas usando resina epóxi.

Bom a asa esta pronta, mais o isopor é muito frágil, faz-se necessário a utilização de longarinas, existem vários tipos, fibra de carbono, de vidro, bambo, etc....

Como estou com o estoque de fibras de vidro em alta aqui em casa, estou usando-a e é muito bom, deixa a asa bastante rígida, mais como coloca-lá ?

Mais outra dica/ajuda do EricFly, utilizar um ferro de solda e uma régua de alumio faz-se um chanfro no isopor facinho, sem sujeira, se aborrecimento nenhum, e exatamente nesse chanfro que ficará embutida as duas longarians, uma em cima e outra embaixo da asa, (as duas tem que estarem exatamente na mesma direção). deve-se utilizar resina também. Nesse caso alguns costumam usar cola quente, mais como não consigo o mesmo grau de acabamento do Rexix, Stefan, etc, uso o resina mesmo.
Anexos
22.jpg
22.jpg (24.44 KiB) Exibido 80700 vezes
23.jpg
23.jpg (18.37 KiB) Exibido 80704 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

A nervura pronta que irá abrigar a fibra de vidro, como havia dito, é um serviço bem limpo como pode ser visto nessa foto.
Anexos
25.jpg
25.jpg (17.96 KiB) Exibido 80800 vezes
Avatar do usuário
ricardo.felipelli
membro
Mensagens: 937
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 11:15 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por ricardo.felipelli »

Pronto, está acabado.

A asa esta pronta para ser utilizada, pode-ser pintada usando tintas à base de água, acrilex de tampa amarela, ou tamiya esmalte. Se for utilizado fitas colorias, é bom utilizar cola spray tipo 3m 77 que ajuda a aderir melhor a fita.

Bem é isso.



Qualquer duvida dos novatos, favor entrarem em contato, quanto ao experts, Sr. Comandantes se esqueci algo que possa ser adicionado, não se acanhem... vamos lá



Bom pousos à todos

Ricardo
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

boa ... :wink: :wink: :wink:
Responder