Baterias de telefone sem fio para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Mais coisas que são verdades par mim (Apenas copy and paste do que vc disse)

"Mas não tem nenhuma vantagem comprar 3 packs de telefone sem fio por 15 reais cada (R$45,00 no total) para montar um pack NiCd de 600mAh se uma LiPo 3S nesta capacidade custa quase o mesmo preço...

Também não é vantagem é comprar baterias de camelô ou lojas suspeitas, geralmente sai caro e não presta."
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem NiCd Sanyo original de boa qualidade sem ser com o nome Futaba, sai bem mais barato e são ótimas.

No TX em boa parte das vezes já vem pack original, cuidando bem dura muito.

Recarregar o rádio sem se preocupar com o efeito memória das NiCd é uma boa, mas ficar recarregando NiMh toda hora também não é legal, pois a vida útil é de cerca de 500 ciclos de carga/descarga. E no caso das NiMh, se você carregar em um final de semana e chover, no final de semana seguinte é bem provável que precisará carregar de novo...

Na média minhas NiCd são cicladas muito menos vezes do que as NiMh são carregadas. Mas são tudo prós e contras, depende do perfil de uso.
Avatar do usuário
coelho72
membro
Mensagens: 1050
Registrado em: Sex Ago 18, 2006 9:23 pm
Localização: Pelotas / RS

Mensagem por coelho72 »

Não sei qual seria a razão, mas nos últimos tempos 2 rádios futaba NOVOS que eu comprei, um 4YF e um 6XA 2.4GHz, em ambos a bateria que veio no transmissor, apesar de nova, original futaba sanyo, vieram ruins, "pegando" apenas em torno de 450mAh de carga.
O que é mais estranho é que em geral essas pilhas futaba-sanyo dão uma capacidade real BEM MAIOR do que a nominal.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

As Sanyo originais continuam boas.

As que vieram no meu telefone sem fio Siemens, por exemplo, são Sanyo NiCd 700mAh (raridade), e apesar de terem sofrido alguns anos, quando o telefone foi detonado pela DAC e pelas crianças após sucessivas quedas e banhos (não sei porque alguém imagina que seja uma boa idéia atender o telefone no chuveiro...), foram doadas para a câmera digital.

Medi-as há uns 18 meses quando escrevi o review dos carregadores Bantam pra HobbyNews, voltei a medir agora, perderam um pouco por causa do mau uso, mas continuam com 630mAh.

O que pode ter acontecido é o que já ocorre em outros aparelhos comprados que não chegam lacrados: as baterias serem trocadas em algum ponto entre a fábrica e a loja.
thi3016
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 09, 2008 1:05 pm
Localização: bauru-sp

Mensagem por thi3016 »

oque vcs me dizem de ligar o motor com uma bateria de celuar sera que funciona?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Funciona com duas baterias em série e motores pequenos de baixo consumo.

Baterias de celular atualmente são LiIon de cerca de 600mAh, que aguentam descarregar cerca de 1,5A.

Desmontando duas idênticas e com o mesmo tempo de uso, tirando o circuito de proteção e religando em série, consegue-se alimentar um motor pequeno, para um modelo de até uns 200g de peso final.

Mas sinceramente não compensa o risco, um pack equivalente de LiPo pronto para usar custa menos de 50 reais (LiPo 540mAh 2S 7,4V), e aguenta descarregar uns 10A.
thi3016
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 09, 2008 1:05 pm
Localização: bauru-sp

Mensagem por thi3016 »

blz alex obrigado pela dica.
thi3016
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 09, 2008 1:05 pm
Localização: bauru-sp

Mensagem por thi3016 »

oq é o 2S e aquele 20 C das baterias? o mah e o V eu sei uhauha.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

2S significa 2 células em série. Como cada célula tem tensão nominal de 3,7V, duas em série dá 3,7V + 3,7V = 7,4V

20C é a capacidade de descarga, de 20 vezes a capacidade de armazenamento nominal.

Ou seja, 540mAh 20C consegue descarregar 20 x 540mA = 10,8A
thi3016
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Ter Set 09, 2008 1:05 pm
Localização: bauru-sp

Mensagem por thi3016 »

ok obrigado novamente
Responder