elastico

Nos aeromodelos de vôo livre reside a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana. Elétricos, à elástico ou catapultados, este é o lugar!
Avatar do usuário
lordsjr
membro
Mensagens: 510
Registrado em: Qua Abr 16, 2008 11:25 am
Localização: Araucaria Parana

elastico

Mensagem por lordsjr »

galera fis 1 modelinho de vl a elastico o problema e que falto o elastico =/


e nao tem aonde comprar aki na minha cidade


entao pensei em fazer 1 de tiras de sorinho que vende em farmacias


e possivel ?????




Vlw galera
Henrique Luz (F-22)
membro
Mensagens: 1634
Registrado em: Dom Out 28, 2007 2:18 pm
Localização: Curitiba,PR

Mensagem por Henrique Luz (F-22) »

tripa de mico no caso...
mas é complicado!
Compre do alvaro sala ele tem elastico pra VL!
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Mensagem por Robert »

Qual a possibilidade de se fazer algo com elástico comum (desses de dinheiro)? ou com elásticos de costura?

Estou levantando a questão porque vi um cara vendendo esses aviões tipo de "praia" só que a elástico e ele utilizava elástico comum. Ele subia bem alto, depois descia planando.

Montei um elástico, mas confesso que, apesar de ter estudado o livro aqui do e-voo, não tenho nem idéia do que devo colocar nele para "motor". Não quero comprar esses elásticos importados, na verdade, estou em busca de alternativas, como foi o caso das hélices de garrafa pet (por sinal, parabéns para o cara que teve a idéia, muito show!)

Bye
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Já foi falado por aqui, elástico genérico não serve.
Procure o Usuário Alepacau ele está vendendo elástico de qualidade.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

Infelizmente a verdade é uma só, o elástico nacional (aerobres) serve para vôos bem curtinhos e não conseguem ter nem 1/10 do desempenho de um importado...para esta parte do modelismo a melhor atitude a se tomar é tomar a atitude certa!!

Se não se joga fora o tesão do vôo livre por se frustrar com o modelo com um motor ruim...

Comprem do pessoal que está vendendo no fórum, eles não vendem para lucrar e sim para colocar mais praticantes de vôo livre no ar!!
Robert
membro
Mensagens: 23
Registrado em: Qui Fev 07, 2008 11:50 am
Localização: Cabo Frio - RJ

Mensagem por Robert »

A questão foi levantada fhkawasaki porque já vi tantas alternativas aqui para quase tudo, por que não haveria uma para o elástico?

Temos ótimos modelistas que não tem grana para "render" aquele "super" modelo e então buscam alternativas criativas e que, funcionalmente, não deixa nada a desejar para o que temos do que tem pra venda no mercado. É lógico que sempre há perdas, mas muitas vezes as perdas são mínimas. e bons vôos são conseguidos.

Posso citar alguns exemplos:

- Máquina de "sucção" para criação de canopy;
- Hélice com materiais alternativos (como garrapa pet);
- links;
- entelagem (viniltac, papel japonês, pintura sobre isopor, até xadrex - aquelas tintas para tecido - já vi);
- substituição da balsa pelo depron e isopor;
- enrolar e desenrolar motores (como os de CDrom);
- e um grande etecetera...

Por que seria diferente com o elástico? Mais cedo ou mais tarde irá aparecer alguém com alguma alternativa inteligente para os motores a elástico que dão um rendimento, sei lá, 20% menor que o importado. Daí não valeria a pena?

Na ciência, sempre que uma explicação é encontrada para solucionar um problema as coisas não param por aí. Ela continua sendo testada e testada para verificar o maior número de fenômenos que ela pode explicar. Outras teorias e explicações podem aparecer e serão válidas tanto quanto a anterior.

É equivalente aqui. Alternativas, mas alternativas inteligentes, que irá fazer a nossa "ciência de fundo de quintal" se aproximar cada vez mais daquela de "laboratório" e, é claro, nos tornarmos mais "livres"...
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

[quote:17753f4ea9="Robert"]Por que seria diferente com o elástico?[/quote:17753f4ea9]

Mas é.

Eu mesmo tentei várias outras alternativas até shokcord utilizado no iatismo, lembro de ter visto um post do Ricardão (procure isso) com fotos de elastico de dinheiro e garrote (tubular) com furos etc etc mostrando que não dá pé.
Realmente o latex puro leva MUITA vantagem sobre qualquer outro.
Faça sua pesquisa e se descobrir algo ponha pra nós!

Tem algumas coisas que não vale a pena ficar perdendo tempo ( que é dinheiro tb) pois ja existe uma opção viável com resultado surpreendente.
Abs,
EY
Avatar do usuário
betocastrucci
membro
Mensagens: 2758
Registrado em: Sex Jan 02, 2004 6:19 pm
Localização: Vinhedo SP - 50

Mensagem por betocastrucci »

Só para se ter uma idéia, essa borracha que usamos (importado da Malásia) é a única usada no mundo todo para modelos a elástico. Um motor com a borracha que vem nos kits da Aerobrás dura 8 segundos, enquanto com a borracha da Malásia mais de 40 segundos, não é o caso de ser 20% pior, é ser só 20%. Outras borrachas como elástico de dinheiro e tripa de mico tem performance ainda piores. Sinceramente perto de todo o resto das coisas de aeromodelos, a borracha é um item muito barato.
Avatar do usuário
fhkawasaki
membro
Mensagens: 1691
Registrado em: Ter Nov 27, 2007 3:18 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por fhkawasaki »

No caso existem várias pessoas que jah tentaram alternativas diferentes, inclusive eu, mas foi como eu disse vc acaba meio que frustrado com o resultado, o elástico importado nem custa tão caro se for pensar, na verdade a diferença só será percebida qdo você tiver os dois na mão, eu tenho hoje um motor aerobrás amaciado e lubrificado para uma eventual necessidade, mas acredite é fato 8 segs p/ o motor aerobrás e 40 para o importado.

Experimenta, nem que seja uma quantidade pequena, vale a pena.
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Eu estou mais do que louco atrás de um fornecedor desses elásticos !!

Vou falar com o Alepacau...

Valeu galera...

Lucas
Responder