Diferença entre os isopores(para leigos)

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
vitor hugo
membro
Mensagens: 903
Registrado em: Qua Jul 16, 2008 11:30 pm
Localização: Campinas - SP
Contato:

Mensagem por vitor hugo »

Realmente esse meu topico não intereçou só eu, mas muitas pessoas .Faço meus aeros com isopor p0 ,nunca usei outros tipos.Abraços :lol: :lol:
Jatinho E-jet V1 , E-jet v2 , E-jet v3 ,Shark acrobatico, zagi 1.20
hberenguel
membro
Mensagens: 48
Registrado em: Qui Jul 24, 2008 10:32 am
Localização: vinhedo, sp

Mensagem por hberenguel »

perai, tem diferenca entre isopor e depron? ou depron é o material e sua densidade é p0, p1, p2, p3, etc?

o meu aviao foi construido com depron 4mm, isso eh p3?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Isopor é uma marca comercial para um produto chamado Poliestireno Expandido (EPS). Basicamente uma espuma de um polímero.

Depron é uma marca comercial para um produto chamado tecnicamente de Poliestireno Extrudado (XPS). Basicamente uma placa feita como se fosse massa de lazanha, a partir do mesmo polímero.

O Depron tem densidade maior, nos meus testes costuma ficar em torno de 47Kg/m³ a 70Kg/m³ dependendo da procedência.

A marca comercial Depron em si não é disponível no Brasil. O produto comercialmente disponível por aqui se chama Placa Pluma (http://www.geocities.com/plumacartao/nossoproduto.htm )
Avatar do usuário
Padero
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Seg Dez 18, 2006 1:15 pm
Localização: Timbó-SC
Contato:

Mensagem por Padero »

Bom, eu utilizo P2 com sucesso em asas de até 1m de envergadura com uma longarina de fibra de carbono de 4mm posicionada no CG da asa. Até hoje foi suficiente.... Em comparação a uma asa identica mas feita a partir de P3, ficou 50 gramas mais leve e resistencia "aparentemente" semelhante....
Avatar do usuário
felipeverza
membro
Mensagens: 17
Registrado em: Ter Dez 25, 2007 11:17 pm
Localização: Sumaré/SP
Contato:

Comprar Depron (ou Poliestireno Extrudado ou EPX)

Mensagem por felipeverza »

[quote:cdf0e23c5d="alexcmag"]Isopor é uma marca comercial para um produto chamado Poliestireno Expandido (EPS). Basicamente uma espuma de um polímero.

Depron é uma marca comercial para um produto chamado tecnicamente de Poliestireno Extrudado (XPS). Basicamente uma placa feita como se fosse massa de lazanha, a partir do mesmo polímero.

O Depron tem densidade maior, nos meus testes costuma ficar em torno de 47Kg/m³ a 70Kg/m³ dependendo da procedência.

A marca comercial Depron em si não é disponível no Brasil. O produto comercialmente disponível por aqui se chama Placa Pluma (http://www.geocities.com/plumacartao/nossoproduto.htm )[/quote:cdf0e23c5d]


Vamos lá, essa mensagem acima me ajudou muito à pesquisar, portanto quero colaborar com os amigos.

De fato, Depron é nome comercial de Poliestireno Extrudado (como Isopor é nome comercial de Poliestireno Expandido).

A pelo que entendi a composição quimica de ambos os produtos é a mesma, o que muda é a forma de produção, enquanto o ISOPOR é produzido pelo processo de expansão, o DEPRON é produzido pelo processo de extrusão.


Ok, e daí? Dai que quando for pedir o produto tem que chamar de Poliestireno expandido e não por depron.


Seguem as lojas que encontrei:

[b:cdf0e23c5d]Hobby Delivery[/b:cdf0e23c5d]: somente tem espessura de 04 milímetros, e tamanho de 70X100 centímetros - preço hoje, 26.01.09 - R$ 25,27

[b:cdf0e23c5d]VSP Papéis Especiais[/b:cdf0e23c5d] - [url]http://www.vsppapeis.com.br/[/url]: Várias cores e vários tamanhos - preço de uma chapa de 05 milímetros de 02X01 Metros, hoje - R$ 50,96.

[b:cdf0e23c5d]Unipoli Embalagens[/b:cdf0e23c5d] - [url]http://www.unipoli.com.br[/url] - Fone: (011) 4067-6776 - Pedir como chapas separadoras - Apesar de a vendedora ser simpática, o atendimento é bem complicado. Acredito que como é empresa fabricante do produto eles sempre presumem que o comprador seja também empresa, comprando para revender (atacado), gerando uma confusão. A Chapa de 4,5, de 66 X 106 - Cinza, comprada em uma quantidade de 08 chapas, sai R$ 29,64.


Estando interessado em uma chapa de 5mm descartei a Hobby Delivery e a unipoli.

Para tratar na unipoli eu disse que era para uma forração para estúdio musical, a fim de não majorar o preço desnecessáriamente por ser para aeromodelismo.


Pela minha análise, o preço em todos os locais pesquisados, para compra pequena (varejo) é semelhante. Assim, o melhor local é a VS paper por conta da diponibilidade de produtos e atendimento.
slucca
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Abr 20, 2009 5:01 pm
Localização: Cafelândia - Pr.

Mensagem por slucca »

ola!

Sou novato no assunto, e recebi um f4u consair da art tech que comprei recentemente, sei que não é o modelo mais indicado para se iniciar mais pretende deixar ele quieto enquanto aprendo com meu instrutor. Mais a minha pergunta é a seguinte: ele é todo feito de isopor o e é muito frágil, eu gostaria de saber se tem alguma forma ou produto que pudesse passar nele para proteger um pouco e dar mais resistência ao aeromodelo.

fico no aguardo da resposta.
muito obrigado.
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

normalmente estes modelos são feitos com p3 e depron, não são muito frágeis, o melhor produto para passar nele para aumentar a resistencia é fita ou massa(melhor é a fita).
slucca
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Abr 20, 2009 5:01 pm
Localização: Cafelândia - Pr.

Mensagem por slucca »

mais que tipo de fita :? ::
lCJl
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Dom Abr 05, 2009 10:18 pm
Localização: Ponta Grossa, Paraná

Mensagem por lCJl »

Durex, fita larga transparente
slucca
membro
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Abr 20, 2009 5:01 pm
Localização: Cafelândia - Pr.

Mensagem por slucca »

não pode ser apicado algum tipo de tinta: acílica ou a base de óleo umas 2 ou 3 demãos?
Responder