Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2553
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Cyber, muito bom e não pensei duas vezes em fixar este tópico. Muito útil para nós modelistas.

Abraços
Avatar do usuário
TERG
membro
Mensagens: 135
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 10:43 am
Localização: Ap. de Goiânia - GO

Mensagem por TERG »

Cyber,

trabalho com uma resina muito parecida (resina Crystal), porém a minha é corrosiva ao isopor. Por acaso a cola que vc usa protege o isopor???

Outra coisa os link's que vc passou não abrem. Eu conferi e vi que vc adicionou um ponto final junto ao texto. Separe-os que todos acessarão as referidas páginas.

" ...vendido na www.maxepoxi.com.br. É uma ... "
" ...Mylar - o mais fino vendido na www.cisel.com.br. Pode se usar ... "

E por fim, meus parabéns ficou muito claro e bacana suas explicações!!!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Olá Tulio.

A resina que uso não ataca isopor. Pode usar tranquilo.

Já arrumei os links. Obrigado!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1905
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Show cyber! muito bom.
Agora tem umas duvida que gostaria de tirar.

Quanto ao vacum bag. vc consegue uma isolação perfeita no saquinho do vacuo ou fica com pequenos vazamentos?

E quanto a resina, eu comprei as resinas na maxiepóxi, foi a 1564 se não me engano e conversando com o técnico ele me disse que Raios UV são prejudiciais a resina e com o tempo destroem elas.
Vc ja teve algum problema desse tipo com a resina? Ele me aconselhou a comprar um verniz com proteção UV pra passar por cima da fibra depois de pronto, chama-se verniz marítimo e tem em qualquer casa de construção...
d.junior
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 8:34 am
Localização: santos,sp

Mensagem por d.junior »

o que voce usou para fazer o vacuo? se for fazer uma asa enflachada, faz com as partes separadas ou juntas? e dá para fazer a laminação já com os recortes dos servos, laminando onde ele ira ficar? pode entelar com monokote? e por último, os aileron pode fibrar separado da asa? assim o isopor nao aparece, acho que fica mais forte e da para usar dobradiça.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Osvaldo,

O vácuo é aplicado continuamente, então, se tiver algum pequeno vazamento não há problema, pois o ar sempre será retirado. O importante é manter uma pressão minima. Os testes que fiz até agora percebi que tem que ser 18"/hg pelo menos.

Não sei se já usei essa resina... Me lembro de ter usado a 1553 (se não me engano) mas a qualidade final não é a mesma que a 5052. Agora sobre UV, nunca tive problemas pois minhas asas são enteladas. A referência dele deve ser laminação de barco e etc que fica o dia todo exposto ao sol.


d.junior,

Usei motor de geladeira e reservatório. Sobre a asa, enflechada não muda nada, mas com diedro você tem duas opções: Fazer todo processo com elas sem uni-las e depois de pronta cola-las com epoxy no diedro desejado. Outra forma e a que prefiro, é fazer igual ao tutorial e depois de pronta, cortar a fibra e isopor da parte de cima da asa e dar o diedro, preservando a fibra da parte de baixo.

Você pode deixar já o espaço pro servo, mas não vejo vantagem nisso. Pode entelar também, que é farei com essa asa.

Agora, sobre o aileron, eles ficam fortes e já estão instalados fazendo uso da propria fibra como dobradiça. Não entendi sua duvida neste ponto.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4336
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

Sobre atacar o isopor, nao tenho experiencia pratica nisso, estou apenas repetindo o que ouvi falar, mas dizem que resina poliester ataca isopor mas resina epoxi nao ataca.

Eu tambem uso 5052 e é otima, provavelmente a melhor que existe tanto que é certificada para uso em aviação. Tambem já usei a 1564 com endurecedor 2963 que é muitissimo mais barata e sinceramente não percebi diferença. Me disseram que a diferença é que uma foi certificada e por isso dobraram o preço dela!

Tenho os data sheets de ambas caso alguem tenha interesse. O da 5052 acho que é o mesmo que tem [url=http://www.nfgsales.com/partners/huntsman_advanced_materials/tooling_prototyping_materials/renlam_laminating_systems/renlam_5052]neste site[/url] e o da outra tambem nao deve ser dificil de encontrar pelo Google mas se quiserem eu tenho guardado.

Lembro que comparando os data sheets a 5052 é realmente melhor mas a diferença não era muito e provavelmente qualquer besteirinha nossa na hora da construção faz mais diferença do que a resistencia do epoxi em si.

Apesar disso eu continuo usando 5052, simplesmente porque uso tão pouco que a diferença de preço não pesa. Que diferença faz gastar uma quantidade equivalente a R$1.40 de resina numa peça porque é a 5052 em vez de R$0.85 se fosse a mais barata? Acho que até hoje ainda estou no primeiro litro de 5052, que comprei pra experimentar depois que usei a 1564...


Cyber,

Parabens pelo tutorial!!!

Mande detalhes sobre o vacuostato que voce usou! Foi do tipo automotivo ou algum outro?

Se voce se animar mande um tutorial completo sobre como voce fez sua bomba de vacuo!
d.junior
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 8:34 am
Localização: santos,sp

Mensagem por d.junior »

quanto ao aileron, eu sou meio perfeccionista, mas se só com um lado de fibra ficar firme e flexivel, tudo bem.
o motor de geladeira consegue quanto de vácuo? tava vendo que você usou 22in/hg e o minimo é 18in/hg, se for mais do que isso tem alguma diferença? o reservatório estou vendo que é um botijão de gás, é obrigatório o reservatório?
quando fizer um furo ( ou dois) para fixar a asa na fuselagem, não vai estragar a asa, mais precisamente o isopor, pois o buraco não vai estar fibrado?
e se precisar colar alguma coisa direto na fibra (depois de pronta), cola epoxy serve ou tem alguma especial?
uma última pergunta, de material (fibra, resina, etc), quanto fica mais ou menos?

desculpe tantas perguntas, é que as vezes eu fico tão decepcionado com as asa de isopor, justamente por serem frágeis, e agora que que tem um tutorial totalmente em português e tão bem feito com recomendações de lojas no brasil, fico pensando nas possibilidades e no acabamento profissinal.
LucasM
membro
Mensagens: 19
Registrado em: Seg Fev 04, 2008 5:17 pm
Localização: PR

Mensagem por LucasM »

E como se daria o processo e se é possível fazer o processo na fuselagem?
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Gustavo,

Obrigado!

É exatamente o que penso... 1kg de resina dura muito... Fiz umas 10 fuselagens e umas 8 asas do Elétron e ainda deve ter uns 300gr de resina!

Então...eu não estou usando vacuostato... Deixo o motor de geladeira ligado direto, por 6h e vai bem... Provavelmente meu sistema tem algum vazamento de vacuo, tornando isso possível. Ta certo que o motorzinho esquenta bem, mas quase não uso ele mesmo...


d.junior,

Também sou. Pode ficar tranquilo que funciona muito bem essa forma que fiz, mas lembrando que só consegui bons resultados com essa resina que usei. Com outras duas não ficou bom.

A pressão não pode ser muito maior que os 22in/hg, correndo o risco de amassar o isopor. Acho que o limite é entre 25 e 28in/hg. Não é obrigatório o reservatório, apenas no caso de usar um vacuostato para ligar e desligar o motor quando atinger o valor desejado. Como falei acima pro Gustavo, não estou usando no momento, apenas o vacuometro para saber quanto está dando de pressão.

Desde que você faça os furos justos para os servos, não terá problemas.

Pra colar pode usar epoxy normal, cola quente e se for apenas sobre a laminação até mesmo CA.
Responder