Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:2c8c95c791="LucasM"]E como se daria o processo e se é possível fazer o processo na fuselagem?[/quote:2c8c95c791]

Veja um pouco mais acima que respondi isso para o bliberato. É bem semelhante a asa, apenas não vai pro vácuo.
d.junior
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 8:34 am
Localização: santos,sp

Mensagem por d.junior »

cyberware, os buracos que eu falo é para os parafusos, para prender na fuselagem, eu não gosto de usar elástico apesar de que as vezes é mais prático.
você sabe quanto mais ou menos ficou tudo (tecido, resina, etc)?

e como eu ainda não falei, parabéns pelo tutorial.
d.junior
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Ago 05, 2008 8:34 am
Localização: santos,sp

Mensagem por d.junior »

uma outra coisa que eu ia esquecendo, depois de pronto fica transparente certo? daria para fazer cowl? talvez até mesmo fazendo o molde em isopor e depois de pronto usar acetona, thinner, algum solvente pra derreter o isopor e depois lixando por dentro do cowl, o ruim é que só daria para usar uma vez o molde.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Cyber, perguntei do vazamento pq andei improvisando uma bomba de vácuo apartir de uma de bicicleta, porem todos os saquinhos que peguei pra teste tinham algum vazamentozinho......., pra mim seria legal se conseguise manter o vácuo....
Esse é um teste que fiz com ela, acho que fico legal.
[yt]Qtff-4-q1cY[/yt]
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

d.junior,

Obrigado.

No local que tiver os furos, costumo colocar reforço de liteply (compensado leve) colado com epoxy.

Pelo que me lembro quando comprei (foi em Março), paguei 1kg de resina + endurecedor algo em torno de R$ 80,00 e o tecido foi R$ 10,00/m².

Fica semi-transparente. Vai depender da quantidade de tecido sobrepostos. Para fazer lost foam, que é o que você citou, precisa pelo menos de 4 camadas sobrepostas desse tecido, dependendo do formato da fuselagem. As vezes é necessário fazer a colocação das camadas em mais de uma etapa: coloca duas camadas, deixa curar, depois mais duas e depois da cura tira-se o isopor.
Para facilitar a retirada do isopor, costuma-se enfitar a fuselagem, como se fosse entelar. Depois disso que é aplicado o tecido + resina.
Avatar do usuário
betodebem
membro
Mensagens: 6477
Registrado em: Sáb Nov 11, 2006 8:42 pm
Localização: Florianópolis - SC
Contato:

Mensagem por betodebem »

Grande Cyber, coisa linda esse tutorial, pessoas como vc levam o nosso hobby pra frente, parabéns! :D

Abraços,

Beto
Avatar do usuário
Pardal
membro
Mensagens: 276
Registrado em: Ter Dez 05, 2006 2:39 pm

Mensagem por Pardal »

Cyber, agora diz aí como é o processo de pintura sobre a fibra. Qual tinta, como é a preparação, etc...quero fazer o meu Tucano impecável!!!!
Nervoso?? Arranca as ceroulas pela cabeça!!
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Betodebem,

Obrigado. Procuro sempre transferir o pouco que sei...

Pardal,

Não sei. Se tiver isopor no núcleo, como a asa, prefiro usar tinta acrilica ou outra qualquer sem solvente. No caso de fuselagem sem isopor (lost foam ou moldada) pode-se usar qualquer uma, de preferencia PU que fica perfeita. Se possível usar primer PU para descobrir os pontos de falha para arrumar com massa plastica, de preferência a Light da Max Rubber, lixar a mandar mais primer PU.

Agora, para a asa se tivesse tempo, tentaria pintar o mylar com PU. Se a transferência for boa para fibra, o acabamento fica profissional.
Avatar do usuário
DEVAL
membro
Mensagens: 1309
Registrado em: Qui Ago 09, 2007 11:56 am
Localização: Florianópolis - SC

Mensagem por DEVAL »

Pedido Feito, Pedido Cumprido - NOTA 10 - em grande estilo e em ALTO NÍVEL !!!

Parabéns ao Cyber pelo tópico, muito bom, e ao Rasec por tê-lo posto como Fixo.
O e-voo tava precisando e a galera merecia um tutorial de aeromodelos em fibra.

Já iniciei a construção de um aeromodelo todo em fibra, graças ao tópico do Cyber
e percebi o quanto é bom trabalhar com fibra e descobrir as suas inúmeras
aplicações.

O Aeromodelismo não tem mais limites, rsrsrs
Vamos participar, trocar experiências e crescer ...

O que não vai faltar é dúvidas para tirar.
Mas, já deixo aqui o meu obrigadoooo !!!!

Valeu !

Abs
Avatar do usuário
Marcio H
membro
Mensagens: 1638
Registrado em: Qui Fev 01, 2007 6:47 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Marcio H »

muito bacana Cyber!

ia te perguntar por MP mas acho que por aqui mais pessoas aproveitam.
você sabe como fazer um cálculo de equivalencia pro padrão que os americanos classificam seus tecidos?
um tecido 1/2oz por exemplo... ou 3oz...

é bem estranho , pois eles não dizem a outra unidade... como nós fazemos: 120g/m2

no 1/2oz por exemplo , o rolo é de 24" de largura , e eles vendem em jardas... o rolo do de 3oz tem 36 polegadas... então fica difícil!!! qual seria a outra unidade?
visite meu canal youtube: marcioh123
Responder