[quote:f43574887f="Atitude"][quote:f43574887f="Igor Souza"]mexa no potenciometro "proporcional" do 4in1, ele ajusta isso.
Lembre de desligar e ligar o heli para que a modificação faça efeito.
Obs: esse seu problema pode ser indicativo de que um dos motores (ou os dois) estão ficando fracos.
Abrcs![/quote:f43574887f]
nao resolveu as sugestões do Igor?[/quote:f43574887f]
Como estou iniciando agora, não soube ao certo pra que lado virar o tal parafuso, ou mesmo "quanto" girá-lo.
Com as outras explicações acho que vou conseguir.
Devo fazer o ajuste só amanhã, porque hoje não tenho hora para sair do trabalho!
Abraço!
Lama V4 "escapando"
- RENATO-SJRP
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- RENATO-SJRP
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[quote:77da1a37ce="tclima"]seguinte!
no meu lama acontece assim!!
depois de mto apanhar com a trimagem ficou assim!
quando a bateria ta carregada ele tende a ir pra direita, ae quando ele vai gastando a bateria a tendencia vai diminuindo até nao precisar mais compensar na cauda. isso é rapido, tipo uns 2min de voo ele ja fica certinho.
ae voo mais uns 5 min e ele começa a tender para a esquerda, e vai tendendo cada vez mais para a esquerda! ate dar uns 2 min ae eu paro de voar!
entendeu??
acho q nao da pra deixar a cauda certinho sem um gyro trava cauda durante todo voo!
mas isso faz parte do aprendizado!!
esse lance da cauda mudar durante o voo é bom pra te deixar mais esperto!
imagina q esta voando e vem um vento e gira a cauda, vc vai ter q responder rapidamente pra ajeitar o voo!!
:wink:[/quote:77da1a37ce]
O meu Lama puxa a cauda o tempo todo, independente da carga da bateria.
Puxa pouco, mas é preciso compensar no stick o tempo todo.
Concordo que isso seja bom! Já tô até acostumando quando quero girar para a esquerda, apenas soltar um pouco o stick... eheheh
Mas legal mesmo é deixá-lo trimadinho, todo certinho, né?
Se bem que helicóptero estável não deve existir... ehehehe!
Abraço!
no meu lama acontece assim!!
depois de mto apanhar com a trimagem ficou assim!
quando a bateria ta carregada ele tende a ir pra direita, ae quando ele vai gastando a bateria a tendencia vai diminuindo até nao precisar mais compensar na cauda. isso é rapido, tipo uns 2min de voo ele ja fica certinho.
ae voo mais uns 5 min e ele começa a tender para a esquerda, e vai tendendo cada vez mais para a esquerda! ate dar uns 2 min ae eu paro de voar!
entendeu??
acho q nao da pra deixar a cauda certinho sem um gyro trava cauda durante todo voo!
mas isso faz parte do aprendizado!!
esse lance da cauda mudar durante o voo é bom pra te deixar mais esperto!
imagina q esta voando e vem um vento e gira a cauda, vc vai ter q responder rapidamente pra ajeitar o voo!!
:wink:[/quote:77da1a37ce]
O meu Lama puxa a cauda o tempo todo, independente da carga da bateria.
Puxa pouco, mas é preciso compensar no stick o tempo todo.
Concordo que isso seja bom! Já tô até acostumando quando quero girar para a esquerda, apenas soltar um pouco o stick... eheheh
Mas legal mesmo é deixá-lo trimadinho, todo certinho, né?
Se bem que helicóptero estável não deve existir... ehehehe!
Abraço!
<> E-SKY HONEY BEE KING II <> E-SKY LAMA V4 <> PICCO-Z
- tclima
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"Se bem que helicóptero estável não deve existir... ehehehe! "
isso é uma verdade!!
uahhauhuaa
se o tempo todo ele puxa a cauda, realmente precia ser trimado!
mas eu falei isso pra vc nao ficar igual uma neurotico tentando achar um ponto q ele fique certo o tempo todo!
mas tenta assim:
voa um pouco tipo 2 min como eu falei!
ae para de voar e tenta trimar o 4in1
prende ele em uma mesa ou no chao mesmo, e deixa o trim da cauda no meio e bem de vagar vai aumentando a potencia ate os rotores girarem.
ae vc vai perceber q um começa a girar antes do outro.
tenta ajustar para q os dois rotores tenham a mesma velocidade de rotacao!
entendeu??
mas faz isso com a bateria um pouco usada!!
:wink:
isso é uma verdade!!
uahhauhuaa
se o tempo todo ele puxa a cauda, realmente precia ser trimado!
mas eu falei isso pra vc nao ficar igual uma neurotico tentando achar um ponto q ele fique certo o tempo todo!
mas tenta assim:
voa um pouco tipo 2 min como eu falei!
ae para de voar e tenta trimar o 4in1
prende ele em uma mesa ou no chao mesmo, e deixa o trim da cauda no meio e bem de vagar vai aumentando a potencia ate os rotores girarem.
ae vc vai perceber q um começa a girar antes do outro.
tenta ajustar para q os dois rotores tenham a mesma velocidade de rotacao!
entendeu??
mas faz isso com a bateria um pouco usada!!
:wink:
- RENATO-SJRP
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Renato...
Observe o seguinte:
Se a cauda estiver girando no sentido HORARIO vc gira o trim no sentido ANTI-HORARIO, se a cauda estiver girando no sentido ANTI-HORARIO, vc gira o trim no sentido HORARIO, e sempre desligue o heli pra mexer no ajuste, vc tambem precisa ajustar o trava-cauda do heli, la no receptor 4em 1, existe uma "equalização " que precisa ser feita entre o ajuste de compensação da cauda e o ajuste do trava cauda....
faça com paciencia e com as baterias totalmente carregadas, e com os trims do radio todos no centro....
Abraço
Wilson
SJRP
Observe o seguinte:
Se a cauda estiver girando no sentido HORARIO vc gira o trim no sentido ANTI-HORARIO, se a cauda estiver girando no sentido ANTI-HORARIO, vc gira o trim no sentido HORARIO, e sempre desligue o heli pra mexer no ajuste, vc tambem precisa ajustar o trava-cauda do heli, la no receptor 4em 1, existe uma "equalização " que precisa ser feita entre o ajuste de compensação da cauda e o ajuste do trava cauda....
faça com paciencia e com as baterias totalmente carregadas, e com os trims do radio todos no centro....
Abraço
Wilson
SJRP
- fbranco
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[quote:cfc9adc9ef="Wilson Melzi"]Renato...
Observe o seguinte:
Se a cauda estiver girando no sentido HORARIO vc gira o trim no sentido ANTI-HORARIO, se a cauda estiver girando no sentido ANTI-HORARIO, vc gira o trim no sentido HORARIO, e sempre desligue o heli pra mexer no ajuste, vc tambem precisa ajustar o trava-cauda do heli, la no receptor 4em 1, existe uma "equalização " que precisa ser feita entre o ajuste de compensação da cauda e o ajuste do trava cauda....
faça com paciencia e com as baterias totalmente carregadas, e com os trims do radio todos no centro....
Abraço
Wilson
SJRP[/quote:cfc9adc9ef]
É exatamente o inverso disso, como já postei aqui.
Se o Heli gira no sentido horário, vc gira o proporcional para o mesmo sentido.
Também não se deve fazer essa regulagem com a bateria totalmente carregada. O ideal é descarregar um pouco a bateria e aquecer um pouco os motores senão o ajuste não ficará preciso.
Outra coisa, o gyro do Lama não é trava-cauda.
Observe o seguinte:
Se a cauda estiver girando no sentido HORARIO vc gira o trim no sentido ANTI-HORARIO, se a cauda estiver girando no sentido ANTI-HORARIO, vc gira o trim no sentido HORARIO, e sempre desligue o heli pra mexer no ajuste, vc tambem precisa ajustar o trava-cauda do heli, la no receptor 4em 1, existe uma "equalização " que precisa ser feita entre o ajuste de compensação da cauda e o ajuste do trava cauda....
faça com paciencia e com as baterias totalmente carregadas, e com os trims do radio todos no centro....
Abraço
Wilson
SJRP[/quote:cfc9adc9ef]
É exatamente o inverso disso, como já postei aqui.
Se o Heli gira no sentido horário, vc gira o proporcional para o mesmo sentido.
Também não se deve fazer essa regulagem com a bateria totalmente carregada. O ideal é descarregar um pouco a bateria e aquecer um pouco os motores senão o ajuste não ficará preciso.
Outra coisa, o gyro do Lama não é trava-cauda.
- fbranco
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Para que não reste dúvida do que disse acima...
Texto extraído do rcgroups. Qualquer dúvida sobre o Lama tem lá!
"The only slightly more complicated trimming that I have been able to perform is in regards to the tail rotation on the vertical axis. On the front of your helicopter you should be be able to see the little 4-in-1 control units that makes these helicopters so cheap and easy to fly. The trim slider just wasn't enough to trim the tail so I had to adjust the "Proportional" screw on the side of the control unit. After some playing around I have discovered that if the helicopter is turning to the LEFT on its own, screw the proportional screw IN THE SAME DIRECTION, to the left, but I DO MEAN A TINY AMOUNT.. like half of 1mm! And vice versa if its turning to the RIGHT on its own screw the Proportional screw to the RIGHT a tiny amount and eventually you should find a "happy medium" that responds well to the corresponding trim slider below the throttle."
Texto extraído do rcgroups. Qualquer dúvida sobre o Lama tem lá!
"The only slightly more complicated trimming that I have been able to perform is in regards to the tail rotation on the vertical axis. On the front of your helicopter you should be be able to see the little 4-in-1 control units that makes these helicopters so cheap and easy to fly. The trim slider just wasn't enough to trim the tail so I had to adjust the "Proportional" screw on the side of the control unit. After some playing around I have discovered that if the helicopter is turning to the LEFT on its own, screw the proportional screw IN THE SAME DIRECTION, to the left, but I DO MEAN A TINY AMOUNT.. like half of 1mm! And vice versa if its turning to the RIGHT on its own screw the Proportional screw to the RIGHT a tiny amount and eventually you should find a "happy medium" that responds well to the corresponding trim slider below the throttle."