Tutorial: Laminando Asa (com ou sem vácuo)

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
sktfer
membro
Mensagens: 398
Registrado em: Sex Out 27, 2006 12:53 am
Localização: sao paulo,porto feliz,sorocaba - sp

Mensagem por sktfer »

olá Cyberware...

muito bom mesmo este teu topico...

a muito tempo venho procurando um post assim...na net..sobre laminaçao...

mas nao achava nada muito bom...dedicado especialmente em aeromodelismo eletrico...

com este topico...me despertou a vontade de começar de vez a fazer aeros de fibra...

como ainda tenho muitas duvidas..queria tira-las antes de ir as compras do material...

o tecido e a resina vou pegar mesmo na maxepoxi...já que estou perto da loja...

já esse "Mylar", nao sei onde comprar..fora a loja q vc indicou...será que acetato nao subistituiria ele?

qto voce pagou no metro de mylar ? para eu comparar com o preço do acetato

abraços....e pode ter certeza q irei encher muito seu saco..mas quero apreender pra começar acertando né...

obrigado
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Não tenho ideia se acetato funcionaria. A única alternativa que fiz foi chapa de RX, que acho que é algum tipo de PVC. Mas tem que passar cera de carnauba (desmoldate) para não grudar.

Pelo que me lembro, paguei R$ 20,00 o kilo. Deu uns 3,5m².
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

fui tentar fazer com aquela bomba de bicicleta do video, ela faz um vácio bom mas o problema é selar o bendito do saquinho... no meu ia fibrar o meio de quatro hastes e tinham as hastes saido pra fora do saquinho...... conclusão... acabei ligando o aspirador de pó no saquinho e um dimer pra deixar ele mais tranquilo... não é o ideal mas resolvel meu problema....
Acredito que se fosse uma forma mais fácil pra selar o saquinho tipo uma asa talvez com a bomba desse certo.
Utilizei a técnica da cola quente pra selar o saquinho... muito boa por sinal...

E agora que fui escrever isso que me toquei onde estava vazando... puts como não percebi na hora que o ar estava entrando por dentro das haste que eram tubos de FC e pasando pela fibra......
Tem coisas que so vamos perceber quando ja tivemos uma p... dor de cabeça pra resolver....
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

quanto ao acetato.... esquece... eu usei ele tambem e utilizei silicone spray pra desmoldante.... grudo que foi uma beleza.... sorte que é um reforço e fica bem escondido de tudo e alem disso não precisava de aerodinamica...
Cyber essa chapa de RX não molda bem formas complexas né?
Oque vc me aconselha pra utilizar para por exemplo fibrar o meio de um X ou um trem de pouso que solte depois
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:ebc590879f="osvaldoljunior"]Oque vc me aconselha pra utilizar para por exemplo fibrar o meio de um X ou um trem de pouso que solte depois[/quote:ebc590879f]
Apenas o saco de vácuo. O mylar e similar são mais rigidos não fazendo muitos contornos. Já o saco plastico faz muito bem. A diferença é que vc não terá brilho no acabamento.
Avatar do usuário
bliberato
membro
Mensagens: 1868
Registrado em: Seg Jun 25, 2007 3:28 pm
Localização: Fortaleza - Ce
Contato:

Mensagem por bliberato »

onde encontro o mylar!?!?
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

[quote:726a6cd601="bliberato"]onde encontro o mylar!?!?[/quote:726a6cd601]

Só sei em São Paulo. Está no primeiro post do tópico; é na Cisel. Lá eles vende e reenrolam motores elétricos. Talvez em lojas de componentes você encontre.
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

esse saco de vácuo é proprio pra isso ou qualquer saquinho serve cyber,
depois ele não vai ficar colado?
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Finalizei a asa mas não tirei fotos da instalação da lincagem dos ailerons. Depois posto como ficou a instalação dos servos e etc.

Mas eis a asa pronta pra voo. O acabamento superficial ficou tão bom que resolvi não entela-la (ta certo que a preguiça ajudou nessa decisão tb!). Só coloquei umas faixas para saber o lado do voo.

Trechos do video de voo podem ser vistos neste tópico:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46036
Anexos
pylon38.jpg
pylon38.jpg (36.12 KiB) Exibido 24641 vezes
Avatar do usuário
A_Almeida
membro
Mensagens: 637
Registrado em: Ter Nov 04, 2008 11:19 am
Localização: Dearborn - MI

Mensagem por A_Almeida »

Dah pra usar resina poliester sobre o isopor? Eh menos toxica e mais barata.
Responder