Montando um motor Brushless de cdrom /Guga e Carlos

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:d895fad62c="osvaldoljunior"]Stright... onde vc compra os imans de neodienio?[/quote:d895fad62c]

Olá Osvaldoljunior, esses últimos imãs de Neodímeo N50, um amigo trouxe do paraguai, mas já comprei no ml uns 5x5x1 N48 que são bons também.
O link é esse aqui ( se o administrador me permitir, se não pode apagar).
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79301584-_JM

O preço é R$ 5,00 a dúzia, para quem têm todas as outras peças em casa, fica praticamente de graça.


Abraços.
Avatar do usuário
motta
membro
Mensagens: 1295
Registrado em: Seg Jun 27, 2005 9:00 pm
Localização: Porto Alegre-RS Cep. 90640-140 - Rio de Janeiro-RJ Cep 20250-450

Mensagem por motta »

Eu comprava os imãs na oximag, ainda tenho uma boa quantidade, quando os prontos passaram a custar menos e de melhor qualidade parei de usar estes motores. Hobby, terapia e para adquirir conhecimento acho uma boa fonte. Para quem quiser baratear o Hobby não é o caminho, hoje este procedimento sai mais caro, como hobby e fonte de conhecimento tem suas vantagens.

http://www.oximag.com/

abraços motta
[], motta
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:afed4d0992="claudiorfernandes"]Stright, o motor que o cara usava é aquele com o bell chato, com uns 4 ou 5 cm de diâmetro....[/quote:afed4d0992]


Achei!!!
Olha aí Claudiorfernandes, encontrei esse motor que vc falou em um drive de diskette antigo (5 e 1/4 - Nos desmanches deve ter à miguelão), muito massa esse motor 24 polos e 80mm de diâmetro, apesar de que ficará muito forte (torque) não terei onde usá-lo, não vôo com Helicópteros.

Abração.
Anexos
Motor Desmontado Diâmetro 80mm.jpg
Motor Desmontado Diâmetro 80mm.jpg (29.92 KiB) Exibido 32387 vezes
Drive B.jpg
Drive B.jpg (36 KiB) Exibido 32387 vezes
Drive 5 e 1-4.jpg
Drive 5 e 1-4.jpg (32.69 KiB) Exibido 32387 vezes
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

O kV nesse motorzão de disquete deve ser muito baixo...

Se fosse reenrolar para ter uns 1000-750kV teria que dar poucas voltas por bobina e teria eu ligar o conjunto em delta na certa.

Só não sei até que ponto seria eficiente para um avião esse motor, pois ele é cúmulo do torque. :lol:

Consigo ver ele girando algo como... 12x7 ou 11x7... e dando um empuxo modesto.
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:f865528594="Sukyake"]O kV nesse motorzão de disquete deve ser muito baixo...

Se fosse reenrolar para ter uns 1000-750kV teria que dar poucas voltas por bobina e teria eu ligar o conjunto em delta na certa.

Só não sei até que ponto seria eficiente para um avião esse motor, pois ele é cúmulo do torque. :lol:

Consigo ver ele girando algo como... 12x7 ou 11x7... e dando um empuxo modesto.[/quote:f865528594]

Então Sukyake, eu teria que enrolar para ver. Aliviar ao máximo sem empenar o bell (vazar ele no torno e desgastar um pouco para diminuir o peso) e experimentar com algumas alternativas de enleamento e diâmetro de fio. Na prática os brushless se tornam surpreendentes, talvez para um Heli sirva.
Só que vai demorar, porque já terminei três motores e ainda faltam mais três que estão pela metade.
"Té mais".
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

o porta-rolamentos desse motor é lindo...
e que baita rolamento heim... ehehheh

estou me aventurando a enrolar motores agora.... talvez mais pra frente começo a trocar ímas e mudar as relações... mas quando começar a "fazer" meus motores de verdade, podem esperar! vou encher muuuito o saco de voces... ehheheeh

abraços...
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:f6535a656c="shoiti"]o porta-rolamentos desse motor é lindo...
e que baita rolamento heim... ehehheh

estou me aventurando a enrolar motores agora.... talvez mais pra frente começo a trocar ímas e mudar as relações... mas quando começar a "fazer" meus motores de verdade, podem esperar! vou encher muuuito o saco de voces... ehheheeh

abraços...[/quote:f6535a656c]


Ele parece pesado mas é todo em alumínio o que o torna muito leve proporcionalmente ao conjunto. E também pode ser trocado todo esse montante e colocado rolamentos menores com eixo de menor diâmetro, sei lá. Esse tipo de motor como disse não vou usar, mas farei os testes depois de pronto e vou postar aqui.
Abraços.
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

legal... mas se for fazer outro porta-rolamentos, se aproveita apenas o estator né?! pois ficaria melhor com bell de aluminio tambem....

abraços...

ps: nossa como eu queria ganhar um torno de aniversário!!! ahuahauhau
Avatar do usuário
STRIGHT
membro
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 9:13 pm
Localização: Curitiba - Pr
Contato:

Mensagem por STRIGHT »

[quote:b9efa7a46c="shoiti"]legal... mas se for fazer outro porta-rolamentos, se aproveita apenas o estator né?! pois ficaria melhor com bell de aluminio tambem....

abraços...

ps: nossa como eu queria ganhar um torno de aniversário!!! ahuahauhau[/quote:b9efa7a46c]



Então veja esse e.....chore. Ahahahahah!!
Anexos
MiniTorno.jpg
MiniTorno.jpg (15.92 KiB) Exibido 39360 vezes
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

Tá de brincadeira comigo!!!

qual o tamanho dele!? 1 metro mais ou menos!?

caraca... dá pra guardar no quarto!!!!! haiahuahuahauhau

tem idéia do valor de um desse?!
Responder