Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Nuno Alves Pereira
membro
Mensagens: 381
Registrado em: Seg Dez 01, 2003 11:35 am
Localização: Curitiba / Paraná

Mensagem por Nuno Alves Pereira »

[quote:1141d01510="alexcmag"]Este ESC parece bom para o projeto, não esqueça de que precisará também de um BEC.

No caso da bicicleta, já que vai dar um trabalhinho e gastar uma grana de qualquer jeito, sugiro fazer melhor:

Em vez de um potenciômetro com knob, usar algo mais parecido com um acelerador. O ideal seria uma manopla de acelerador de moto ligada a um potenciômetro, na minha opinião.

O ideal seria um servo-tester um pouco diferente, ligado a um sensor de corrente para poder limitá-la.

Por exemplo, supondo que seja feito para 80A:

Se o acelerador estiver no máximo e a corrente chegar a 120A, ele baixaria automaticamente para 2/3, e novamente para menos do que isto se necessário, até a corrente ficar até 80A.

Caso a corrente caia abaixo do máximo, ele subiria a potência comandada ao ESC até alcançar a máxima.

Assim você evita explodir tudo na primeira subida, quando a corrente com certeza aumentará.[/quote:1141d01510]

Sei que estamos meio off topic ....
Alex:
Em primeiro lugar lembrei do seu depósito das antenas que fareio hoje....... :oops:
Sempre pensei nisso, tipo uma motinho/lambreinha com um super speed, um super motor e muita 123....voce que entende muito de eletrônica, acha isso possível / viável $$? Podria desenvolver este "servo tester" mais inteligente?

Abraço,
Nuno
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Nuno, isso é tranquilamente passível de ser feito, o único "problema" é que demanda tempo de programação e acertos, que querendo ou não, agente faz nas horas vagas. E cadê as horas vagas???? rsss... ao meu ver é o único problema por hora.

Com relação ao restante do material demanda dimdim, que podem ser comprados aos poucos.

Essa é minha humilde opnião.

Abraços

Tiago
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Acho que está na hora de mudar o titulo do topico para eletrificando uma bike com Brushless hehe.
Essa eu vou acompanhar achei interesante a ideia!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

O tópico foi criado por mim, mas dou toda liberdade para continuidade da conversa pois estou fascinado com a discussão.

Tiago,
pode tomar conta do topico e posta todos os avanços do projeto.

Estamos realmente de antenas ligadas, e poderíamos mudar realmente o titulo do tópico para: Bike eletrificada com eletronica de aeromodelo hehehe

abraços
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Eleusmar... fique a vontade para mudar o tópico como quiser.
Quaaalquer coisa, o Alex tem o jeitinho dele e pode criar outro tópico com as mensagens que ele quiser e nome que ele quiser tb...eheheheh.!!!

Quero ajuda de TODOS vocês nesse projetinho. Vai ser muito legal com certeza.
Lembrando que vai ser um projeto NOSSO e não só meu ok? Quem quiser participar pode ficar avontade.

Estou a espera da opnião de vocês para fechar a compra do material, menos bateria que vai ficar pra daqui um tempinho. Até la podemos usar outros tipos de bateria, ou mesmo fontes ligadas diretamente da parede...ehehe.. eeeeé isso mesmo!! Podemos fazer os testes estáticos até la. Vai ser bem interessante.

Esse final de semana vou começar a mexer no meu microcontrolador e relembrar algumas coisas. Em assembly lembro quase tudo, mas é um tipo de programação de baixo nível, que demanda tempo demais. Vo tentar reaprender o C.

Abraços,

Tiago
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

projeto

Mensagem por qbrado »

Bom, escrevi algumas coisas no word, dêem uma conferida:

Projeto Bicicleta Elétrica


1. Componentes

· Motor de 6000W – 130kV para 12S ~ 45V.
· Speed Control de 120 A de capacidade máxima.
· Dissipador grande + Cooler.
· Carregador para baterias A123 “a ser desenvolvido” para as baterias abaixo.
· Pack de 12S2P de baterias A123 de 2200mAh cada célula.
· Uma bicicleta “comum” ou uma Scooter.
· Invólucro/pasta rígida para a proteção da bateria no quadro da bicicleta.
· Adaptador para o dissipador + cooler em local adequado.
· Correia para o acionamento da roda pelo motor.
· Esticador da correia.


2. Necessidades

· Manter o motor em local seco, que fique livre de respingos d’água, mas ao mesmo tempo arejado
· Manter o Speed Control em local seguro, fora de qualquer agente que possa trazer umidade.
· Acoplar um dissipador no Speed Control, de forma que o mesmo fique no lado externo do “arranjo”, garantindo boa convecção/ventilação natural e forçada pelo cooler.
· Proteger o motor de vibrações externas em seu eixo, a fim de minimizar danos aos rolamentos e demais componentes. Como sugestão, o uso de correias veiculares, para acionamento da roda em paralelo à corrente, acionada pelo usuário.
· Acelerador com “soft-start”, de modo que a aceleração não seja abrupta, elevando assim em demasia a corrente.
· Acelerador com duas funções: “economia” e “livre”. Em “economia” a corrente seria limitada a um valor, não a ultrapassando de forma alguma, podendo ou não ser definida pelo usuário. Pode-se usar valores de referência de corrente ou velocidade por exemplo (Ex: máx 60km/h). Em “livre”, a corrente seria limitada pelo conjunto, no caso o ESC ou um circuito de proteção do mesmo.
· Carregador que carregue as baterias citadas nos componentes em no máximo 30 min (acho que é um tempo óptimo).
· O carregador deve necessariamente ser para 110V ou 220V CA, além de ser leve o bastante para que possa ser carregado em conjunto com a bicicleta e conectado a qualquer parede que por ventura venha a necessitar carregar.

O que acham? Alguma coisa a acrescentar?

Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Vou dar minha contribuiçao..

Estou procurando um projeto de um dos participantes do grupo que usou motor da ventoinha do marea, ele pesa 96 kilos e a bicicleta atinge 40Km/h acho que é isso.

Essa bicicleta usa um motor 10 vezes menos potente que o que vcs estão pensando.
Por isso acho que esse motor seria melhor empregado em uma moto ou scooter.

Deem uma lida aqui:
http://www.evalbum.com/346
[img]http://www.evalbum.com/imgm.php?n=346a.jpg&w=300&h=225[/img]

Motor Permanent Magnet DC
12 Volt 120 Watt Rated 680 Watt Peak 3500 RPM 3.3 Kilogram
Drivetrain O6B Chain on rear bmx ratchet wheel in front forks 11:1
Controller
Hi-Tech 2 Speeds = ON and OFF
Batteries 2 DiaMec DM12, 12.00 Volt, Lead-Acid, AGM
18 Ah at 20 hour rate 6.1Kg each
System Voltage 12 Volts
Charger
MeMade 15 Volt regulator, series diodes 14.7 Volt or 13.8 Volt
Heater The Australian Sun burns your armhairs off :)
DC/DC Converter
will make up a LM340T6 for front headlight
Instrumentation Bike Speedo
Top Speed 35 MPH (56 KPH)
on 24 Volts, 20 MPH on 12 Volts 40 MPH if pedalled
Range 5 Miles ( 8 Kilometers)
flat out
Seating Capacity 1 adult, but I could fit lots more seats, honest
Curb Weight 63 Pounds (28 Kilograms)
bike 11 kg, motor 3.3 kg, batts 12 kg, stuff 2 kg
Tires Rear: 26" Continential, Front: Cheng Shin Rubbish
Conversion Time 25 Days from Idea to Now


Aqui vcs encontram Pinhoes e coroas para Kart

http://www.ppk.com.br/produtos.asp?categoria=98&nome=PINH%C3%95ES

http://www.ppk.com.br/produtos.asp?categoria=100&nome=COROAS


Daqui a pouco posto os dados da bicileta com motor de ventoinha do marea.
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Ideias para prender o motor
Anexos
Roda traseira com motor bosch GPB.<br />O da ventoinha do Marea ou brava são GPB.
Roda traseira com motor bosch GPB.
O da ventoinha do Marea ou brava são GPB.
mario1.jpg (29.75 KiB) Exibido 38943 vezes
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Bicicleta com motor AXI brushless e com servo-tester. Muitas fotos da montagem, vale a pena olhar.. Na verdade é uma bike meio estranha, mas vale a montagem, passo a passo.. rsrsrsrsrs

http://www.wisil.recumbents.com/wisil/shumaker/default.htm

For those who want the info, here are the parts I used:

*

AXI 5345/14 motor
*

Max Amps 10AH lithium cells (12 cells in series)
*

Castle Creations HV110 ESC (controller)
*

Astro Flight brand "Servo Tester"
*

Dimention Engineering VHV BEC (servo tester power supply)
*

Eagle Tree "Micro Logger" data logger with "Power Panel" display
*

Venom Speed Meter speedometer

Final drive ratio from motor to rear wheel, 25 to 1 (currently) for 30 mph top speed.

30 mph cerca de 48Km/h em uma bike..
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Para os que estão levando mais a sério.
Calculadora para bicicleta, calcula entre outra coisas quanto de força precisa para vc atingir determinada velocidade..

http://www.machinehead-software.co.uk/bike/power/bicycle_power_calculator.html
[img:76901cacd4]http://www.machinehead-software.co.uk/bike/images/bicycle_power_calculator_main.gif[/img:76901cacd4]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Responder