Projeto pra regulador de voltagem 5V 3A

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

[quote:f85b34ecb1="Marco Antonio"]Esse regulador não serve pra essa entrada de tensão, use um da familia LM1117 que tem lowdrop de menos de 1V[/quote:f85b34ecb1]

Puxa vida Marco esse LM ai eu não encontrei em nenhuma fonte na sucata aki! Vc poderia por favor me explicar porque meu esquema não pode usar o 7805?

Pouca tensão de bateria?

Uma de 10,8v seria correto usar no meu esquema?

Eu pensei que daria certo baseado nos testes executados pelo EY :

[quote:f85b34ecb1="Eduardo Yamin"]fiz o treco, entra 7,x ou 11,y e sai 4,99V agora é testar no modelo :roll:

por motivos de copyright editamos a foto pra ficar desfocada. :wink:[/quote:f85b34ecb1]


Outra coisa para não aumentar o peso da bateria seria possível usar a 7.2v instalando no caminho positivo para o receptor diodos (3) 1N4001 em paralelo para 3A ou o diodo 1N5400 a 1N5408 para 3A tbm só que ai já não sei de quanto é a queda. Pode ser? Ficaria até + leve qe o regulador!

referencia: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44994&highlight=align+step+down

Desde já Brigadão!
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

Vi usar onde mesmo?
Não gosto da solução de usar diodo se for para alimentar servo.. só uma correção no seu esquema, sempre que usar um regulador entre a saida e o terra coloque um capacitor de 100nf, o mais proximo do regulador que vc puder.
O ideal no seu caso é usar 3S e cuidado pois ele vai esquentar se não colocar um dissipador.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

[quote:83ca64d47e="Marco Antonio"]Vi usar onde mesmo?
Não gosto da solução de usar diodo se for para alimentar servo.. só uma correção no seu esquema, sempre que usar um regulador entre a saida e o terra coloque um capacitor de 100nf, o mais proximo do regulador que vc puder.
O ideal no seu caso é usar 3S e cuidado pois ele vai esquentar se não colocar um dissipador.[/quote:83ca64d47e]

Tah, esse capacitor de 100nf seria o tal 104? Laranja? Parecido com um ovo frito? rs... Encontrei ele em grande quantidade em fontes velhas na sucata, agora vem a duvida, vc quer que eu o instale junto com o capacitor de 47uf 16v do mesmo jeito que está ou no lugar do 47uf?

Favor verifique se está correto, observando os esquemas abaixo e diga qual o correto, já com dissipador acoplado ao 7805.

[img:83ca64d47e]http://img366.imageshack.us/img366/5441/esquemareguladordevoltarl5.jpg[/img:83ca64d47e]

Respondendo sua pergunta, pretendia usar em planadores de 2m e Zagi de 1,80m e seria instalado logo apos a Bateria fornecendo 5v a eletrônica que é 1RX Full + 2 Servos Std Hitec 4.8v ~ 6v, não sei ainda quantos amperes essa eletrônica necessita, mas se for mais que 1A seria somente adicionar + 1 ou 2 7805 em Paralelo certo?

Pretendia, porque já está ficando pesado demais, a idéia era 7.2v.

Marco, vc poderia, por favor, dizer o por que de não ser adepto do uso de diodos? Que risco eles oferecem? seria levíssimo e ou me explicar o pau que poderia resultar de eu usar o esquema da 2s no post anterior?

O EY disse em um post neste tópico que está usando o mesmo esquema com 2s a 6 meses.

[quote:83ca64d47e="Eduardo Yamin"]Pra registro, to usando o regulador desde janeiro no meu minitérmico ( 2 gws pico + rx 127DF), sem problema algum, funciona muito bem, carrego a lipo de 250 só de vez em quando... hehehe.[/quote:83ca64d47e]

Sei que estou sendo chato, mas é que eu gostaria de entender o feito para assim poder usar sempre e com segurança!

Desde já Obrigado.

Date.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Repare que o Eduardo Yamin disse que está usando este esquema, mas na foto aparece regulador que o Marco Antonio sugeriu lá no início e o Gustavo comprou na Farnell, e não é um 7805.

O 7805 perde uns 3V, portanto para regular 5V de forma confiável ele precisa de pelo menos 8V na entrada.

Não se acham reguladores bons em circuitos comuns, porque a maioria trabalha com tensão da fonte bem maior, não tendo problema com a queda de tensão do 7805.

Aliás, a maioria das coisas que usamos não aparecem em circuitos comuns. Pelo menos não conheço nenhum equipamento comercial (principalmente mais antigo, que esteja na sucata) que use MOSFETs de 3,3 miliOhms, nem baterias com taxa de descarga de 20C, nem inversores minúsculos, de alta corrente e baixo preço...
Date
membro
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Jun 22, 2007 9:03 pm
Localização: Curitiba - PR

Mensagem por Date »

Brigadão Alex

Agora ficou claro, e infelizmente não esta nada "clara" a foto do EY rs... não dando pra observar o regulador, e o EY tbm não descreveu os componentes sendo assim é tudo culpa do EY!!! rs... Brincadeira foi vascilo meu!!!

Lá no inicio do tópico alguém falow que precisava mesmo de 3v a +, acabei não dando atenção, porque levei em conta a tensão 7.2+ da bat quando carregada e quando vi os posts de testes do EY acabei me empolgando e esquecendo dos posts anteriores onde o regulador em questão era outro!

Valew, mas aproveitando sua experiência poderia tbm deixar sua opinião sobre o bendito uso dos diodos? O que vc acha? Tem uma luz no fim do túnel? Consegue indicar uma solução leve e de preferência nacional?

O LM1117 sugerido pelo Marco está difícil de achar.

Desde já Obrigado.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tem LM1117-5.0 na loja www.farnell.com.br .

Por aí, lembro que tinha uma loja de eletrônica perto da Hercílio Luz, mas nem sei se ainda existe, mas se existir você pode perguntar por lá o que têm de reguladores de tensão.

Não gosto de diodo para este caso.

Quando a bateria está cheia (8,4V), você precisa fazer a tensão cair para no máximo uns 5,6V para não torrar os servos. 8,4V-5,6V=2,8V, que divididos pela queda de tensão em um diodo (0,7V) daria 4 diodos em série.

Quando a bateria está vazia (6V), se tirar os mesmos 2,8V a tensão que alimentará os servos é de apenas 3,2V.

Apesar de haver servos que trabalham bem com 3,2V, isto não é nada garantido, muitos falham e travam nesta tensão, além de ficarem muito lerdos.

Apesar de haver servos que trabalham com 7,5V, não são todos.

Além disto, a queda de tensão em um diodo não é constante. Se a corrente circulando for muito baixa a tensão cai pouco, o que significa que seu servo quando parado continuaria recebendo uns 8V com a bateria cheia. Dependendo do servo, pode torrar com isto...

Daria para minimizar isto com um resistor em paralelo com o servo, mas como existem outros problemas, acho que não é a melhor das idéias.
wagasparini
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Dom Mar 02, 2008 12:06 am
Localização: Ourinhos SP
Contato:

Mensagem por wagasparini »

Boa tarde, queira saber para o RX por que usar 3C e não pode usar 20C Bateria de Lippo?
Pode queimar o BEC ou o Receptor? Ou não tem nada haver?
Wagner
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Na verdade não se usa a bateria direto no RX, é preciso um regulador (BEC).

Como o BEC se encarrega de converter a tensão da bateria para 5V constantes, tanto faz se a bateria ligada na entrada do BEC for de 3C, 20C, 50C, ou se estiver ligado em uma bateria de 150Ah 12V...

Portanto, não tem nada a ver uma coisa com a outra.
Avatar do usuário
RCampos
membro
Mensagens: 935
Registrado em: Sáb Ago 11, 2007 12:30 pm
Localização: Uberaba-MG
Contato:

Mensagem por RCampos »

Será que tem como fazer um circuito utilizando o 7805 para alimentar uma câmera digital com 3V?
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Só se você usasse diodos para forçar a queda de tensão. O 7805 regula 5V e isso não pode ser mudado. Use o LM317, é ajustável a partir de 1,5V se bem me lembro.
Responder