Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:0c5822fd10="Sukyake"]Ok... Eu vou passar umas informações minhas e gostaria de umas opiniões e sugestões. :lol:

Peso a ser transportado: 83Kg (tô pesando 77Kg mas vale a pena deixar uma margem para bagagem)
Autonomia desejada: 40Km
Velocidade: 40-30Km/h
Veículo: bike aro 24"

E aí? O que seria uma boa motorização para esse caso?[/quote:0c5822fd10]
Eu também quero algo semelhante.
Só que no meu caso, aumente o peso pra 94 kg. (será que dá????)
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
leonardospera
membro
Mensagens: 159
Registrado em: Qui Nov 22, 2007 12:15 am
Contato:

Mensagem por leonardospera »

Galera.
Vou contar a estória da burguinha.
Eu a comprei financiada em 2007, ela é 06/07 (no documento mesmo), usava praticamente para ir e voltar do trabalho. Já tive um acidente antes com ela, eu escorreguei em uma rua de paralelepípedo molhado e a motinho foi ralando de lado. A moto quebrou todas as carenagens do lado e eu quebrei o cotovelo. Depois disso, eu arrumei a moto e voltei a andar. (arrumei na oficina autorizada Suzuki, na mesma que eu fiz a revisão, que foi na mesma época, alias eu fiz junto com o conserto) gastei uma grana mas a moto ficou zerada. Isso ela tava com 1500 km. Depois disso eu andei até uns 3000 e poucos quilômetros, e caí denovo. Dessa vez eu bati atrás de um carro, no sinal fechado. Foi bem "sossegado" o acidente, o sinal abriu e eu saí andando, mas eu olhei para uma Kombi q estava encostada no canto, o próximo semáforo fechou e um carro entrou na faixa q eu tava e brecou. Resultado, eu cai feito uma jaca na rua, na frente do cemitério (exatamente na frente) e se tivesse alguém tentando passar no amarelo naquele sinal, eu teria ido pro vinagre.
No final das contas, a moto ta parada porque eu fiquei traumatizado, porque ela anda. Só quebraram algumas carenagens, sendo q a maioria eu mesmo estou recuperando, teria q trocar umas duas mais o farol. Chutando alto, ficaria em uns 1000 reais pra arrumar ela.
Desde essa época os documentos estão atrasados, eu olhei agora e está em 753 reais. A moto já está quitada, para transferir é bem fácil.

Ou seja.

O valor de uma motinho dessa seria de uns 3800 a 4200
Vamos chutar 4000
4000
-1000
- 753
---------
2247

Eu entrego ela por R$-1800,00

Aceito um t-rex na troca carregador e baterias talvez.
Pra quem for de são Paulo fica fácil, ela cabe em qualquer caçamba de caminhonetinha e precisa de uma corda só pra levar, é sossegado.
As fotos dela no estado que está agora eu não tenho. Vou providenciar.
vou mandar um link do youtube com algums dicas da burgman, lá da pra ver como funciona a transmissão dela, eu mesmo só vi q ela tinha uma redução no cubo da roda nesse video. é longo, mas mostra detalhes da motinho.
[url]http://br.youtube.com/watch?v=q5iso_K22OM[/url]

Qualquer dúvida me adicionem no msn também.

Abraços.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Leonardo, sei que realmente ela vale isso, com certeza.
Mas infelizmente pra mim foge do meu alcance, ainda mais que não vou necessitar do motor dela e outras coisas. Vai acabar ficando mais caro que comprar uma moto pronto elétrica made in china e turbinar ela com baterias melhores e tals, já que tem que da uma garibada nela depois de qualquer forma.

Mas fica aí uma boa opção pra quem esteja procurando uma.

Ontem fiz a compra dos materiais e assim que chegar envio fotos para vocês verem.

Alex/pessoal, por um acaso ja começaram a mexer em algo? O que necessita da minha ajuda q pode estar ao meu alcance?
Abraços

Tiago
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

qbrado,
estou aguardando com muita expectativa a postagem dos seus avanços.
Abraços
Eleusmar
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

Ola a todos,

Silenciosamente tenho acompanhado esse tópico, pois adoro fazer tudo o que é meu...

Seguinte, não sou engenheiro elétrico e não tenho nenhuma noção de eletrônica, mas o conhecimento de muito tempo estudando o que acho por ai...

Considerando o motor:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idproduct=4570
Alem de ter um excelente preço…
Rpm/V: 215
Eficiência máxima: 60A
Carga máxima: 80A
Watts: 2220
Max/Watts: 2800

Estava rabiscando algumas coisas ontem, vejam se está correto:

Watts / Volts = Amps
2220 / 37 = 60
Watts / Amps = Volts
2200 / 60 = 37
Volts * Amps = watts
37 * 60 = 2220
Volts * rpm/V = rpm
37 * 215 = 7955

Tomando ele como base, podemos ter:
3 x 12v de 40 Amps
= 36v e 40 Amps

Agora minha duvida... temos que ter uma bateria que forneça exatamente os 60 Amps necessários? E o ESC? Deve ser 60 Amps ou 80 Amps ou até um maior?

Pela pratica, se ele consome 60 Amps e tenho uma bateria de 60 Amps a autonomia sem contar com atrito e outros fatores, duraria uma hora. Correto???

Cério que com bateria de carro, as de chumbo - acido, daria para fazer algo bem legal.
Obvio que ganharíamos peso, mas creio que se consegue fazer uma verdadeira moto usando esses esquemas e alguma espécie de caixa de câmbio.

Tenho algumas idéias na manga ainda...

Desculpe a ignorância mas não consigo achar essas informações em lugar nenhum...

[]’s a todos
T+
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Se o motor consome 60A, o ESC deve suportar de preferência mais que 60A, para consumir picos de partida sem superaquecer. Uns 80A a 120A iriam bem.

A bateria precisa conseguir fornecer 60A, mas aí tome cuidado com as medidas das baterias.

Baterias têm várias unidades de medida de características diferentes:

Capacidade, em Ah (ampére x hora), é uma unidade de "volume" de energia armazenada. Se você tiver uma bateria de 60Ah e consumir exatamente 60A, ele deve durar 1h;

Tensão, em V (Volts), é o potencial elétrico da bateria, esta parte é mais fácil de entender pelas nossas tomadas.

Descarga, em A (Ampéres), é a corrente que pode fornecer. Por exemplo, suponha um chuveiro de 4400W, ele exigirá uma corrente de 20A em 220V (a potência é igual à tensão multiplicada pela corrente).

A descarga também pode ser expressa em C, que uma unidade relativa que usamos nas nossas baterias. Uma bateria de 16C consegue uma descarga de 16 vezes a corrente nominal. Por exemplo, 2,2Ah 16C dá uma corrente de descarga de 2,2*16A = 35,2A.

Com várias baterias de moto em série dá para fazer sim, tanto que já fizeram.

Estas baterias (chumbo-ácido) têm a vantagem de ser relativamente baratas, mas são muito pesadas. Cada bateria de moto pesa uns 6Kg, juntando 4 para girar um motor brushless legal já dá 24Kg. Se for de carro, considere uns 75Kg...

Além disto, elas não gostam de descargas muito altas por muito tempo, normalmente 2C de descarga (isto é, uma bateria de 20Ah descarregando 40A contínuos) já está no limite.

Tudo isto tem que ser pensado...
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

bike

Mensagem por qbrado »

Com certeza é um ponto a se levar em consideração. As baterias, ao meu ver, será a principal dificuldade em relação a custos/peso.

Bom, enquanto o material não chega, estive matutando no suporte e como será a transmissão motor para a catraca. A minha intenção é deixar o motor com menos torção possível no eixo assim como o mais livre de vibrações oriundas de buracos e etc, para evitar o desprendimento de ímãs, que acho o pronto critico da utilização do mesmo. Imagine a bicicleta andando todos os dias, por paralelepípedos + buracos + depressões diversas, qual será o tempo de vida do motor? Essa é minha primeira preocupação. Como podemos minimizar essa vibração para o motor?


Com relação à bicicleta, estou querendo adquirir essa, por R$200 reais, usada.
Acho que é uma boa opção custo/benefício. O que acham?

Abraços

Tiago
Anexos
1.JPG
1.JPG (29.97 KiB) Exibido 19987 vezes
2.JPG
2.JPG (36.15 KiB) Exibido 19987 vezes
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Dando uma navegada na internet, encontrei esse site, onde a pessoa diz ter chegado a 52mph * 1,6 = 83 km/h mais ou menos.
É uma velocidade boa não né? Dêem uma conferida.

http://www.endless-sphere.com/forums/viewtopic.php?f=3&t=5156

Abraços,

Tiago
Avatar do usuário
fabio_sp
membro
Mensagens: 1681
Registrado em: Dom Nov 05, 2006 4:45 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por fabio_sp »

na boa, qbrado? esse velocidade numa bake e ate bem perigosa
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

alex, valeu pelas dicas...

qbrado,

deixa eu ver se entendi...

em questão a vibração do motor, faria um contra eixo com molas para assim reduzir a vibração no mesmo...

segue desenho que fiz, meramente ilustrativo...

em relação a velocidade, é totalmente insseguro numa bike chegar nessa velocidade, não pq ela não aguente mesmo pq temos bikes tipo caloi 10 que chegam a 90km/h numa boa, o problema é que estamos em um pais deficiente e qualquer pedrinha que se pegue nessa velo com uma bike é chão na certa!
Responder