Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

caramba, num anexo...
Anexos
ex_01.jpg
ex_01.jpg (16.6 KiB) Exibido 19966 vezes
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Acredito que 50km/h em uma rua boa de asfalto é o limite de segurança para bike aro 24" comum.

Mais que isso só se for uma bike com rodas bem balanceadas e alinhadas.

Além do mais... já corri muito com bike aro 20" a 30km/h... quantas vezes não perdi o controle ao atingir 40Km/h... começa a vibrar tudo, depois você zag-zaguei feito "elevon com fluter" e capota longe... muuuuuuuuuuiito longe se estiver numa descida... :lol:

Hoje eu não passo de 30km/h com aro 24", dei fim as loucuras que fazia em Barra Velha, pois a bike já está baleada demais...
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Calma pessoal, eu não disse que quero atingir essa velocidade. Só coloquei mais um exemplo de conversão de bike para elétrica.

Com certeza uma velocidade em torno de 45km/h é o máximo necessário. Acima disso é muito risco para uma mera bicicleta, mesmo ela tendo freios a disco e etc.

Rodrigo, acho que não era bem esse esquema que eu quiz dizer. Mesmo porque quando, no seu esquemático, o motor oferecer algum tipo de torque as molas vibrarão tanto que a corrente provavelmente não terá esticamento suficientemente para prover a tração.
Vamos lá, vê se consegue entender meu racioncínio.

Caso seje uma bicicleta comum, sem amortecedores, o motor provavelmente vai esta montado no quadro da bicicleta, de alguma forma. Caso eu passe em um buraco, com certeza todo o quadro inclusive eu sentirei o baque. No nosso caso temos os joelhos, aquelas levantadinhas q damos para não sofrer tanto com o buraco. No caso do motor ele vai absorver parte desse baque sofrido, e com o tempo, pode gerar um certo tipo de esterese na "cola" do ímã com o motor, podendo esse vir a desprender.
O que eu estava querendo explicar, é que devemos fazer um sistema com um arranjo qualquer q minimize esses baques e aumente assim a vida útil do motor/imãs. Um desses sistemas poderia ser o da bicicleta q postei acima, que possui um amortecedor no quadro central, absorvendo assim parte do impacto e diminuindo o baque no motor. É uma das soluções. Agora sei que vocês são criativos e podem dar outras sugestões que serão sempre bem-vindas ok?

Entendeu um pouco o que eu quiz dizer com isso?
Infelizmente acabei de perder a oportunidade de comprar a bike acima que mensionei. Acho que realmente estava barata, tanto que o cara colocou pra vender ontem e hoje uma pessoa comprou na minha frente, que pena!! :-(
Agora estou a procura de outra. Quem souber de alguém de BH que esteja desfazendo de uma baratinha, mais ou menos nesse preço, fala pra conversar comigo ou pelo email: tiagofidelis@gmail.com

Abraços

Tiago
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

fala qbrado,

mas no deseim foi isso mesmo que quiz dizer...

o mototr não ficará solto. oque ficara móvel é o braço dele (onde ele esta preso)
a corrente que coloquei no esquema gira um sub-eixo que por si gira outro pinhao que porá em funcionamento uma segunda corrente, a de tração...

as molas não ofereceram vibração, a unica coisa que ficara diferente é na aceleração que o braço movel onde o motor fica, tenderá a descer ou subir (dependendo do lado do giro). oque se pode fazer ainda é colocar um pequeno amortecedor junto a esse sistema eliminando uma nas molas (a que segura o arranque do motor continua) e o amortecedor vai do mesmo lado evitando que o motor no arranque de uma sobrecarga de força e numa eventual pancada funcionará como a amortecedor de um carro...

entendeu tb oq eu tava querendo dizer no desenho? é complicado entender a cabeça dos outros mesmo!! rs ainda mais a minha!! hahahah

falow
[]´s
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Atualizando o tópico com alguns cálculos enquanto não chega o material.

Achei aqui no Brasil uma montadora de bateria, e lá tem uma bateria náutica de 200A por 420,00. Como uma bateria de 90A pesa em média de 20Kg. Estimo essa pesar por volta dos 50Kg, logo duas vão dar 100Kg.
Como vou deixar a RD350 de lado e vou usar minha CBX200 Strada que pesa 120Kg com motor, portanto tirando o mesmo acho que enxugo uns 50Kg. Ou seja a moto sem motor com as baterias uns 170Kg + meu peso 75Kg = 245Kg. Será que o motorzinho da Hobbycity de 7000W a 48V. Será que com essas duas Baterias ligadas em série fazendo 24V com 200A. Será que leva os 250Kg ??? Estou preocupado na saída andando sei que vai, mas estou preocupado é com a moto parada.

Outros cálculos:

O motor tem KV: 180
Então 24V x 180KV = 4320 Rpm

Sabendo que minha roda é aro 18 + ou – 20Cm de raio
Então 2*PI*20cm = 125,6636Cm por cada volta da roda

Usando uma relação de Pinhão 15 e coroa 55 teremos 4320Rpm / 3,666 (redução) = 11783,396 Rpm

Então:
125,6636cm por volta x 11783,396rpm = mais ou menos 88 Km/h

Claro isso tudo em teoria. É isso mesmo ??

Bom eu gasto por mês com minha moto em combustível R$120,00 + 15,00 de óleo = R$135,00

Baterias 420,00 x 2 = R$ 840,00 se elas durarem 1 ano, afinal a taxa de descarga não vai ser nem 1C delas. Teria 840,00 / 12meses = R$ 70,00 por mês + energia para recarregar as baterias. Acho que saiu no lucro e ainda não vou poluir a natureza..

É mais ou menos na minha teoria doida está legal... Será que na pratica funciona ???
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

[quote:2d064c617e="alexcmag"]Ainda não fiz nada, estou dando uma organizada na oficina e tirando umas coisas da frente antes...[/quote:2d064c617e]

Alexcmag, não é do que você vai montar não, mas sim das encomendas da china.. rsrsrsrs. As manetes, etc... Afinal vc precisa delas para testar..

Mas aproveitando, o que achou das minhas contas malucas ??? É mais ou menos aqui ali mesmo ???
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que a resposta ficou meio fora de contexto... Tava distraído, li um post do qbrado em outra página acabei respondendo...

Enquanto não chegarem as manetes pretendo testar os sensores de corrente que já tenho, até porque preciso saber tudo deles para outro projeto.

Com relação a suas contas, considere que o Kv é em vazio, sem carga.

Com carga, a rotação deve cair uns 20% a 30%, portanto para 24V considere 3400rpm.

Com a redução de 3,666:1 cai pra 927rpm na roda, uns 70Km/h.

De qualquer jeito, acho 24V pouco. O ideal é trabalhar com 48V mesmo, a corrente fica menor, perde-se menos nos fios, a eficiência aumenta.

Quanto a levar 250Kg com 7000W, minha resposta é: com certeza.

Como comparação, considere que 7000W são 9,38HP. Tudo bem que é menos do que motos 125, mas a relação peso/potência fica em 26,6Kg/hp.

Não é muito comparado a motos ou carros esporte, mas é bem próximo dos 20Kg/hp do Corsa 1.0 que dirigia há uns 12 anos, e garanto que eu não ficava para trás do fluxo no trânsito urbano e saía na frente no farol verde.

Isto era em um motor com pouco torque em baixa rotação, mas motores elétricos têm muito torque disponível em qualquer rotação, portanto a mesma relação peso/potência com motor elétrico leva vantagem.
rodrigo.aires
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Sex Ago 01, 2008 12:16 pm
Localização: osasco, são paulo

Mensagem por rodrigo.aires »

fala pessoal,

tenho uma duvida, se utilizar esse motor, (7000w) e 4 baterias automotivas normais (12v ~50) daria certo? num to entendendo a do Amper... tenho que ter cerca de ~150A em cada bateria
12v*4baterias=48v
7000w / 48v = 145A ?????? ta certo????

Buts,

qual o esc que vai usar pra esse motor?

e onde vc vai pega (comprar) ele?

[]'s
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

7000W / 48V dá 145A.

Como as baterias estarão em série, você pode usar 4 baterias que aguentem fornecer esta corrente.

Baterias de chumbo-ácido aguentam normalmente picos de 5C, sendo recomendável descarga média abaixo de 1C.

Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h...

Como a densidade energética de baterias de chumbo-ácido é de 30 a 50Wh/Kg, provavelmente o conjunto (4 x 12V 30Ah) deve dar um peso de uns 29Kg a 48Kg.

Como fica tudo meio no limite e acelerar tudo ladeira acima ou com a roda presa gera correntes enormes, volto a destacar que é bom ter limites de corrente e potência para garantir a integridade do equipamento.
Responder