Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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qbrado
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Mensagem por qbrado »

Rodrigo, é isso mesmo.

No caso, pelo que li, baterias automotivas têm uma período curto de capacidade... ou seja, podem ser usadas no máx 20% de sua capacidade, e depois recarregadas.

Leia atentamente o que esta escrito abaixo:

[quote:340c6dc099]Vou falar sobre baterias chumbo-ácido, pois observo que a maioria das pessoas não faz a mínima idéia de como utilizá-las corretamente(..)
Este é um assunto que a maioria das pessoas não dá muita atenção e acaba estragando a bateria do seu carro sem saber o motivo.
Existem vários tipos de baterias chumbo-ácido, mas elas podem ser agrupadas em dois grandes grupos:
· Baterias de ciclo normal
· Baterias de ciclo profundo

A bateria de ciclo normal é a bateria automotiva que temos em nossos carros, ela é fabricada para sofrer descargas de no máximo 20 % de sua carga total e logo após ser carregada novamente.
Este tipo de bateria se for descarregada abaixo de 80% começa a sofrer processo de sulfatação e conseqüente perda de vida útil.
(..)
Se sua bateria for de 40Ah, (..), assim você
poderá gastar 8Ah e logo depois deverá recarregar a bateria.
Ok, mas o que eu posso fazer com 8Ah?
Se você tiver um Pack 3S1P de LIFE de 2300mAh (2300mAh = 2,3Ah), você poderá carregar no máximo 3 vezes:
3 x 2,3Ah = 6,9Ah, pois se carregar 4 vezes já descarregará demais a bateria do carro: 4 x 2,3Ah = 9,2Ah
Mas é muito pouco! Eu sei que é pouco, mas essa bateria é pra trabalhar assim e estimase que se você descarregar uma bateria automotiva metade de sua carga ela não durará nem 50 recargas.
(...)
Mas o que eu posso fazer? Você pode comprar uma bateria de ciclo profundo! Por
exemplo as baterias náuticas (desenvolvidas para alimentar os sistemas eletrônicos e elétricos de barcos). Nestas baterias você pode descarregar até 80% da carga sem estragar a bateria, (...)

(..)

[/quote:340c6dc099]

As palavras acima foram retiradas do nosso colega aqui do fórum: cassiorage
Para ler o texto completo, sem cortes entre aqui:

http://www.superhelis.com.br/editor/images/file/LiFe.pdf

Em relação ao ESC pode ser comprado na própria HobbyCity.com. Lá se tem os ESC com maiores custo/benefício que ja vi.

Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
rodrigo.aires
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Mensagem por rodrigo.aires »

então,

e se eu usar 4 baterias nauticas de 150A...

eu teria a watagem necessaria (até de sobra) e andaria as ~1:30???

agora fiquei com mais duvida ainda!

pq chegaria a esse tempo, qual o calculo?

[]'s
rodrigo.aires
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Mensagem por rodrigo.aires »

Alex,

seguindo o topico:
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46665&highlight=bike+eletrica

então qual seria a config geral?

bateria: 4x 12v 100A
motor: 7000W
ESC: 100A ou o de 200A da himodel????

[]'s
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

Tem que ver se não fica muito pesado em uma moto as 4 baterias de 100Ah...

O ESC Himodel de 200A é para baixa tensão (máximo de 30V, limite dos FETs), neste caso seriam apenas 2 baterias de 100Ah em série. Não achei na especificação do motor a corrente máxima, se chegar a 200A, é só tomar cuidado com os conectores e fios que rola. A potência ficaria limitada a uns 4800W neste caso.

O de 100A 12S da Turnigy já aguenta tensão maior, apesar de corrente menor, com certeza seria a melhor opção em termos de fios, conectores, menor perda de corrente, etc. já que 100A é uma corrente mais "razoável", dá para usar um fio de "apenas" 15mm² !!!
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

[quote:33d1bb696f="alexcmag"]
Portanto, para aguentar os 150A de pico, baterias 30Ah já podem ser usadas. Com esta capacidade (48V x 30Ah = 1440Wh) deve-se sustentar velocidades acima de 60Km/h por cerca de 1,5h....[/quote:33d1bb696f]

Alex, como que se estima o consumo do motor em Wh pra fazer a conta de duração da bateria?
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
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Junior
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Moto ideal para converter para elétrica

Mensagem por Junior »

Deixo a dica para alguém que estiver a fim de converter uma moto para tração elétrica.
Tem um cara anunciando uma moto Aprilia RS50 ano 2000 no site do Mercado Livre. A moto está com motor fundido e foi arrematada num leilão e ele está pedindo R$3000,00 por ela. A mesma é vendida por R$9000,00 só que bem conservada.
A moto foi inspirada no modelo GP de 1100cc da mesma marca, tem quadro de aluminio tipo box, freio a disco dianteiro e traseiro, carenagem integral (para esconder as baterias), suspensão monochoque na traseira, muito bonita mesmo.
A moto pesa 89Kg (seca). Sem o motor e cambio pesa uns 65Kg.
Clique [url=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-79690406-aprilia-rs-50-_JM]AQUI [/url] para ver a oferta no ML.
Acho que seria uma moto perfeita para conversão.
Mas tem que ver se a documentação e impostos estão em dia. Ele está vendendo como sucata!
Obs: Não conheço o proprietário da moto e não tenho nenhum envolvimento com esta oferta do ML.
Junior
rodrigo.aires
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Mensagem por rodrigo.aires »

é Alex,

ficou a duvida ainda, qual o calculo que se faz para chegar na duração das baterias??? lembrando que usando baterias de ciclo normal!!!

outra coisa...

nesse caso então, nem compensa tanto pegar esse motor, no caso poderia pegar um de menor watagem???? ( <W = <$ = > :) ) certo?

ou melhor ainda... e se trabalharmos com mais de um motor???? tipo,
2 motores de 2200w por 60A por 36,6v (espec. do engine abaixo)
2 ESC de 60A (ou 80A ou 100A) me deem uma luz que num entendi essa parte de pico
3 baterias de 150A
1 servo tester ligado em Y
da certo???????????????

epecificações motor:
Size: 63mm Diameter x 105mm Length
Weight: 679g
Idle Current: 1.3A
Recomended Lipo Config: 10Cells
Constant: 235Kv
Shaft Diameter: 8mm
Max Efficency: 57A
Max Load: 80A
Max Power (W/60s): 2900
Suggested Prop: 22x12
Model Weight: 10kg (22lbs)

exemplo


Aprilia RS50 --- ixiiiii...

como sucata é muito dificil de levantar ela novamente!!!

num vou negar, é uma patcha motinha mas, "esquentar" a documentação novamnete e ainda ter de passar pelo IPT e detram para vistoria e testes da mais dor de cabeça e principalmente $$$$

olha o pepino ai...





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IPVA

Licenciamento Eletrônico Dados do Veículo
Proprietário REAL PREVIDENCIA E SEGUROS SA
Placa JUB-5926
Município 100-4 - São Paulo
Renavam 758930437
Marca/Modelo APRILIA/RS 50 RACING
Código do Ipva 0268020
Ano de Fabricação 2000
Combustível GASOLINA
Espécie PASSAGEIRO
Tipo CICLOMOTO
Procedência NACIONAL
Categoria PARTICULAR
Liberado para Licenciamento NÃO
Veículo já licenciado em 2008 NÃO

IPVA
Ano Valor
2008 199,99
2007 229,26
2006 209,79
2005 198,76
2004 209,07
2003 262,72
2002 297,17
Total 1.606,76

DPVAT
Ano Valor
2008 255,13
2007 184,54
Total 439,67

Taxas
Tipo Valor
Licenciamento 50,59
Total 50,59

Multas

Nada Consta

Total Geral 2.097,02
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agora, pra quem num ta nem ai pra isso, é uma boa mesmo!!!!

falo isso pq sei a dor de cabeça que da pra arrumar isso...

t+
[]´s
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Junior
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Localização: São Paulo/SP

Mensagem por Junior »

É, Rodrigo. Meu despachante falou a mesma coisa quando perguntei sobre a moto:
Vai dar trabalho!
Mas ... caramba!!! Como é que você conseguiu levantar a ficha desta moto tão rápido assim?!? E a essa hora?
Gostaria de saber esse truque!! rsrsrs

Quanto ao projeto desta moto, só para quem tem dinheiro e paciencia sobrando!
Não é o meu caso!
Junior
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Buts
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Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Muito melhor pegar uma RD350.. por menos de 1000,00 vc pega uma com motor ferrado, e documentação quando muito 1 ano só atrasada... Só que decidi em vez de gastar 800,00 em uma rd350 que estava negociando. melhor eu transformar minha Strada mesmo heheheheehehe esse money eu compro bateria..
slackbr
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Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

e o projeto da "Eletric e-voo bike" sai ou não sai ?
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