Convertendo sua fonte chaveada

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
henzell
membro
Mensagens: 223
Registrado em: Sáb Jul 26, 2008 6:07 pm
Localização: Serra - ES

Mensagem por henzell »

Pessoal ,funcionou numa boa.O resistor de 10W não esquentou quase nada com os dois coller em cima.A bateria tbm carregou sem esquentar absolutamente nada a 0.7C.
Obrigado pela ajuda e pela iniciativa de conpartilhar esse esquema da fonte!

Abraço!
Avatar do usuário
RafaelMq
membro
Mensagens: 1947
Registrado em: Sáb Abr 12, 2008 11:18 pm
Localização: Campo Grande-MS/Rondonopolis-MT

Mensagem por RafaelMq »

ola... fiz minha fonte da seguinte forma:

Fonte ATX 180w

- liquei o cabo verde em uma ilha do GND
- Coloquei 1 led na entrada de +5v com o GND ( saber quando esta ligada )
- soldei o resistor de 10 Omhs / 10w no +5v e no GND

A tensao ( medi nas ilhas de 12v e GND ) nao esta dando os 12,00v certinho, ela da 12,31v, Pode ter esta variação? e como faço para medir a amperagem que esta dando ?, tem um valor certo para amperagem para um Carregador e balanceador E-sky?

Obrigado !!
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Acabei de converter a minha hoje, fiz o esquema do claudio e utilizei um potenciometro, ficou com tensão entre 7,4 a 25V, bem na faixa que eu queria.
Troquei trez capacitores que eram de 16 pra 35V e como a minha tensão de referencia no pino 1 era 5V, utilizei 2 resistors de 2,7k em serie no terra um potenciometro de 23K em serie com um resistor de 2,7K nos 12V.

Fico 10! agora so falta testar com carga!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Osvaldo, duas sugestões :
1- Localize e remova da placa dois capacitores de 10 nF (aquelas "lentilhas", marcadas com um 103) que ficam do lado da entrada de AC da fonte, entre os fios da entrada e um dos furos de fixação da placa à carcaça, isso evita pequenos, inofensivos mas desagradáveis choquinhos ao tocar na carcaça da fonte....
2- Da mesma forma, isole as duas trilhas GND, do lado da saída, que apóiam na carcaça da fonte. Faça isso removendo um pouco do metal ao redor dos furos, e colocando duas arruelas de plástico ou algo assim. Isso desconecta o GND da carcaça da fonte, e evita alguns sustos, como por exemplo encostar um fio na carcaça e fechar um curto.
Abraços !
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Daniel, por favor, melhore sua redação, a gente não tem que ficar "decifrando" internetês....
Abraços !
slackbr
membro
Mensagens: 193
Registrado em: Qua Jun 25, 2008 12:55 am
Localização: João Pessoa

Mensagem por slackbr »

Só lembrando uma coisa,não se preocupem tanto com pequenas variações de tensões, na ordem dos MV, por duas razoes, primeiro possivelmente vocês não irão precisar de uma tensão exata, Segundo existem tanto as tolerâncias dos componentes usados, como a tolerância do voltímetro que esta sendo usado pra aferir a tensão.
Avatar do usuário
danielf
membro
Mensagens: 91
Registrado em: Sáb Jan 12, 2008 2:12 pm
Localização: Belo Horizonte - Minas Gerais

Mensagem por danielf »

[quote:f1129fc696="claudiorfernandes"]Daniel, por favor, melhore sua redação, a gente não tem que ficar "decifrando" internetês....
Abraços ![/quote:f1129fc696]

bom pessoal vamos ás duvidas:
1 quanto a modificaçao da fonte atx posso usar qualquer uma independente da potencia?

2 tenho um carregador turnigy accucell 6 posso usar esta fonte como fonte deste carregador a maxima corrente de carga deste carregador é 5A (uso para carregar uma bateria de lipo 3s 2250mah e NICd de 9,6v e 500mah (caso esta fonte nao dê que tipo de fonte posso usar?

3estava lendo no topico tem como usar esta mesma fonte para para um arco de corte feito com fio de niquel cromo?

4 quanto a opçao de se usar um potenciometro (tripont) para variar a tensao o que tenho que modificar; tem algum topico que ilustra esta opçao?

5 achei este topico na net

http://web2.murraystate.edu/andy.batts/ps/powersupply.htm

para que eu possa adaptar este cooler na minha fonte tem algo que eu deva fazer ou é so alimenta-lo com um gnd e uma tensao de 12v?

gostei muito desta opçao pois assim ela trabalha refrigerada
desde ja agradeço
até +
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Agora dá para responder :

[quote:afa028e118="danielf"]
bom pessoal vamos ás duvidas:
1 quanto a modificaçao da fonte atx posso usar qualquer uma independente da potencia?

[color=red:afa028e118]Em teoria sim, pois a fonte AT mais "fraquinha" que você vai achar é de 250W, e geralmente vai ter uns 6 ou 8 A na saída, suficiente para 90% dos casos[/color:afa028e118]

2 tenho um carregador turnigy accucell 6 posso usar esta fonte como fonte deste carregador a maxima corrente de carga deste carregador é 5A (uso para carregar uma bateria de lipo 3s 2250mah e NICd de 9,6v e 500mah (caso esta fonte nao dê que tipo de fonte posso usar?

[color=red:afa028e118]Pode usar sem medo.[/color:afa028e118]

3estava lendo no topico tem como usar esta mesma fonte para para um arco de corte feito com fio de niquel cromo?

[color=red:afa028e118]Com uma tensão de 12V, você vai conseguir cortar aproximadamente uns 60 cm de Isopor, par aarcos maiores, será necessario aumentar a tensão da fonte.[/color:afa028e118]

4 quanto a opçao de se usar um potenciometro (tripont) para variar a tensao o que tenho que modificar; tem algum topico que ilustra esta opçao?

[color=red:afa028e118]Dá uma olhada aqui: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=46833&highlight=
[/color:afa028e118]
5 achei este topico na net

http://web2.murraystate.edu/andy.batts/ps/powersupply.htm

para que eu possa adaptar este cooler na minha fonte tem algo que eu deva fazer ou é so alimenta-lo com um gnd e uma tensao de 12v?

[color=red:afa028e118]Não precisa se preocupar em colocar cooler por cima da fonte, o cooler original dá conta do recado. Se conseguir, apenas monte o cooler "ao contrário", ou seja, de modo que ele sopre "para dentro" da fonte.[/color:afa028e118]

[/quote:afa028e118]
Avatar do usuário
osvaldoljunior
membro
Mensagens: 1906
Registrado em: Sex Ago 17, 2007 12:44 pm
Localização: São paulo, SP - 25 anos

Mensagem por osvaldoljunior »

Pra vc utilizar o potenciometro, vc tem que fazer a modificação na qual vc muda a tensão de referencia no pino 1 do CI, baixa o tutorial de fontes e le ele. vai ter uma parte que ele manda vc medir a tensão no pin o 1 e fazer um calculo pra saber quais resistores utilizar. dai vc mede a tensão, se for 2,5 como no tutorial vc pode utilizar om resistor de 2,7k que fala no tutorial, e por outro que aparece uma interrogação que vai ser o resistor que vc vai calcular, vc usa um potenciometro com um resistor em serie.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Isso tudo se o CI controlador da fonte for um dos dois tipos citados. Se o CI for de outro tipo, o tutorial não serve.
Responder