Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

O ideal para moto com este motor acho que seria uns 4 x 12V 30Ah , mas como lembrado a respeito de descargas profundas, teria que ser uma bateria feita para isto, o que é difícil, mas acho que vale uma consulta em fabricantes de baterias como a http://www.barasch.com.br/ e http://www.unicoba.com.br

No caso de 48V, acho mais interessante o ESC Turnigy 100A 12S

Bateria de 100Ah é um bocado pesada, usar 4 em uma moto não me parece uma boa idéia.

Neste caso acho que seria melhor usar 2x12V 100Ah, com ESC Himodel 200A 7S.


Já tinha citado que 7000W é coisa pra caramba em motor elétrico pra uma moto. Dá para usar motores menores.

Usar dois motores com dois ESCs na mesma redução também é viável, é uma das possibilidades que previ para meu futuro giant de mais de 5m, colocar dois brushless parrudos em uma redução com correia dentada ou corrente, para usar motores e ESCs mais baratos.

Pena que é caro, mas o ideal em termos de durabilidade, peso, capacidade de descarga, etc. seria LiIon, LiPo ou LiPoFe.

Tá certo que a curto prazo estou nisto apenas como estudo de tecnologia, afinal não tenho carteira pra moto, nem tempo livre, e moro em apartamento, o que dificulta a montagem, carga de baterias, etc.

Ah, para cálculo de autonomia, imaginei que para andar a uns 50Km/h são precisos 1000W, o que em 1h dá 60KWh e 50Km.

logo, fiz uma estimativa tosca de cerca de pouco mais de 1,2Wh por Km de autonomia. Acho que é isto...
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Cesar-SP
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Mensagem por Cesar-SP »

Moto eletrica em kits
http://www.youtube.com/watch?v=fo0kCwvyuH4&eurl=http://www.quantya.com/PAGES/eng/eng_home.htm

fabricante http://www.quantya.com/PAGES/eng/eng_home.htm
tem os parametros de bateria e motores que podem ser aproveitados em seu projeto
abs
Cesar-SP
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Buts
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Mensagem por Buts »

Valeu, Cesar. Eu tenho bastante informações, mas claro que informação nunca é demais.. Mas como todos os outros projetos de motos são como motores Brushed.
"Axial Gap D.C brush" O custo fica muito alto, a opção de motor brushless se deve ao fato de ter o motor na hobbycity que promete 7000W a um custo de Us$ 149.00

Mas valeu.. consegui motor brush lá fora a um preço legal, mas no máximo com 750W. 1Hp em uma scooter fica legal, mas em uma moto. mais ou menos..

Motor como o deste video, eu vou pagar por volta de Us$ 500.00 os mais baratos.

[yt]Rzi4tL3QMWk[/yt]

Link do video: http://br.youtube.com/watch?v=Rzi4tL3QMWk

Por isso pensei, 149 para 500.. hehehehe prefiro o de 149 + esc sai mais barato.. rsrsrsrsrsrsrs
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Buts
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Mensagem por Buts »

Achei, o preço de um projeto deste.. Retirado do site:
http://www.electricmotion.org

Motor:
2. Motor (Mars Electric: ME0709, 300 amps peak and 125 amps continuous, 24-72 VDC, brushed PM): $481

Pagina de venda do motor:
http://www.marselectricllc.com/me07091.html



Outro video de uma moto com 6 baterias :shock:

[yt]HWyumTVAQBY[/yt]
http://br.youtube.com/watch?v=HWyumTVAQBY
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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Buts
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Mensagem por Buts »

So para deixar o pessoal com mais vontade.. rsrsrsrsrsrs

Aprilia com baterias [b:dc5e17c5bd][color=red:dc5e17c5bd]A123[/color:dc5e17c5bd][/b:dc5e17c5bd]

[yt]_InVkkSySyA[/yt]


[yt]7k94cUd0HoQ[/yt]


[/b]
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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qbrado
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Mensagem por qbrado »

Buts, só pra constar, acho que estas não as A123 mas são feitas de LIFE, mas não com a mesma tecnologia das A123. Elas não podem ser descarregadas/carregadas à 10C, mas foram feita em "larga escala" com grandes capacidades, por isso estão sendo muito usadas de forma mais barata.

As A123 são beem menores. Estou certo? E a manete? Chegou?
Abraços
Tiago
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Buts
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Mensagem por Buts »

Bom, no video esta referenciando as A123. Agora cada celula de A123 de 2300mAh tem 3cm x 6,5cm.

Chegou sim.. Ja esta indo para Alexcmag da uma olhada.. Vc vai querer uma tb ??? posso pedir mais duas para pagar um frete so, ai vc divide com alguem..


Bom fui conferir no site do fabricante das A123 e olhe so:

http://www.a123systems.com/#/products/p3

[img:7edab785e1]http://a123systems.textdriven.com/product/image/3/medium/PHEV_Cell_2nd_view_smallcropped.jpg[/img:7edab785e1]

32 Series Automotive Class Lithium Ion™ Cells: A123Systems recognizes that the impending transportation revolution requires industry-specific solutions. To that end, we have developed two Automotive Class Lithium Ion cells, the high power AHR32113M1Ultra and the more energy dense AHR32157M1HD.

These two cells, designed for HEV and PHEV applications offer very low cost per Watt and Watt-hour, respectively.

The AHR32113 uses the new Ultra electrode design, offering yet higher power over that seen in the traditional ANR26650M1.

Alternatively, the 32157 uses a more energy dense electrode, geared for the higher energy requirements of the PHEV marketplace, while not sacrificing the power capability needed for charge-sustaining operation.

Full specifications may be available under NDA.
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qbrado
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Mensagem por qbrado »

Quero com certeza vou querer. Já deixo a pergunta se alguém mais quer... aparecendo vou pedir a tua ajuda!!!

Minha encomenda está até hoje na fiscalização aqui em Belo Horizonte, vai vir bomba por aí, já que aqui cobra-se além dos 60%, 25% do DAE sobre o outro imposto por cima. Ou seja, quaaase que passa dos 100%.

Estou achando que não vou usar o motor que comprei, depois dos cálculos e explanações do Alex e de outros artigos que li, 6000kW vai ser demais para minha BIKE. Deixa ele chegar que agente da uma olhada.

Quanto às A123, pelo que vi, essa bateria que vc mostrou ainda não está disponível para venda, não que eu tenha achado. Eu falei que não era a123 pq vi em um tópico dos EUA sobre bike eletrica, uma bateria grande, muito maior q as de 2300mAh A123, que eram de LIFEPO4 mas não tinha a grande capacidade de descarga das A123, mas nem por isso eram ruins, e são fabricadas com maiores capacidade, em torno de 5Ah. Agora não tinha informação do fabricante nem mesmo onde comprá-las.

Abraços

Tiago
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

qbrado, nada diz que você tem que usar a potência total do motor.

Se você deixar o motor rodar com metade da potência máxima ele trabalhará frio e provavelmente será mais eficiente.

A solução de acelerador inteligente permite usar na verdade qualquer motor, ESC e bateria e limitar a corrente e potência

Há algum tempo vi em algum programa do Discovery Channel a fabricação de baterias LiPo, e eram mas células enormes, do tamanho de um livro. Imagino que sejam para aplicações automotivas, em veículos elétricos ou híbridos, pois não é comum usar baterias de tecnologia tão atual em produtos mais "comuns".

Se alguém achar células LiPoFe de baixo custo a partir de 10C já seria bem útimo para este tipo de aplicação. Neste tipo de uso, exceto para moto dragster não é necessário mais do que isto de descarga, já que ninguém vai querer uma autonomia de poucos minutos.
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

Dem uma lida, pode ajudar, motocros eletrica com mais de 2 horas de autonomia ou 50Km!

http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=921156
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