Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:df0ee2415c="qbrado"]ehhe... fica frio ... o carro não vou modificar até terminar a bike...kkkk
ainda mais que meu carro é um KA... rss... pequeno e levinho... pronto pra receber dois HACKER´s 15KW ...eheheheh... imagine? heeh agora acordei do sonho novamente!!

Como faço pra participar do grupo? Só enviar email?
Acho que seria interessante, vão ser mais opniões sobre o assunto.

Mas continuarei postando aqui normalmente.

Obrigado.
Abraço!

Tiago[/quote:df0ee2415c]
Só se inscrever! Desculpe, botei o link errado http://groups.google.com.br/group/Veiculos-Eletricos/

Já percebeu que 6kw é MUITO exagerado pra uma bike né? Aquela recumbent que mandei o link, o cara relatou que acaba usando no máximo 3kw nas puxadas fortes e ela anda a 50mph limitada pela redução. (por motivos óbvios)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:05e32fe2b9="alexcmag"]Sobre 400Khz...

Li em algum post do Ron sobre PWM a esta frequencia, não sei se foi aqui ou no RCgroups. A idéia é ganhar eficiência e assim poder aumentar a potência sem gerar mais calor.

Não dá para pegar um ESC normal e converter para 400Khz. A diferença (25 vezes) é muito grande, trocando o cristal por um 25 vezes mais rápido nem o capacitor que dá estabilidade suportaria, muito menos o chip.

Outra coisa é que nem todo FET consegue chavear bem nesta frequencia sem ficar muito tempo com resistência alta e superaquecer.

O projeto tem que nascer para isto.[/quote:05e32fe2b9]
Hmn.. bom saber, sinal de que a necessidade de um Speed pra VE's é ainda maior.
Então, é impressão minha, ou vi você se interessando em montar um projeto de speed control brusheless sensored pra VE's? ;) :roll:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Não precisa ser sensored, pode ser sensorless mesmo.

Em todo caso, achei um projeto interessante enquanto estava procurando por 400Khz, já prevendo 42V: http://innovexpo.itee.uq.edu.au/2003/exhibits/s363281/thesis.pdf
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:b216be3dd8="alexcmag"]Não precisa ser sensored, pode ser sensorless mesmo.

Em todo caso, achei um projeto interessante enquanto estava procurando por 400Khz, já prevendo 42V: http://innovexpo.itee.uq.edu.au/2003/exhibits/s363281/thesis.pdf[/quote:b216be3dd8]
Digo que sensored é mais adequado por não perder torque na partida pra sincronizar a posição do rotor. Com os sensores dá pra saber bem cedo a posição dos rotores, sem sensores sempre vai haver um problema pra detectar a posição dos rotores na partida, ou mesmo pra detectar algum problema (mal contato por exemplo), além do que o código do controlador com sensores vai ser bem mais simples do que sensorless assim como vai ficar mais fácil de fazer controle de frenagem regenerativa do que com o sensorless.

Se topar entrar na brincadeira de desenvolver um, tenho muita coisa no meu bookmark sobre o assunto. Acredito que deva ter material melhor do que eu meu, más quem sabe consigo ajudar.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

A partida realmente é uma vantagem, mas se for para fazer o código, não é difícil de dar a partida.

Dá pra simplesmente dar passos na direção correta até conseguir ler a posição.

Na verdade não cheguei a pesquisar mais porque logo de início percebi que fazer ESC BL seria inviável pela complexidade da placa. Iria acabar saindo mais caro do que um Castle...

De qualquer jeito como estou com pouco tempo como início pretendo fazer só o controle inteligente para ESC, posteriormente dá para juntar tudo.
GMT
membro
Mensagens: 294
Registrado em: Sáb Dez 30, 2006 5:23 pm
Localização: Goiânia, Goiás

Mensagem por GMT »

[quote:d08e6af908="alexcmag"]A partida realmente é uma vantagem, mas se for para fazer o código, não é difícil de dar a partida.

Dá pra simplesmente dar passos na direção correta até conseguir ler a posição.

Na verdade não cheguei a pesquisar mais porque logo de início percebi que fazer ESC BL seria inviável pela complexidade da placa. Iria acabar saindo mais caro do que um Castle...

De qualquer jeito como estou com pouco tempo como início pretendo fazer só o controle inteligente para ESC, posteriormente dá para juntar tudo.[/quote:d08e6af908]
Acabei de ler o documento que postou o link. Simplesmente excelente, o cara já se deu ao trabalho de responder a maioria absoluta das perguntas que tinha. O problema dos primeiros passos é bem complicada. A lógica é basicamente essa, energizar uma fase qualquer e sair lento pra onde foi o rotor e repetir até ter certeza, na prática é bem mais complicado. Quanta corrente usar? Vai dar tempo de energizar a próxima fase?

Basicamente é só lembrar do motor tremendo com hélices muito grandes, essa falta de torque é difícil superar sem ter os sensores e é justamente a que é mais necessária num VE. O controle da partida é crucial pra um bom VE (a não ser um motor de 6kw pra uma bike né!? :D), por isso insisto que quando for a hora, façamos uma abordagem por um ESC com sensores. Também porque facilitaria a frenagem regenerativa depois. :)

Este documento que passou já entrega a faca e o queijo pra VE's pequenos (48v) e abre um bom começo pra um controlador maior, mais robusto e cheio de recursos pra um VE maior (mais de 110v) que é a minha vontade. A idéia de tambores de freio substituídos por tambores de alumínio ou uma liga mais resistente como uma proposta plug 'n play de conversão de veículos elétricos populares para elétricos me agrada muito!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:290eec21ee="Buts"][quote:290eec21ee="eleusmar"]Estou acompanhando entusiasmado o progresso de todos. Sei que tirarei liçoes preciosas pra toda minha vida.
Parabéns pelo motor, Tiago.

Abraços Eleusmar[/quote:290eec21ee]

Que mané lição nada... hehehehe pode tratar de construir nem que seja um skate eletrico ai... Afinal, foi você quem começou com o tópico. As minhas idéias que estavam a um tempo adormecidas voltaram com força.. rsrsrsrsrs por tanto trate de agilizar ai a construção hehehehehehee :lol:[/quote:290eec21ee]

Vou fazer... O meu projeto é mesmo uma Bike. Mas primeiro eu tenho que aprender com estes EXPERTS no assunto. kkkkkk
E lógico... ganhar um dinheirinho primeiro pois estou muito QBRADO hehehe
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:903ae60d5f="qbrado"][quote:903ae60d5f="vinicius ET"]Tiago, se você quiser construir ou modificar uma bike, temos algumas ferramentas que dá para você mandar bala. Após o casório, acredito que terei tempo livre aos finais de semana e posso te ajudar. Temos prensas hidráulicas e de martelo, soldas tig, eletrodo, mig, plasma, maquinas de corte de tudo quanto é jeito e outras gambiarras afins...
Estava nos nossos planos construir uma gaiola com motor VW, mas desistimos depois que um amigo nosso quase morreu em uma...
Talvez compensasse mais você comprar um quadro usado e modificá-lo de acordo com sua necessidade.[/quote:903ae60d5f]


NOoooooooooooohhhhhhhh via ser meu paraíiissso!! hehehhe...
Claro que vou querer... eu que não queria te importunar por agora por causa do casório. Tanto é que nem comentei com vc para não te atrapalhar em nada...heeheh... sei q tu é sangue meu !!! eheheh
Aproveitando a deixa, GALERA O VINICIUS - ET - [b:903ae60d5f]VAI SE CASAR ESSA SEMANA!![/b:903ae60d5f]! EHHH e o melhor de tudo - [b:903ae60d5f]EU SOU O PADRINHO [/b:903ae60d5f]eehhhh

Abraços![/quote:903ae60d5f]

Parabéns Vinícius... Que Deus possa abençoar grandemente o seu casamento.
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Responder