Para onde apontar a antena?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Com 2,4GHz a coisa é ainda mais crítica.
O Alex pode confirmar e me corrigir se eu estiver errado. A propagação nesta frequência é linear e direcional(como a luz mais ou menos). A irradiação é feita pela lateral da aste da antena e não pela ponta, e a potência de irradiação destes transmissores é menor que a dos antigos.
Esta é uma das razões de os RX 2,4 GHz terem duas antenas ou até dois receptores.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Ilustrei melhor a figura e realmente chega-se à conclusão de que apontar o rádio para baixo é a melhor opção para a maioria dos casos...

Dá vontade de fazer uma alteração no meu transmissor colocando a antena inclinada uns 120 graus para baixo, de forma a ficar com o transmissor corretamente posicionado enquanto a antena fica na vertical um pouco afastada de mim...

Os amigos do frigulino estão pra lá de certos, o envelope de vôo a 45° é um dos melhores.

Ao segurar o transmissor na vertical a vantagem é a polarização correta, o que diminui parte da interferência por reflexão do sinal, mas a distância do plano terra começa a atrapalhar.

Com a antena bastante elevada ganha-se muito na propagação próxima ao horizonte, o que é ótimo para FPV. Se o modelo a ser usado no FPV for auto-estável (um motoplanador com asa poliédrica por exemplo) e tiver a antena posicionada na vertical também, ambas estarão com o máximo de ganho nesta posição, permitindo o maior alcance possível com o sistema.

Para 2.4Ghz com a base da antena ao nível do solo o efeito é o mesmo que com o 72Mhz, mas esta é uma situação impossível de acontecer na prática pois com um comprimento de onda tão pequeno (12cm) e antena de 3 cm, até um inseto ou folha de capim já é um obstáculo...

Em 2.4Ghz a potência transmitida é muito pequena realmente, mas a forma como o sinal é transmitido e a sensibilidade dos transceivers ajuda muito, por isto consegue-se um bom alcance com uma fração da potência.

O galho é que com o comprimento de onda tão curto começam a acontecer efeitos colaterais.

Com a antena longe do solo, começa a se formar interferência por múltiplos caminhos. No desenho do 72Mhz a 10m de altura já dá para perceber isto, no caso do 2.4 é pior. A 10m de altura a antena de 72Mhz está a 2,5 comprimentos de onda do solo. A 1m de altura a antena de 2.4Ghz está a 8 comprimentos de onda do solo...

Microondas (2.4Ghz) refletem em praticamente qualquer coisa, então tudo que existir à vista reflete as ondas e causa múltiplos caminhos.

Até o ar atrapalha ondas de 2.4Ghz, conforme se distancia o sinal começa a ficar cada vez mais fraco, principalmente próximo ao horizonte.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Esqueci do desenho...
Anexos
antenas2.GIF
antenas2.GIF (27.54 KiB) Exibido 25951 vezes
Avatar do usuário
Jorge Eloi de Almeida
membro
Mensagens: 591
Registrado em: Sáb Fev 25, 2006 5:50 pm
Localização: São João del Rei,MG uai

Mensagem por Jorge Eloi de Almeida »

valeu Alex mais uma vez um belo e esclarecedor tópico,com a colaboraçao de muita gente boa,muito válido para nós que dependemos dessas ondas de rádio mas não sabemos nada delas grande abraço!!!
Avatar do usuário
chtabajara
membro
Mensagens: 305
Registrado em: Qua Fev 27, 2008 11:07 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Contato:

Mensagem por chtabajara »

Excelente tópico Alex! mandou muito bem! Esse tópico tem de ser fixo! vai ajudar muita gente.

Abraço
Avatar do usuário
Aluizio Martins dos Santo
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Qua Dez 06, 2006 5:58 pm
Localização: Irati - PR
Contato:

Mensagem por Aluizio Martins dos Santo »

Eu já utilizava o radio apontando para baixo, alguém me falou em campo que era melhor, acreditei e funcionava legal, também em campo aprendi que nunca se deve apontar o radio diretamente para o modelo, este eu vi na pratica o que acontece. O Edipo estava com seu JR sem aquela pontinha da antena, quando o aero passava ele apontava a antena para o modelo e ele por um instante tinha "mal de parkinson "

Ultimament venho esquecendo de apontar para baixo, mas vou me policiar para não ter problemas de interferência, todo cuidado é pouco.

Também voto pela fixação do tópico, muito útil.
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Isso seria valido também para dias nublados, bem encobertos, nuvens pesadas e raios?
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Por mais que as nuvens estejam baixas, voamos abaixo delas e elas mais absorvem do que refletem as ondas de 72Mhz, portanto a influência não é tão grande.

Agora, quanto a raios definitivamente é uma péssima idéia segurar algo com uma antena no alto de um morro...
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Mensagem por carlos renato »

Interessante o assunto.... fui dar uma fussada na net e li que essas propagacoes por visibilidade, as antenas transmissora e receptora estão visíveis entre si, nao sao tao interferidas pelas condicoes do tempo, devido ao pequeno alcance.
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Ja voei dentro de nuvem/neblina.
Que emoçãaaaaaaaaooooooooooooo.
Você pica e procura onde ele vai aparecer.
Responder