Bicicleta, scooter ou moto elétrica: considerações

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Tava lendo um outro tópico e lembrei...

ESC não tem cristal. Todos os que vi até hoje usam o oscilador RC interno do microcontrolador, além de menos custo, uma coisa a menos para correr o risco de quebrar.

Portanto nem adianta pensar em trocar o cristal para turbinar o PWM.
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

Bueno, eu estou com aquele ESC para 12S, mas não tive coragem de "abrí-lo". Deixei como está.
Ontem comprei uma carcaça de bicicleta (digo carcaça pq a bike esta detonada..rss) e vou começar a traçar um desenho em 2D ou se der tempo em 3D para vocês verem a disposição do motor e etc.
Estive pensando em fazer o "case" da bateria e motor em fibra de vidro, moldando na forma que melhor convier. Vou ver se nesse fim de semana o Vinicius pode mexer alguma coisa comigo, mas antes disso tenho que projetar.
Hoje pegarei as medidas do quadro para começar a traçar alguma coisa.

E vocês, como estão a evolução? Coloquem aqui também qq coisa ;-)!
Abraços

Tiago
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Qbrado, e a bike ??? como está ?? Por enquanto meu projeto está parado, estou aguardando o Alexcmag.
Vc conseguiu o acelerador, Qbrado?
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
qbrado
membro
Mensagens: 477
Registrado em: Qui Fev 24, 2005 6:56 pm
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por qbrado »

[quote:80e21871a9="Buts"]Qbrado, e a bike ??? como está ?? Por enquanto meu projeto está parado, estou aguardando o Alexcmag.
Vc conseguiu o acelerador, Qbrado?[/quote:80e21871a9]

Desculpe a demora, estive fora do forum por alguns dias... looongos dias!
Eu comprei a bike... e so faltava o acelerador, mas provavelmente irei fazer uma viagem no começo do ano que vem, e não terei como continuar o projeto.

Caso alguém queira o speed e motor, é so me contactar.
E o pessoal? Alguém esta continuando o projeto?
Abraços

Tiago
Quero Tudo e mais nada!!!
Avatar do usuário
Buts
membro
Mensagens: 2164
Registrado em: Sex Fev 16, 2007 12:54 pm
Localização: Vila Velha - ES - 29100-290
Contato:

Mensagem por Buts »

Bom, qbrado está indo embora. Então peguei o Motor e o Esc dele. Essa semana devo começar a montar a bike, na verdade iria ser uma moto, mas como não estou achando uma moto velha sem motor com documentação em um preço razoavel, optei por uma Bike mesmo.

Claro vou ter que esperar o mestre Alexcmag, ter uma folguinha e preparar um servoteste com o acelerador que mandei para ele.. :)

Alex, sobre a partida lenta o ESC que Qbrado me enviou tem Soft-Start. É este aqui:
http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=3728&Product_Name=TURNIGY_Plush_100amp_Speed_Controller

Contudo ele não tem BEC, vou ter que fazer um com um 7805 ou comprar mesmo.

- Já estou fazendo o suporte do motor na Bike. Agora a grande duvida. Não estou conseguindo achar um cubo duplo, ou seja que tem rosca dos dois lados, só lá fora. Então estou pensando em uma roda de mobilete, achei nova por R$ 115,00.. O bom que de um lado ela tem uma catraca de 20 dentes e do outro uma coroa de 54 dentes.

- Vou precisar adaptar o pinhão no motor :( O eixo do motor tem 12mm e só estou achando pinhão com furo interno de 20mm :( Achei lá fora com 8mm, alargar acredito ser mais facil.

- Outra coisa se alguem souber quem vende baterias de carro de 90A a um bom preço me de uma dica. Estou necessitando de 2 pois resolvi depois de uns calculos trabalhar com 24V, afinal é uma bike e não um foguetinho que estou querendo montar heheheehehe.

- Bom pq 2 baterias de 90 e não duas de 60 ?? Porque aqui de casa até o trampo, vou ter que dar uma volta grande, pois aqui temos 3 pontes para ir para a Ilha de Vitória saindo de Vila Velha, e duas delas não pode passar bicicleta. Portanto vou ter que passar pela única que pode passar bicicleta, ou seja, vai dar uns 22,3Km até meu trampo. E mais uns 11,9Km até minha faculdade.
Ou seja pelos calculos eu consigo ir até o trampo tranquilo, o resto já não sei...

Olha o trajeto:
A - minha casa
B - Trampo
C - Faculdade

http://maps.google.com/maps?f=d&saddr=R.+Ant%C3%B4nio+Ata%C3%ADde&daddr=R.+Felipe+Camar%C3%A3o+to:Av.+Marginal+to:Av.+Marginal+to:-20.316458,-40.323944+to:Av.+Paulino+Muller+to:Unknown+road+to:Unknown+road&hl=en&geocode=FdN3yf4dWCiZ_Q%3BFZqTyf4dMuKY_Q%3BFcZtyf4dQpeY_Q%3BFTCWyf4d30KY_Q%3B%3BFQwcyv4dJL6Y_Q%3BFcCqyv4dzvmY_Q%3BFarby_4d4MSZ_Q&mra=dme&mrcr=0&mrsp=4&sz=13&via=1,2,3,4,5&dirflg=w&sll=-20.301325,-40.30695&sspn=0.071,0.10643&ie=UTF8&ll=-20.312594,-40.306606&spn=0.070995,0.10643&z=13
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

O qbrado está indo embora? Pra onde????
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Fazendo um UP...

Hoje andei em um Civic híbrido, em uma cidade chamada Leiden, perto de Amsterdã.

Na verdade nada de muito diferente, exceto que me pareceu ainda mais silencioso.

Ao frear ele regenera parte da energia carregando as baterias, depois desliga o motor à combustão. Ao sair com o carro ele sai com o motor elétrico e depois liga o à combustão.

Ou seja, parado e ao sair não se ouve absolutamente nada.

Outra grande diferença é a economia, o dono falou que gasta a mesma coisa na cidade ou estrada.
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Alex
Esse sistema de regeneração é semelhante ao KERS usado na F1.
O consumo elevado na cidade está muito relacionado ao tempo de motor funcionando/tempo de motor tracionando.
Uma dúvida que sempre me vem a cabeça é o fato de que motores a a combustão interna gostam de trabalhar a uma determinada temperatura e o liga e desliga deve alterar o desempenho do motor.

Uma outra dúvida que sempre me atinge é o fato de que sempre se cplpca alguma redução na tração elétrica, o que é desnecessário ja que os motores elétricos tem torque elevado, grande range de rotação. Sem redução o motor pode ser uns 20% menor, que corresponde a ineficiência do sistema de redução.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Não sei se mostraram aqui, mas aí vai umas fotos de bikes a combustão que acho que é simples transformar em elétricas:
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00016.jpg[/img:1edcdf730b]
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00019.jpg[/img:1edcdf730b]
[img:1edcdf730b]http://i621.photobucket.com/albums/tt295/CSAkamatsu/Bikes/Img00020.jpg[/img:1edcdf730b]
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

A ideia ainda não morreu...

Veja a noticia:
[color=red:4a77c140ce]Obama dará US$ 2,4 bi para carro elétrico
Fonte: Carsale

O presidente norteamericano, Barack Obama, anunciou na última semana que disponibilizará US$ 2,4 bilhões (cerca de R$ 5,3 bilhões) para apoiar o desenvolvimento de automóveis elétricos, estabelecendo um plano de colocar um milhão de carros deste tipo nas ruas dos Estados Unidos até 2015. Do montante total em subsídios destinados às companhias que atuam nos EUA, US$ 1,5 bilhão (R$ 3,3 bilhões) será utilizado na produção de baterias para estes veículos.

Outros US$ 500 milhões (R$ 1,1 bilhão) tem como destino as empresas responsáveis pelo desenvolvimento de componentes de carros híbridos e/ou elétricos, como motores, por exemplo. O governo norteamericano ainda gastará mais US$ 400 milhões (R$ 897 milhões) para estudar a infra-estrutura necessária para suportar o aumento de veículos elétricos nas ruas.

Alguns fabricantes se mostraram céticos quanto ao plano e afirmam tratar-se de um objetivo muito ambicioso. A Toyota, por exemplo, afirma ser uma meta irreal. Por outro lado, o presidente Obama, falando de uma planta de carros elétricos na cidade de Pamona, no Estado da Califórnia, nos EUA, disse que o programa vai ajudar a manter a produção de baterias no país, além de reduzir a dependência americana pelo petróleo e, principalmente, criar empregos para a população norteamericana.[/color:4a77c140ce]

Parece que vem tecnologias novas de baterias leves e com alto desempenho para as nosas bikes.

Abraços
Eleusmar
Responder