Migrando de aeromodelos para aeronaves

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Lucas
membro
Mensagens: 883
Registrado em: Qui Abr 01, 2004 5:42 pm
Contato:

Mensagem por Lucas »

Eu fiz PQD depois fiz voo a vela que é tão barato quanto piloto desportivo e dá pé e mão pra caramba... vale a pena...
Avatar do usuário
igord
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Qui Nov 29, 2007 8:11 pm
Contato:

Mensagem por igord »

tente o ITA. eu vou pra EPCAR ano que vem o caminho mais próximo da afa ;)
Ítalo Augusto
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Jul 28, 2008 1:00 pm
Localização: São Paulo

Mensagem por Ítalo Augusto »

O caro não é a aeronave, é a documentação, manutenção, hangar, e gastos com combustível, permissão para usar pista, e etc...Meu pai está tirando PP, e eu em breve tambem tirarei, mas irei até piloto comercial, e depois tambem farei para helicópteros, mas meu sonho e do meu pai tambem é termos nosso proprio avião, pensando bem, pagar para os devidos cursos não é um gasto, e sim um investimento. Vale a pena...


Abraços.


Ítalo Augusto
Avatar do usuário
Roberto Denadai
membro
Mensagens: 710
Registrado em: Sex Set 26, 2008 6:46 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Roberto Denadai »

[quote:a22b926632="igord"]tente o ITA. eu vou pra EPCAR ano que vem o caminho mais próximo da afa ;)[/quote:a22b926632]

depois vai pilotar escrivaninha...a fab está falida
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:31a0f92edb="m4yl3r"]Tb tenho o mesmo sonho dica:

começe fazendo curso de piloto desportivo, não queira fazer PP agora. Vá por degrau que vc chega lá! É o que estou fazendo.

Muitas pessoas pensam que pra voar é preciso do PP, ae começam a calcular o valor do curso e aluguel da aeronave acabam adiando ainda mais o sonho até que não encherguam mais a meta.

Veja só: A vantagem do PD, é que vc irá voar, aprender teoria de vôo, pagando um curso no valor de R$3500,00 já incluido as 15 horas de vôo prático sendo 13 com instrutor, e 2 solo.

Pelo menos assim vejo que meu sonho de voar não está distante!
Neste meio tempo você já voou, terá experiencia em vôo de ultraleves e pequenas aeronaves.

Há: use o aeromodelismo, e começe a construir aeronaves (ultraleves avançados), é um bom exercicio e estimulo para saber o que construir no futuro, pois você verá parte do seu sonho voando!


Abração[/quote:31a0f92edb]

Não se esqueça que todo curso tem a quantidade de horas minimas exigidas para se tirar a licença, o que não quer dizer que ao termino dessas horas vc pode sair voando solo em qualquer dia. 15 horas de vôo é muito pouco para alguém sair voando sozinho. O vôo solo é um vôo em que naquele dia, com aquelas condições (vento calmo, trafego tranquilo, atmosfera calma, etc) o instrutor considerou que vc estava apto para fazer um vôo solo de no máximo uns 15 minutos, oq é completamente diferente de vc ser um piloto formado que pode chegar no Clube final de semana, alugar um ultraleve e sair voando. E a maioria dos clubes de aviação exigem que vc voe pelo menos a cada 30 dias ou as vezes até menos para poder sair solo nas aeronaves. Pois mais tempo que isso vc perde a proeficiência e precisa fazer um duplo com um instrutor para ele confirmar novamente se vc está solo.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:8676cccbc0="igord"]tente o ITA. eu vou pra EPCAR ano que vem o caminho mais próximo da afa ;)[/quote:8676cccbc0]

O ITA é curso superior de engenharia, não tem nada a ver com ser piloto. Para ser piloto existem dois caminhos.

Piloto Civil através de uma escola ou aeroclube.

Piloto Militar através da Academia da Força Aérea (AFA), na qual vc presta vestibular para poder ser admitido.

A EPCAR (Escola Preparatória de Cadetes do Ar) é uma escola da Força Aérea em Barbacena, ela é uma escola como o próprio nome diz que prepara vc para a Academia da Força Aérea (AFA) em Pirassununga, é o equivalente ao colegial (1º, 2º e 3º ano) e tb tem tipo um vestibular para poder ingressar.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:e1f6d1c700="Lucas"]Eu fiz PQD depois fiz voo a vela que é tão barato quanto piloto desportivo e dá pé e mão pra caramba... vale a pena...[/quote:e1f6d1c700]

Lucas,
Explica pra nós o que é "pé e mão" neste caso.

Grato
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:64b96fc279="eleusmar"][quote:64b96fc279="Lucas"]Eu fiz PQD depois fiz voo a vela que é tão barato quanto piloto desportivo e dá pé e mão pra caramba... vale a pena...[/quote:64b96fc279]

Lucas,
Explica pra nós o que é "pé e mão" neste caso.

Grato
Eleusmar[/quote:64b96fc279]

"Pé e mão" é uma giria usada para falar sobre a sua habilidade de pilotar. Digamos que uma pessoa boa de "pé e mão" é aquele piloto em que o avião faz o que ele quer, e não o contrário, hehehe. Um piloto que consegue fazer com que o avião faça exatamente o q ele deseja. A giria é "pé e mão" pq vc usa as mãos para controlar aileron e profundor e pés para controlar o leme.
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
FELIPE BARROS
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 3:06 pm

Mensagem por FELIPE BARROS »

eu começei com aeromodelismo aos 9 anos e hoje com 23 sou um feliz piloto de jato em uma grande empresa aérea, hehe

ao contário do q disseram acima um curso de pp custa por volta de 8 mil reais,e não 20 mil.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:60319777ac="Renato_Pullin"][quote:60319777ac="eleusmar"][quote:60319777ac="Lucas"]Eu fiz PQD depois fiz voo a vela que é tão barato quanto piloto desportivo e dá pé e mão pra caramba... vale a pena...[/quote:60319777ac]

Lucas,
Explica pra nós o que é "pé e mão" neste caso.

Grato
Eleusmar[/quote:60319777ac]

"Pé e mão" é uma giria usada para falar sobre a sua habilidade de pilotar. Digamos que uma pessoa boa de "pé e mão" é aquele piloto em que o avião faz o que ele quer, e não o contrário, hehehe. Um piloto que consegue fazer com que o avião faça exatamente o q ele deseja. A giria é "pé e mão" pq vc usa as mãos para controlar aileron e profundor e pés para controlar o leme.[/quote:60319777ac]

Já aprendi mais alguma coisa.

Penso então que estou no caminho de ser bom em "pé e mão", pois estou quase bom nos dedos... hehehe
Acho que vai contagiando... contagia os dedos, depois contagia as mãos e por fim os pés... kkkk

Agora falando mais sério, ouvi (ou lí) que existem kits de aeronaves pra montar em casa. Será que uma pessoa sem experiencia nenhuma conseguiria montar um kit deste e fazê-lo voar?
Alguém tem uma cotação?


Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Responder