Baterias de li-on Li-po Anatomia de um monstro

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:10bd0263fe="Renato_Pullin"]Marco Antonio,

Na verdade o que aconteceu é que voei até o motor começar a perder potência e a intenção era depois carregar um pouco a bateria e deixa-la guardada com uns 40% de carga. Porém meu carregador pifou e ela ficou parada muito baixa, fui medir a carga ontem e está com 8,68V, o que daria 2,89 por célula. Espero que não tenha perdido ela, mas entendi o recado :) Obrigado![/quote:10bd0263fe]

Eu ajusto o meu speed pra desligar com 2,8 por celula, até porque antes da X-cite se vc não faz isso acaba usando pouco... ms não aconselho, deixe a 3V
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
falcon
membro
Mensagens: 15
Registrado em: Sex Jan 04, 2008 10:44 pm

Mensagem por falcon »

boa noite a todos, talvez vcs possam me ajudar, estou com uma bat de 2500mah
7,2 volts 2s, 3c, que estou usando no receptor do heli, hoje apos ter carregado a minha bat, fiz um voo para testar como esta, voei uns 10 minutos e a luz do medidor caiu para laranja indicando que a bat ja começava a peder carga,, dai coloquei ela no triton para descarregar para saber quanto ainda tinha de carga, acusou 1850, ate a descarga estar completa, o que sera que pode estar acontecendo que assim que a luz laranja acusa no medidor o heli começa a dar sinal de bateria fraca? ela carrega normalmente chega a carreagr no triton 2000 mah, será que o problema pode ser por ela ser de 3c, e assim nao estar conseguindo dar uma descarga boa quando necessita?, estou querendo comprar outra bat mas tenho medo de ficar a mesma coisa e nao ser problema na bateria, ja li em algum lugar a respeito de se colocar um capacitor em um dos canais do receptor pois assim ele ajudaria a manter a carga evitando ocilaçoes, isso procede?, peço a ajuda de vcs. obrigado
dynho2001
membro
Mensagens: 6
Registrado em: Qua Nov 05, 2008 1:52 pm

CARREGADOR LIPO COM BALANCEADOR

Mensagem por dynho2001 »

Oi, pessoal! Sou novo aqui no fórum, apesar de praticar modelismo glow ha algum tempo, estou entrando na era dos elétricos. Acabei de construir um carregador de lipo com balanceador, usando todo o conhecimento adiquirido aqui no fóurum e tambem algum conhecimento que acumulei em 12 anos trabalhando com eletrônica. Depois que aprencer a usar as ferramentas do forum eu coloco umas fotos e quem quiser posso passar o desenho das placas. Montei um dobrador de tensão de 12v para 18v num segundo estágio um regulador de tensão baseado no LM317 que entrega a tensão aos balanceadores que utilizão o TL431. Ficou sow de bola. Agradeço a todos do e-voo que compartilharam seus conhecimentos. Fiz algumas modificações para usar peças mais acessíves. Não gastei mais do que R$25,00 para montar o circuito, isso aqui na roça onde moro, interior de MG, Muriaé.
O sonho do homem é o limite de seu vôo!
LA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Nov 08, 2008 12:01 am

Bateria de lipo

Mensagem por LA »

Olá pessoal! Estou montando meu primeiro avião elétrico. Preciso de uma bateria de lipo de 3S. Alguem sabe me dizer se as baterias Himodel são boas? Encontrei uma himodel de 3s por 89,00 será que vale a pena comprar? Um amigo meu tem uma himodel que inchou (engordou) porque isso acontece?
Um abração a todos.
Obrigado
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Eu tenho 5 HiModel (4 de 1300mAh e 1 de 2200mAh) e estou satisfeito.

O importante em qualquer bateria é usar dentro das recomendações.
LA
membro
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Nov 08, 2008 12:01 am

Mensagem por LA »

Olá! Obrigado pela resposta ae! E aproveitando pra fazer outra pergunta. Se eu comprar esse Carregador e Balanceador de Li-po CHC-5011 2S ou 3S 1200MAH e essa Bateria Himodel de Li-po 1.050MAH 3S 20C Versão Nova estou comprando certo?
Abração
Obrigado
gmourao
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Fev 09, 2009 12:14 am
Localização: BH-MG

Mensagem por gmourao »

Estou com um problema com uma bateria de li-ion penso a 11.1v. Ela está descarregando, e chega a um ponto quando está a 8,5v, que ela para de funcionar, e para de recarregar também. Consegui voltar ela a vida depois de um mês parada, dei uma chupeta nela de outra bateria, e ela voltou a funcionar, carregar e tudo. Deixei ela baixar de 8,5v denovo, e ela não quer carregar denovo...tentei a chupeta mas nada de funcionar. alguem poderia me ajudar?? obrigado!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Precisa ler a respeito das LiPo. Está descarregando demais.
Avatar do usuário
warnnei
membro
Mensagens: 340
Registrado em: Qua Abr 08, 2009 4:55 pm
Localização: Joviania, Goias

Mensagem por warnnei »

Amigo poderia me dar uma ajuda aqui.





Olha comprei um tucano da HD veio com o motor original, tenho aqui 2 baterias sendo uma da HIMODEL de lithium 11,1 v 1700 mAh que pesa 146 g e tenho outra aqui da e-flight de Li-PO, 11,1v 800 mAh 3c que pesa 63 g



Minha duvida e a seguinte:

Posso usar qualquer uma delas?

qual diferenca entre lithium para lipo sem falar a diferenca do peso!

qual a bateria mais recomendada para eletricos?



desde ja muito obrigado
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

A maior diferença entre as duas é:

Capacidade de descarga e tensão final da célula.

A mais recomendada para os modelos atuais é LIpo embora no inicio eu tenha usado Lion mas como elas tem tensão final menor e nunca passavam de 6C de descarga....além do fato de serem mais pesadas e quando dão problema vira uma granada.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder