Cortadores de isopor

Neste fórum discutiremos os novos artigos postados na página E-voo, a fim de esclarecer as possíveis dúvidas que possam ter ficado acerca deles.
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Cassiusfxg escreveu:O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!


ate da, mais tem q deixar ele retinho, o q eh meio dificil, meu primeiro cortador tentei assim, mas os cortes de isopor ficam parecendo "ruffles"

o fio indicado neste topico, eh muito melhor de trabalhar, so q vc deve comprar mais do q o indicado, pq vai estourar uns nas primeiras tentativas, ele tem q trabalhar um pouco avermelhado, nao muito, se nao estora mesmo...

se vc for de SP nao eh dificil nao, na rua paralela a sta.efigenia tem um loja q vende, baratim baratim, vale a pena, nao lembro o nº, mas eh so perguntar "fio de niquel cromo" q o pessoal t indica...

ae aproveita q c ta por ali, e vai ate aerobras, da pra ir a pe, e compra a vareta de 3mm, indicada tmb aqui.

Vc vai ter um cortador excelente ! :wink:

depois q postei eh q vi q vc eh de MG, nao conhece ninguem de SP q possa enviar pra vc ?
...bom, entao desentorta a resitencia do chuveiro mesmo.... :?
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

Cassiusfxg escreveu:O fio de chuveiro dá para usar neste cortador?É um material mais acessível!

Quando vier em BH procure a ISOPORLANDIA lá tem de tudo para trabalhar com isopor..
Mas quando estou no interior (Bambui) procuro em "armarinhos" essas lojinhas que vendem de tudo.. Sempre acho fio de niquel cromo.. Se por acaso não achar compre cordas de aço para violão ou cordas de quitarra.
Use a fininha MI, compre as cordas 0,9.......
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

Veja as fotos do cortador que fiz com base no que esta no site.

A diferença é que aqui é 220V e o fio que eu usei foi um de aço inox de 10 libras proprio para pesca, mas com corda de violão deve ficar bom tambem.

Apesar de não ter pratica em corte de isopor o cortador se mostrou muito bom, só se deve atentar para a temperatura e a velocidade do corte pois se não tiver um certo dominio com esses dois iten pode-se perder a peça de isopor. (experiencia propria :P)

Outra coisa importante é que o fio tem que ficar bem esticado para evitar "barriga" no corte.
Anexos
Detalhe do esticador e do fio
Detalhe do esticador e do fio
p1092745.jpg (11.36 KiB) Exibido 47529 vezes
Regulador de voltagem um pouco diferente do que esta no artigo do E-voo
Regulador de voltagem um pouco diferente do que esta no artigo do E-voo
p1092744.jpg (11.46 KiB) Exibido 47527 vezes
Visão geral do cortador
Visão geral do cortador
p1092743.jpg (10.55 KiB) Exibido 47530 vezes
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

E é claro, minha primeira obra prima ehehehe. Sem planta sem nada, só pra testar o cortador mesmo. O mais interessante é que voa mesmo como podem ver :P
Anexos
p1092741.jpg
p1092741.jpg (10.47 KiB) Exibido 47534 vezes
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

eu isolaria as astes com fita isolante, ae tem q se preocupar so com o fio quente :roll:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Tcharllys
membro
Mensagens: 213
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 10:45 pm
Localização: Abadiânia-Brasil
Contato:

Mensagem por Tcharllys »

srpab escreveu:eu isolaria as astes com fita isolante, ae tem q se preocupar so com o fio quente :roll:

É eu já isolei, tava meio perigoso.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...



Deixa eu fazer uma pergunta cretina :x ........se eu usar somente um transformador, sem dimmer, q voltagem seria boa +/- pra 1m de fio? :oops:
Muitíssimo obrigado se puderem me responder!!!!....... se é que tem como fazer isso.... :roll:
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Danangeli escreveu:
evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...



Deixa eu fazer uma pergunta cretina :x ........se eu usar somente um transformador, sem dimmer, q voltagem seria boa +/- pra 1m de fio? :oops:
Muitíssimo obrigado se puderem me responder!!!!....... se é que tem como fazer isso.... :roll:


Danangeli escreveu:consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...


epa, acho que o forum entrou em loop :roll:
Combate: Bateu é ponto.
Avatar do usuário
Danangeli
membro
Mensagens: 962
Registrado em: Qui Ago 26, 2004 12:59 pm

Mensagem por Danangeli »

srpab escreveu:
Danangeli escreveu:
evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...



Danangeli escreveu:consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...


Ok....sakei Sergio.....é q eu não queria usar dimmer.....tipo......pegar o transformador de 24 ou 48 volts.....e tacar o fio de niquel cromo nele.....diretão.....dá curto ou funciona.....SEM DIMMER :D

Valeu!!!!!!!
Avatar do usuário
srpab
membro
Mensagens: 1813
Registrado em: Dom Nov 14, 2004 12:11 pm
Localização: Santos & Itanhaém
Contato:

Mensagem por srpab »

Danangeli escreveu:
srpab escreveu:
Danangeli escreveu:
evoo escreveu:Usando o dimmer para 220 volts funcionará da mesma forma. Em todo caso, como a tensão é consideravelmente maior e consequentemente mais perigosa, eu consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...



Danangeli escreveu:consideraria bastante a hipótese de usar um transformador de 220V para 24 ou 48 volts...


Ok....sakei Sergio.....é q eu não queria usar dimmer.....tipo......pegar o transformador de 24 ou 48 volts.....e tacar o fio de niquel cromo nele.....diretão.....dá curto ou funciona.....SEM DIMMER :D

Valeu!!!!!!!


sem dimmer, vai ficar sem ajuste fino, o fio de niquel estoura facil em temperatura elevada:

12 v eh muito fraco, ele nao fica no ponto ideal
(liguei direto na bateria do carro, ate corta, mas nao como deveria)

24v ele esquenta de mais...

acho q vc vai ter problemas ligando direto...
Combate: Bateu é ponto.
Responder