Motores de aparelhos eletrônicos, carros, etc. para leigos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Motores de aparelhos eletrônicos, carros, etc. para leigos

Mensagem por alexcmag »

Semanalmente surgem dúvidas se este ou aquele motor serve para um avião. Os últimos que me lembro de terem perguntado são:

- Motor de antena parabólica
- Motor com escovas de drive de CD
- Motor de toca-fitas
- Motor de walkman
- Motor de passo de drive de disquete
- Motor de ventoinha de micro
- Motor de secador de cabelo
- Motor de bomba de esguicho de carro
- Motor de trava elétrica de carro
- Motor de carrinho de brinquedo
- Motor de ventilador de brinquedo
- Motor de secador de cabelos
- Motores enterrados no fundo de casa

Para responder a esta pergunta, devemos nos lembrar de alguns fatos interessantes:

Carros, antenas parabólicas, aparelhos de som, microcomputadores, etc. são feitos para durar anos e não precisam voar, portanto os motores que neles são usados são projetados para longa durabilidade e baixo consumo, não para baixo peso.

Eu, por exemplo, gosto de ouvir música sempre, meus toca-fitas duravam anos, alguns com certeza passaram de 20 mil horas de uso. Nunca estraguei um motor, porque a potência deles é tão baixa em comparação ao tamanho que rodam frios e sem vibração.

Para que um motor sirva para aeromodelismo, ele precisa ter baixo peso, boa eficiência e boa rotação, mas não necessariamente durarem muito, afinal nem aviões escala cheia chegam perto de 20 mil horas de vôo sem uma revisão de motor.

Se um motor elétrico com escovas durar 30 horas de uso provavelmente será o suficiente para voar bastante durante quase um ano, mas precisa ter um bom rendimento, caso contrário não consegue voar.

A única excessão que achamos até agora foi o tal do PM101TR (veja em http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=2174 ), um motor de máquina de costura portátil, cujo uso coincide com algumas necessidades nossas de boa potência com pouco peso, para render bem e durar pouco.

Ele é bem barato e a fábrica envia por sedex para qualquer lugar do Brasil, portanto elimina a necessidade de ficar procurando motor em qualquer outro lugar.

Se você está começando no modelismo agora, deixe os aparelhos elétricos de sua casa em paz, ou se for desmontá-los, use para fazer robozinhos, barquinhos, carrinhos ou alguma outra coisa que não precise voar.
Editado pela última vez por alexcmag em Sex Set 09, 2005 5:21 pm, em um total de 1 vez.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
jociel luciano
membro
Mensagens: 2293
Registrado em: Seg Nov 15, 2004 9:30 pm
Localização: Brasilia DF
Contato:

Mensagem por jociel luciano »

otimo topico alexcmag, parabens, isso vai ser muito bom pra quem ta começando.... e evitara mundos de perguntas.
:wink:
valeu
o dificil nao é subir e sim ficar lá em cima....

Canal 13 72.050MHz

loveaircraft@hotmail.com
Avatar do usuário
Cesar-SP
membro
Mensagens: 3529
Registrado em: Qua Set 15, 2004 11:08 pm
Localização: São Paulo - SP CEP: 03507-010

Mensagem por Cesar-SP »

Alex voce esqueceu, motor de escova de dente Oral-B
rs rs rs :lol: :lol: :lol:
abs
warp drive Sr Sulo
_fgp_
membro
Mensagens: 544
Registrado em: Dom Jul 03, 2005 1:59 am
Localização: Panambi-RS

Mensagem por _fgp_ »

pra variar...........mt bom alex.bom mesmo.....to ate desistindo de tenta utilizar motores dese tipo no primeiro modelo.ehueahehuaeuae........usaria tbm o sitema de radio de carrinho de controle.mas ja ta fora de questão.....flw.abraço
Avatar do usuário
neto_guima
membro
Mensagens: 1167
Registrado em: Dom Fev 27, 2005 2:42 pm
Localização: São Paulo - sp

Mensagem por neto_guima »

Cesar-SP escreveu:Alex voce esqueceu, motor de escova de dente Oral-B
rs rs rs :lol: :lol: :lol:
abs


este funciona, mas eh o mesmo esquema do n60, fica no limite.
Pilotar é igual andar de bicicleta, voce nunca esquece.
Avatar do usuário
francisco_querol
membro
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Dez 17, 2005 4:33 pm
Localização: Uruguaiana-RS

Secador

Mensagem por francisco_querol »

Sim mas e no caso do motor de secador de cabelo????
Eu acho que le deve funcionar bem, pois funciona em rotações muito altas!!!
Tambem sou iniciante e so não comprei um motor adequado pois o da actions motors é r$10 e o frete sai r$32
valeu
Se tiver alguem aqui do RS que tenha um motor pm101-tr novo, favor entrar em contato!!
Valeu
francisco_querol@yahoo.com.br
Voar é a melhor coisa!!!
Francisco Querol
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Secador

Mensagem por alexcmag »

[quote:79ce5e1a46="francisco_querol"]Sim mas e no caso do motor de secador de cabelo????
Eu acho que le deve funcionar bem, pois funciona em rotações muito altas!!!
Tambem sou iniciante e so não comprei um motor adequado pois o da actions motors é r$10 e o frete sai r$32
valeu
Se tiver alguem aqui do RS que tenha um motor pm101-tr novo, favor entrar em contato!!
Valeu[/quote:79ce5e1a46]

Vou te fazer duas perguntas, e você saberá a resposta:
1) Você liga seu secador de cabelo numa bateria de 7,2V ou na tomada?
2) Secador de cabelo voa???

Já teve gente que modificou motor de secador de cabelo, mas ficou mais fraco e garanto que deu muito mais trabalho. Além de que se fizer algo meio errado torra o speed, que é muito mais caro que o motor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
marciorct
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Ago 10, 2004 1:12 am
Localização: - RJ

Mensagem por marciorct »

Há uns tempos atrás, fiz um teste com um cooler de 80X80 para PC.

Sei que ele não serve p aeromodelismo, portanto RETIREI O MOTOR DELE, e no lugar coloquei um speed 400 todo remendado e surrado, foi difícil fixar o eixo dele na ventoinha do cooler, mas consegui.

Alimentei-o com 12V de tensão e 4A de corrente de uma fonte AT que tinha por aqui e coloquei numa balança p medir o empuxo estático.
[color=red:c5c4fba5fa]Tive uma surpresa inesperada, me deu 300g[/color:c5c4fba5fa]

Acho que com um motor em bom estado e uma corrente decente , podemos conseguir um empuxo melhor.

Lembrar que este coolers tem variações nas paletas e no peso onde se pode conseguir melhores resultados.

Eu estava iniciando a montagem de um brushless de CD-ROM na ventoinha , os eixos tem o mesmo diâmetro e o original da ventoinha encaixou perfeitamente no motor, mas como não tenho ESC apropriado e material decente para testes, fiquei sem saber se vale a pena.

Alguém se habilita???????

A idéia era fazer um duct-fan elétrico

[]'s

Marcio
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Márcio,

Com certeza você mediu algo errado. Com 48W (12V x 4A) não se consegue 300g de empuxo num motor 400 girando um EDF de forma alguma.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
marciorct
membro
Mensagens: 117
Registrado em: Ter Ago 10, 2004 1:12 am
Localização: - RJ

Mensagem por marciorct »

Alexcmag, realmente ouve um engano, estive verificando a fonte e ela fornece 10A, não sei se faz muita diferença.

Quanto as medições, fiz o seguinte:

Zerei a balança e depois pus um saco de 1 kg de açucar e a variação do ponteiro foi mínima, uns 2%(20g) em relação a marca do mostrador.
Depois fixei(colei) uma haste vertical na estrutura móvel da balança, onde, na parte superior estava fixado o cooler de maneira que o mesmo ficasse paralelo à horizontal da balança e direcionando o ar p/ cima.

Zerei novamente a balança com tudo instalado e pronto para ligar a fonte.
Depois de ligada a fonte , esperei alguns segundos para o ponteiro estabilizar, como vibrava de um pouco a baixo dos 300g à um pouco acima dos mesmos 300g , podemos admitir uma margem de erro um pouco maior que os 2% obtidos anteriormente.

A fonte queimou depois de alguns testes, eheheheh, usava ela direto no motor, sem ESC, RX, TX, etc

Dá uma luz

[]'s

Marcio

Onde poderia ter errado, para não cometer novamente
Trancado