Migração de servidor - E-voo de casa nova

Regras de boa conduta neste fórum, criadas para garantir o respeito entre as pessoas e evitar abusos ou atividades ilegais, e comunicados da equipe E-voo.
Responder
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Migração de servidor - E-voo de casa nova

Mensagem por alexcmag »

Devido aos problemas de indisponibilidade que tivemos recentemente, estamos nos preparando para migrar para um novo servidor, em outro provedor, onde esperamos ter várias vantagens:
- Mais estabilidade: a capacidade de processamento, disco e memória contratados são só nossos, outros sites não afetarão nossa performance, como tem acontecido (às vezes fica tudo lento sem explicação);
- Maior disponibilidade: o novo servidor fica em um datacenter com links redundantes para diferentes backbones, garantindo que não fique indisponível em caso de eventos como a queda do backbone da Telefônica há alguns meses;
- Teremos mais recursos de monitoramento de tráfego, CPU, execução de aplicativos, etc., o que nos permitirá otimizar melhor as páginas e programas;
- Acesso administrativo: atualmente temos cerca de 70 mil arquivos e 20 milhões de registros de banco de dados, com este nível de acesso ficará muito mais simples efetuar backups da estrutura e banco de dados, que estão chegando ao ponto de inviabilidade no ambiente atual;
- Servidor HTTP mais leve e eficiente, de código aberto (o que significa melhoria constante), e otimizado para execução rápida de páginas PHP;
- Maior segurança: ainda não poderemos implementar SSL devido ao custo dos certificados junto às autoridades certificadoras, mas no novo servidor alguns acessos de baixa segurança (como FTP e TELNET) já estão desabilitados e continuaremos atuando ainda mais no hardening.

Já copiei todos os arquivos para o novo servidor semana passada, e estou atualizando com os novos anexos quase diariamente.

O banco de dados já foi copiado, mas como é muito dinâmico, precisaremos paralizá-lo durante um tempo para fazer uma nova cópia, caso contrário muitas mensagens e atualizações em tópicos seriam perdidos.

Além disto durante a atualização de DNS (servidor de nome de domínio) durante um período ficaremos em uma situação de não ter controle sobre para onde apontam nossos domínios.

Procuraremos utilizar os horários de menor utilização para isto, mas como temos família e necessidade de dormir, infelizmente não pode ser tudo feito durante a madrugada, por isto caso não estranhem se eventualmente não conseguirem acessar ou logar no fórum.

Contamos com a compreensão de vocês.
Avatar do usuário
Edgard
Equipe E-voo.com
Mensagens: 8267
Registrado em: Qui Mar 11, 2004 9:48 am
Localização: São Paulo - SP 55

Mensagem por Edgard »

Que bom Alex, já tava cansado de andar de carroça.

Quem é o novo provedor?

Se não estiver chovendo, faça no domingo de manhã, que é a hora que todos estão nas pistas. :D
Caso seja necessário, cliquem no denunciar, o resto pode deixar que a administração se preocupa
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O provedor novo é a WorldWeb ( www.worldweb.com.br ).

Já trabalho com eles há algum tempo e inclusive já visitei a infra deles dentro do datacenter da .comDominio (agora é ALOG) no centro de SP, ambiente com ótimo controle de acesso físico, lógico e ambiental, sistemas automáticos de backup, links redundantes, etc.

Eles usam servidores compactos, padronizados e potentes, o que permite otimizar o tanto o custo de espaço físico nos racks quanto o custo de equipamentos, por isto sai mais em conta para o mesmo poder de processamento.

No site deles tem o nome de alguns clientes.

A máquina nova é um servidor virtual (dedicado ainda é caro para nós), mas pelo menos nossa memória virtual, nossa CPU virtual e nosso HD virtual são só nossos, não corremos o risco de alguém fazer um select * com join de uma tabela de 10 milhões de linhas com outra de 1 milhão de linhas sem índice em outro site hospedado, deixar tudo lento, e chutarem a gente só porque temos usuários acessando a cada segundo do dia...

Mesmo que imediatamente a performance não mude tanto, neste ambiente temos condições de otimizar e conseguir mais velocidade.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Como boa parte do pessoal está saindo pra balada, se preparando para dormir ou carregando as baterias para os vôos de amanhã, estamos dando início ao processo de migração.

Dentro de instantes desabilitarei o fórum para efetuar as migrações.

Desculpem os transtornos, a migração deve estar concluída até amanhã (domingo 2/11) pela manhã.

[img:4e8f882570]http://www.livrespensadores.com.br/Em%20obras-FUNDO%20VIOLETA.jpg[/img:4e8f882570]
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já liberei os acessos, mas a migração ainda não terminou.

No momento estou na metade da migração da última tabela (índice de buscas) que tem 11 milhões de registros, por isto está uma carroça.

Enquanto a migração desta tabela não for concluída, além da lentidão por estar inserindo uns 2000 registros por segundo, as buscas não estarão totalmente operacionais.
Responder