Miss America rádio assistido
- Omar Grassetti
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Peninha,
Obrigado pela idéia.
Como o Marco Antonio lembrou, eu acho que vou repetir a solução do servo com um cabo único com retorno através de uma micro mola ( essa solução funcionou muito bem no Rex).
Esse sistema é semelhante ao leme automático usado pelos planadores A2 e a precisão é total.
No fundo isso é muito semelhante ao que você está sugerindo.
Valeu!
Obrigado pela idéia.
Como o Marco Antonio lembrou, eu acho que vou repetir a solução do servo com um cabo único com retorno através de uma micro mola ( essa solução funcionou muito bem no Rex).
Esse sistema é semelhante ao leme automático usado pelos planadores A2 e a precisão é total.
No fundo isso é muito semelhante ao que você está sugerindo.
Valeu!
- Omar Grassetti
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- Alvaro Sala
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Re: Miss America rádio assistido
[quote:41fce70e0a="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:41fce70e0a]
O material é balsa e papel de seda.
O material é balsa e papel de seda.
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Marco Antonio
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Re: Miss America rádio assistido
[quote:e51b90ceb6="Alvaro Sala"][quote:e51b90ceb6="Omar Grassetti"]O modelo tem 30 polegadas de envergadura e comando para motor e leme[/quote:e51b90ceb6]
[b:e51b90ceb6]O material é balsa e papel de seda[/b:e51b90ceb6].[/quote:e51b90ceb6]
Eu imaginei que olhando as fotos qualquer pessoa notaria isso, além do texto acima estar no primeiro post também.
É a velha mania de não olhar e perguntar de novo, talvez uma dica, a cada post se repete tudo de novo em um resumo pra turma do google não perder tempo lendo algo tão desnecessario.
Omar, você não disse mas aposto que as rodinhas são de madeira :P tão perfeitas que parece borracha.
Notei que o cubo era amarelo e agora é vermelho.
Pergunta...
Se for de madeira, mostra como fez.
Se for tradicional de borracha, diz onde conseguiu.
[b:e51b90ceb6]O material é balsa e papel de seda[/b:e51b90ceb6].[/quote:e51b90ceb6]
Eu imaginei que olhando as fotos qualquer pessoa notaria isso, além do texto acima estar no primeiro post também.
É a velha mania de não olhar e perguntar de novo, talvez uma dica, a cada post se repete tudo de novo em um resumo pra turma do google não perder tempo lendo algo tão desnecessario.
Omar, você não disse mas aposto que as rodinhas são de madeira :P tão perfeitas que parece borracha.
Notei que o cubo era amarelo e agora é vermelho.
Pergunta...
Se for de madeira, mostra como fez.
Se for tradicional de borracha, diz onde conseguiu.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- Omar Grassetti
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Marco Antonio,
A rodinha é feita de balsa super leve, aquela podre mesmo.
foi feita assim:
Cortei duas rodelas em balsa de 3/16, deixando um pouco de folga.
Furei o centro com um alfinete grosso.
Usando o alfinete como guia, colei as duas chapas com dupla colagem usando cola Aerobras ( não pode ser colado com CA, tem de ser uma cola mais fraca). As chapas foram coladas com os veios cruzados
Quando a cola secou dei acabemento com a lixa seguindo o contorno do círculo desenhado previamente.
Inseri o cubo de tubo de latão, que foi colado com CA.
Colei um taco de balsa num dos lados da roda e passei um eixo de aço da espessura do furo do cubo de roda.
Colei o eixo no taco e enfiei o eixo na Dremmel.
Prendi a Dremmel na morsa (viroi um torno) e torniei a roda no formato final.
Passei CA líquido na borda com o dedo e lixei com a dremmel virando.
Pintei a roda com tinta acrílica preto fosco a base de água. Dei umas duas demãos. Fica parecendo borracha.
Cortei duas rodelas de papel cartão vermelho e colei no centro.
Envernizei o papel com verniz acrilico brilhante.
Pronto!
Não sei se ficou claro, pois fazer é mais fácil do que explicar o processo.
São rodas para voar em campo de grama, mas acho que aguentam um solo mais duro
As rodas com centro amarelo eram de um velho modelo e foram usadas provisóriamente. O diâmetro era o mesmo, mas eram muito pesadas.
A rodinha é feita de balsa super leve, aquela podre mesmo.
foi feita assim:
Cortei duas rodelas em balsa de 3/16, deixando um pouco de folga.
Furei o centro com um alfinete grosso.
Usando o alfinete como guia, colei as duas chapas com dupla colagem usando cola Aerobras ( não pode ser colado com CA, tem de ser uma cola mais fraca). As chapas foram coladas com os veios cruzados
Quando a cola secou dei acabemento com a lixa seguindo o contorno do círculo desenhado previamente.
Inseri o cubo de tubo de latão, que foi colado com CA.
Colei um taco de balsa num dos lados da roda e passei um eixo de aço da espessura do furo do cubo de roda.
Colei o eixo no taco e enfiei o eixo na Dremmel.
Prendi a Dremmel na morsa (viroi um torno) e torniei a roda no formato final.
Passei CA líquido na borda com o dedo e lixei com a dremmel virando.
Pintei a roda com tinta acrílica preto fosco a base de água. Dei umas duas demãos. Fica parecendo borracha.
Cortei duas rodelas de papel cartão vermelho e colei no centro.
Envernizei o papel com verniz acrilico brilhante.
Pronto!
Não sei se ficou claro, pois fazer é mais fácil do que explicar o processo.
São rodas para voar em campo de grama, mas acho que aguentam um solo mais duro
As rodas com centro amarelo eram de um velho modelo e foram usadas provisóriamente. O diâmetro era o mesmo, mas eram muito pesadas.
- Alvaro Sala
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[quote:13f85fe1a6="Cesar-SP"]Omar muito legal a estreia do Miss America, bela construção como sempre, tenho certeza que no próximo vôo você já vai ter acertado estes pequenos ajustes.[/quote:13f85fe1a6]
Está progredindo, Cesar:
http://br.youtube.com/watch?v=r7zOD21IGoE
Está progredindo, Cesar:
http://br.youtube.com/watch?v=r7zOD21IGoE
Voo livre, a verdadeira ciência do aeromodelismo: a arte de construir, preparar e trimar um modelo para voar sozinho, sem interferência humana.
- Omar Grassetti
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Alvaro, Parabéns pelo belo vídeo.
Como sempre, mais uma excelente produção da Aeromosca.
O cinegrafista da Aeromosca arriscou a vida ficando na frente do modelo na hora do pouso, para ver se de fato ela era mesmo inifensivo. Para sua sorte, era!
Diminuindo a hélice e dando um pouco mais de down trust, o modelo se acalmou e melhorou muito o vôo.
Agora vem o próximo passo, que é levar o modelo mais para o vôo livre. Para isso, o comando de leme vai atuar somente para a direita, sendo que o leme fica fixo na trimagem de subida e planeio para a esquerda.
Uma mola traz o leme para a timagem fixa e o servo somente atua num cabo único para a direita. Já testei isso anteriormente no Rex e funcionou sem problema.
Dessa forma, o modelo será lancado sem o uso do rádio, voando livremente até atingir a altura desejada, o motor é cortado e o vôo planado tem início. Até esse ponto o vôo será puramente vôo livre. O leme para a direita somente entra em ação para tirar o modelo de térmicas, para recuperação ou recolocação no espaço aéreo desejado, para então reiniciar a fase de vôo livre novamente.
Como sempre, mais uma excelente produção da Aeromosca.
O cinegrafista da Aeromosca arriscou a vida ficando na frente do modelo na hora do pouso, para ver se de fato ela era mesmo inifensivo. Para sua sorte, era!
Diminuindo a hélice e dando um pouco mais de down trust, o modelo se acalmou e melhorou muito o vôo.
Agora vem o próximo passo, que é levar o modelo mais para o vôo livre. Para isso, o comando de leme vai atuar somente para a direita, sendo que o leme fica fixo na trimagem de subida e planeio para a esquerda.
Uma mola traz o leme para a timagem fixa e o servo somente atua num cabo único para a direita. Já testei isso anteriormente no Rex e funcionou sem problema.
Dessa forma, o modelo será lancado sem o uso do rádio, voando livremente até atingir a altura desejada, o motor é cortado e o vôo planado tem início. Até esse ponto o vôo será puramente vôo livre. O leme para a direita somente entra em ação para tirar o modelo de térmicas, para recuperação ou recolocação no espaço aéreo desejado, para então reiniciar a fase de vôo livre novamente.
- Eduardo Yamin
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- Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
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Omar, permita um comentário do "piloto de provas" rs
Acho importante comandar curva para os dois lados pois isso ajuda e muito para que o modelo não estole em baixa altura e também para salvar o modelo em témicas mais fortes.
Acredito que o modelista é quem irá limitar o uso do rádio na decolagem e isso poderá ser feito apenas trimando previamente o modelo e rádio nos comandos de aceleração e leme.
Acho importante comandar curva para os dois lados pois isso ajuda e muito para que o modelo não estole em baixa altura e também para salvar o modelo em témicas mais fortes.
Acredito que o modelista é quem irá limitar o uso do rádio na decolagem e isso poderá ser feito apenas trimando previamente o modelo e rádio nos comandos de aceleração e leme.
- Omar Grassetti
- membro
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Edu,
Eu quero que o modelo voe livre a maior parte do tempo. Para isso eu preciso ter uma trimagem fixa e absolutamente imutável. A única maneira de obter isso é fazendo com que a curva para a esquerda sempre retorne ao mesmo ponto. A precisão deve ser milimétrica e isso não é possivel com o servo. Assim eu tenho curva para a esquerda fixa e curva para a direita mutável. Os pulse rádio funcionavam assim, os atuadores também. Nos dois casos os comandos não são proporcionais, é tudo ou nada. No meu caso eu tenho tudo ou nada para a esquerda e proporcional para a direita. Não vejo nenhum problema nisso. Já voei pulse rádio não proporcional e funcionava muito bem para direcionar o modelo. a vantagem neste caso é que eu tenho a possibilidade de meter o modelo num parafuso dando bastante leme oara a direita para sair da térmica.
O que causa o estol é justamente o fato do modelo ser comandado. No modo vôo livre isso não acontece. Você é testemunha de que quando nossos modelos de vôo livre estão bem trimados o vôo é super estavel e sem estol.
Eu quero que o modelo voe livre a maior parte do tempo. Para isso eu preciso ter uma trimagem fixa e absolutamente imutável. A única maneira de obter isso é fazendo com que a curva para a esquerda sempre retorne ao mesmo ponto. A precisão deve ser milimétrica e isso não é possivel com o servo. Assim eu tenho curva para a esquerda fixa e curva para a direita mutável. Os pulse rádio funcionavam assim, os atuadores também. Nos dois casos os comandos não são proporcionais, é tudo ou nada. No meu caso eu tenho tudo ou nada para a esquerda e proporcional para a direita. Não vejo nenhum problema nisso. Já voei pulse rádio não proporcional e funcionava muito bem para direcionar o modelo. a vantagem neste caso é que eu tenho a possibilidade de meter o modelo num parafuso dando bastante leme oara a direita para sair da térmica.
O que causa o estol é justamente o fato do modelo ser comandado. No modo vôo livre isso não acontece. Você é testemunha de que quando nossos modelos de vôo livre estão bem trimados o vôo é super estavel e sem estol.