Avião Escala X Aerodinâmica

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Avião Escala X Aerodinâmica

Mensagem por fernando-ric »

Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?

Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.

Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista? :D
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
Ricardo Coutinho
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Jun 01, 2005 10:06 am
Localização: Brasília

Mensagem por Ricardo Coutinho »

Cara,

Uma visão bem simples:

Um avião normal é projetado para uma molécula de ar de um certo tamanho. Quando vc Re-escala esse avião, as moléculas não vão diminuir, com isso, todos os cálculos para aquele perfil de asa, tamanho de fuselagem, nº de Reynolds vão por água abaixo.

Se contentou agora??? :D

Se você quiser algo mais "científico" eu posso te passar alguma coisa por e-mail,
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Legal, essa resposta é bem plausível, mas não me contenta!!

AHahahhaha

Bem, se vc puder passar o artigo eu agradeço!

fernando.ricardo@gmail.com.
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Re: Avião Escala X Aerodinâmica

Mensagem por ATARI »

fernando-ric escreveu:Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?

Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.

Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista? :D


resposta simples e direta....

PORQUE SIM !!!! :shock: :lol: :roll:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

fernando-ric escreveu:Legal, essa resposta é bem plausível, mas não me contenta!!

AHahahhaha

Bem, se vc puder passar o artigo eu agradeço!

fernando.ricardo@gmail.com.


O melhor jeito de você se convencer disto é copiar um avião ao pé da letra e tentar voá-lo, e depois fazer outro de qualquer jeito, fazendo perfil a olho e modificando as medidas que achar melhor, e ver qual voa melhor.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
Ricardo Coutinho
membro
Mensagens: 123
Registrado em: Qua Jun 01, 2005 10:06 am
Localização: Brasília

Mensagem por Ricardo Coutinho »

Uauauauauauaua!!!


Mais direta impossível!!!!
Avatar do usuário
fernando-ric
membro
Mensagens: 39
Registrado em: Qui Ago 05, 2004 9:53 pm
Localização: desaparecido

Mensagem por fernando-ric »

Calma gente,

Sim, eu sei que isso é verdade.... só não entendo o por quê!

:lol:
_

www.rceletrico.com
AUTOMODELISMO ELÉTRICO
Avatar do usuário
carlos renato
membro
Mensagens: 3797
Registrado em: Dom Abr 17, 2005 9:08 pm
Localização: Itanhaém/sp frequência:72.630 e 2.4ghz
Contato:

Re: Avião Escala X Aerodinâmica

Mensagem por carlos renato »

ATARI escreveu:
fernando-ric escreveu:Por que, afinal, ouve-se que "aeromodelos em escala normalmente voam mal" ?

Já ouvi várias respostas pra isso, mas nenhuma me contentou.

Existe algum tipo de fórmula que mostra porque isso acontece? Explicação científica? Artigo de algum cientista? :D


resposta simples e direta....

PORQUE SIM !!!! :shock: :lol: :roll:


:twisted: :twisted:
Nunca diga nunca. Amanhã, quem sabe!
Avatar do usuário
dbruno
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Sex Mai 20, 2005 11:28 am

Mensagem por dbruno »

Você pode encontrar a resposta para o que procura em um assunto chamado "similaridade de escoamentos", que é estudado em Mecânica dos Fluidos.

Sabe os modelos de túnel de vento? Eles são feitos em escala (bem) reduzida e você pode se perguntar como vai extrair dados dali para utilizar no modelo real do avião, né? Basta garantir a similaridade, ou seja, você pode utilizar um modelo reduzido (com as mesmas características geométricas), mas que possua o mesmo número de Reynolds e Mach do modelo real imerso no escoamento. Por que isso?

É tudo uma questão de escala. O número de Reynolds relaciona forças viscosas e forças inerciais, ou seja, ele diz o quão importante são os efeitos viscosos no seu escoamento. Se você faz tem um 727 tamanho real e um modelo 20 vezes menor, voando no mesmo Reynolds, ambos entrarão em stall no mesmo ângulo de ataque e terão uma mesma extensão (proporcionalmente) da asa com escoamento descolado.

Agora por que o seu modelo 20 vezes menor do 727 não vai voar bem como o real, por mais que você tenha tido esmero em fazer a reprodução??? Você simplesmente reduziu a geometria e o seu modelo voa em um Reynolds COMPLETAMENTE diferente do qual foi projetado para oferecer boas características de vôo. Como conseguir o Reynolds igual ao do real? Isso só pode ser feito em túneis de vento controlados, onde você pressuriza o ar e às vezes ainda o resfria MUITO (ensaios mais complexos geralmente são feitos em túneis criogênicos).

Eu ainda tenho mais coisas para falar nesse assunto, mas estou na correria agora. Se alguma coisa não ficou muito clara, por favor, perguntem!!

Abraço,
Daniel Bruno.
Avatar do usuário
gustabmo
membro
Mensagens: 4337
Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
Localização: Sao Paulo - SP
Contato:

Mensagem por gustabmo »

fernando-ric escreveu:Sim, eu sei que isso é verdade.... só não entendo o por quê!

Estude aerodinamica, especialmente a teoria por trás do numero de Reynolds e voce entenderá. Nao dá pra te explicar toda a teoria numa mensagem aqui do forum.

(primeiro porque eu nao sei, segundo porque nao caberia na mensagem :D )
Gustavo - São Paulo/SP
Responder