Belt com comportamento estranho
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
Olá riven, verifiquei se estava com alguma folga mas nao estava. Vi um video agora de um belt com problema semelhante e o problema é q a main gear e a outra gear estava mto apertadas. Fui tentar soltar o anel que segura o eixo principal e o parafuso allen comeu. Agora minha chave ta rodando no parafuso. Tem solução pra isso ou eu me lasquei bonito?
abraço e obrigado pela ajuda!
abraço e obrigado pela ajuda!
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
Tenho um outro suspeito pro problema, desde a montagem do heli pós-lenha reparei que ao girar a helices ouço um toc toc vindo das engrenagens, aparentemente perto da engrenagem da correia. Em alta rotação nao tenho como perceber o barulho, mas em baixa da pra perceber, principalmente quando giro as helices com a mao. Sera que existe um erro na montagem gerando esse toc toc, que talvez possa estar envolvido com o problema do belt?
Tenta aquecer um pouco o parafuso, isso deve soltar o trava rosca, o aquecimento pode ser efetuado com a ponta de um ferro de solda, com um soprador térmico ou mesmo com um secador de cabelos, depois tenta usar uma chave allen um pouco maior que a normalmente usada, deve ser suficiente para soltar o parafuso e trocar o mesmo por outro.
Quanto ao toc toc, já verificou o rolamento one way ?
Quanto ao toc toc, já verificou o rolamento one way ?
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
[quote:2c5dad24e8="riven®"]Tenta aquecer um pouco o parafuso, isso deve soltar o trava rosca, o aquecimento pode ser efetuado com a ponta de um ferro de solda, com um soprador térmico ou mesmo com um secador de cabelos, depois tenta usar uma chave allen um pouco maior que a normalmente usada, deve ser suficiente para soltar o parafuso e trocar o mesmo por outro.[/quote:2c5dad24e8]
a outra chave allen q eu tenho ja é grande demais pra entrar ali, existe pra comprar um jogo de chave allen com um intervalo menor entre os tamanhos?
a outra chave allen q eu tenho ja é grande demais pra entrar ali, existe pra comprar um jogo de chave allen com um intervalo menor entre os tamanhos?
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
[quote:049c783565="AndersonChamon"]desculpe a ignorancia, mas oq é o rolamento one way?[/quote:049c783565]
É o rolamento que vai dento da engrenagem principal, ele é chamado one way (caminho único) porque só permite o giro da engrenagem com tração no eixo em um sentido, no outro sentido, ele gira livre, como você informou que o comportamento estranho foi pós-lenha, talvez o rolamento tenha sido danificado.
É o rolamento que vai dento da engrenagem principal, ele é chamado one way (caminho único) porque só permite o giro da engrenagem com tração no eixo em um sentido, no outro sentido, ele gira livre, como você informou que o comportamento estranho foi pós-lenha, talvez o rolamento tenha sido danificado.
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
hm, blz riven, valeu pelas dicas, amanha vou verificar isso e digo o resultado depois.
Descobri da onde ta vindo o toc toc, daquele eixo que transfere força pra correia da cauda. Peguei uma chavinha e empurrei a cabeça do eixo (logo acima de onde a correia passa), enquanto girava as helices, no sentido da cauda pra frente do heli. Neste momento o toc toc some, ao aliviar a pressao ele volta.
Fiz o teste também tirando a correia dele, o barulho sumiu, ao recoloca-la ele volta.
Descobri da onde ta vindo o toc toc, daquele eixo que transfere força pra correia da cauda. Peguei uma chavinha e empurrei a cabeça do eixo (logo acima de onde a correia passa), enquanto girava as helices, no sentido da cauda pra frente do heli. Neste momento o toc toc some, ao aliviar a pressao ele volta.
Fiz o teste também tirando a correia dele, o barulho sumiu, ao recoloca-la ele volta.
-
- membro
- Mensagens: 160
- Registrado em: Sáb Out 18, 2008 1:04 pm
- Localização: Vitória, ES
pessoal, fui fazer um voo agora pra filmar o comportamento do belt e ao ligar o heli e dar a primeira acelerada ele nao saiu do chao nem com throttle no maximo. Entao novamente constatei que aquele comando do pit.trim nao respondia em nada, rodando pra um lado e pra outro ela nao se movia. Fiquei tentando por uns 4 min, desligando o heli e ligando, até que do nada ela voltou a responder ao comando de pit.trim. Iniciei o voo e durante o voo ela parou de responder novamente, neste momento o passo do heli caiu muito chegando a ficar invertido na hora q tirei a aceleração. Resultado, ele pousou mto forte e raspou a pá no tail boom. :(
Deu um amassadinho de leve no tail boom e uma comida na ponta da pá. Continuei voando pra verificar o problema e ele voou ate o famoso 1:30 onde houve total mudança no comportamento do bixo.
Ficou mto claro agora q o problema tem relação com o fato do comando pit parar de funcionar. Vcs tem ideia do q tipo de testes devo fazer pra localizar o problema?
Deu um amassadinho de leve no tail boom e uma comida na ponta da pá. Continuei voando pra verificar o problema e ele voou ate o famoso 1:30 onde houve total mudança no comportamento do bixo.
Ficou mto claro agora q o problema tem relação com o fato do comando pit parar de funcionar. Vcs tem ideia do q tipo de testes devo fazer pra localizar o problema?
- diubadiuba
- membro
- Mensagens: 881
- Registrado em: Ter Abr 24, 2007 9:05 am
- Localização: Joinville, SC