ESC x Servos

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

ESC x Servos

Mensagem por Elder »

Fiquei na duvida de onde posta e postei aqui mesmo, perdao se está no lugar errado.

Queria saber uma coisa, [u:d63f5de534]o ESC tem alguma coisa a ver com o servos?[/u:d63f5de534], ou é só a voltagem do BEC que alimenta os servos ?

Meu Cessna tem 2 servos HXT 9g e um servo GWS 19g, um BEC de 3A aguenta tranquilamente né ?


Agradecimentos desde já.
Avatar do usuário
wildcat
membro
Mensagens: 6816
Registrado em: Ter Mar 28, 2006 10:07 pm
Localização: Caraguatatuba/SP

Mensagem por wildcat »

O BEC do esc tem sim ligação com o número de servos!
Geralmente vem no manual a indicação do que utilizar, por exemplo, 2s com 4 servos, 3s com 3 servos, ou 4s com 2 servos!

Eu já utilizei 3s com 4 servos e foi sem erros, mesmo o esc indicando usar somente 3!

Abs
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

Eu tambem ja usei 4 Servos com um speed 20A da eflite, no manual sugeria 3 servos, mas ele levou os 4 servos tranquilos, só o esc esquentava mais em funçao da sobre carga dos servos do que pela corrente do motor hehehe

Mas nunca tive problema... Até uns 4 servos um speed consegue levar tranquilamente!

OBS: o bec do meu esc era 2A
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

No meu modelo tem 2 servos de aileron com cabo Y, ou seja, conta como somente 1 servo ?

A potencia do servo interfere em alguma coisa ?

Abs
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

No meu modelo eram dois servos na cauda e dois nos ailerons com Y, pelo que sei o consumo equivale por 2 servos, mas nao tenho certeza, mas enfim, o speed esquentava um pouco mas levava tranquilo, mas lembrando o bec do meu era 2A, o seu ja é 3A
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Mas os seus servos eram todos 9g ?

Eu tenho 3 servos de 9g e um dele o do leme e bequilha é de 19g, mas acho que como a alimentaçao é a mesma, nao deve fazer diferença!
shoiti
membro
Mensagens: 2099
Registrado em: Qua Set 12, 2007 12:22 pm
Localização: maringa-PR

Mensagem por shoiti »

faz diferença sim elder...

pois não depende sa saída do canal e sim do consumo do servo...

o servo consome quando forçado... então, um bec pode aguentar 50servos estáticos ou apenas 3 em movimento forçado....

eu vou colocar 5servos em um modelo.... mas um deles é para flap, que não vai ser forçado em voo dois 5g para os ailerons e outros 2 9g para leme/profundor

eu estou acreditando que funcione... pois eu não vou forçar o flap em voo e o leme do modelo que eu vou montar é bem pequeno...
Avatar do usuário
Matheusarcala
membro
Mensagens: 939
Registrado em: Sex Mai 02, 2008 10:51 am
Localização: Jundiaí-SP

Mensagem por Matheusarcala »

Depende também do peso do modelo e da linkagem (se estiver muito dura) e das dobradiças das superfícies móveis.
Abraço!
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

No meu caso eram todos 9gr, em um shock flyer, o esforço era grande nas manobras, mas a lincagem e as dobradiças estavam muito livres...
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

Vamos ver entao,
Quais sao os sinais que eu posso notar de que o BEC nao esta suportando ? Aquecimento do ESC somente ?

Digamos que nao esteja suportando, terei de procurar um ESC com mais voltagem de BEC ? Eles parecem ter todos mais ou menos alguma coisa !

Estou torcendo para que aguente, sao só 4 servos, como na maioria dos modelos... acho que nao via dar nada ! (yn)!
Responder