Compra de eletronica opiniões !! lista de compras atualizada

Este é o espaço para tirar suas dúvidas relacionado a construção de um aeromodelo,para os vários experts de plantão possam responder. Aqui também estarão os famosos artigos que já enriqueciam o outro fórum.
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fabio_sp
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Mensagem por fabio_sp »

Olha, isso de avião super motorizado ser ruim de pilotar e bobeira, se o peso estiver dentro do permitido pela envergadura, entre outras variaveis, voa bem sim. Pelo menos o meu radio o acelerador é um canal proporcional, e não um MAXIMO-MINIMO.
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

Obrigado pela consideração, Anderson!

Você é um sujeito dez, amigo.

Realmente, se ainda não tiveres comprado a eletrônica, recomendaria a você usar uma bateria um pouco mais forte.

Todavia, se já tiver comprado a eletrônica pode usar uma hélice menor para não forçar o conjunto

No site da AMB mostra que com uma hélice Slow 8,38 ele consome 16,5A e gera quase 1kg de empuxo (Só que essas tabelas da AMB não me são muito confiáveis)
http://www.aeromodelosamb.com.br/loja/product_info.php?cPath=25&products_id=369

Esse motor consome bastante (só que é uma máquina!!), por isso recomendo que leia o tópico abaixo
http://www.evoo.com.br/pda/viewtopic.php?p=496741&sid=71f556891ee752bda0d48978bf6bbee0

Se tua bateria aguenta 20 A, o ideal é usar algo que consuma até uns 16 A e depois, quando precisar de mais força para outro motor, compra outra bateria

Outra coisa, os motores e-max tem um rolamento muito fraco para impactos diretos. Nada demais, mas se bater, troque o rolamento (vende em vários sites) pois com o rolamento quebrado ele consome muito mais!

Boa Sorte, Anderson! Qualquer dúvida estou à disposição
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

PS: Já tinha esquecido! Não coloque peso no modelo (ele fica pior), apenas se depois de todo pronto você precisar de um pouco de peso para ajustar o CG e o deslocamento da bateria não for o suficiente.
(lembre-se o CG do modelo sempre tem que ficar um pouco adiantado (a frente do modelo deve ficar um pouco mais baixa que a traseira quando você apoiar com os dedos as asas pelas pontas contando 1/3 do comprimento da asa a contar da frente)

O modelo pode pesar quase nada e ter um motor muito forte, não tem problema, desde que o cg esteja correto e o modelo regularmente construído
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andersonpg
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Mensagem por andersonpg »

grande Juverto! como vc ah amigo?? espero que otimo! pois eh tive um pouco afastado desse mundo MARA do aeromodelismo eletrco hehe.. mas quero ver se agora em 2009 ponho o bichinho pa voar...
a eletronica inda aum comprei naum.. devo ta comprando final de jan agora.. mais vou dar uma olhada naquele topico que vc postou para saber mais desse motor..
ahh qnt aos pesinho tava brincando hehhehe abraco amigo fica com DEUS!!

andy..
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andersonpg
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Mensagem por andersonpg »

outra coisa juverto qndo vc fala em bateria maior eh e relacao a Ah correto??
e qnto a voltagem e a qntidade de C ? ela pode ser menor ?? to vendo site do hierelericos.com e achei uma bateria ipo 3S 100 Ah 8C por R$ 81,00 euma 3S 2200 Ah 8C por R$100,00.
ache elas muito baratas!

fico no aguardo
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

Fala, Anderson!

Primeiro, as baterias que você viu tem a taxa de descarga absurdamente baixas. Eu não compraria jamais. O Normal das baterias é ir de 12C a 35C (quanto maior, melhor - e mais caro)

Quando falamos em baterias temos que nos atentar ao seguinte:

1) O "S" de quantidade de células em um pack (uma bateria) e
2) Os "C" de taxa de descarga

Quanto ao primeiro (que não deve te preocupar):

As baterias de Lipo trabalham numa faixa de 3 a 4,2 volts. Então as baterias são vendidas em 1S (1 célula, portanto 3 a 4,2V) 2S (duas células, 6 a 8,4V), 3S (9 a 12,6 V) e assim por diante.

Os motores, via de regra, trabalham mais rápidos e fortes com maior voltagem (respeitando o limite deles - por ex: para um brushed br400, as baterias 3S são um pouco fortes)

Dependendo do ESC e Motor usados (o fabricante diz quantas células ele aguenta), podemos usar uma 4S ao invés de uma 3S, o motor fica mais forte e acaba por consumir menos, proporcionalmente, porém quanto mais tiver de células, mais pesada será a bateria.

O " C" diz respeito a tal da "taxa de descarga" . Isso é importante pois diz a taxa máxima em que ela pode ser descarregada, ou seja:
1) uma bateria de 2.200 mAh (2,2 miliampéres = 2,2 Ampéres) com 15C pode fornecer até 31 Ampéres sem sobrecarregar (2,2 x 15) , com 20C pode fornecer até 44 Ampéres e com 30C, 66 Ampéres.
2) Uma bateria com 1.200 mAh, (1,2 miliampéres = 1,2 Ampéres) com 15C pode fornecer até 18 Ampéres sem sobrecarregar (1,2 x 15) , com 20C pode fornecer até 24 Ampéres e com 30C, 36 Ampéres.

Para carregar, acaso seu carregador tenha a opção de escolher a taxa de carga, deve-se usar no máximo 1C (ou seja, a bateria de 2,2 A, se carrega até 2,2 A, a de 1,3 A, no máximo a 1,3 A e assim por diante). O Ideal é carregar a 1/2C (ou seja, metade da carga nominal da bateria, se ela for de 2,2 A, você carrega em 1,1A e assim por diante. A carga fica mais lenta, mas a bateria terá uma vida útil maior.

Os carregadores mais simples (e nem por isso piores), tipo ESKY, Eflite, etc. normalmente carregam a uma taxa fixa (0,8A), mas com baterias muito fortes, acima de 2A eles costumam aquecer um pouco e com o tempo podem estragar.

Evite, ainda, carregar as baterias se ainda estiverem quentes, após um vôo.

Espero ter ajudado ;) (Editado com as dicas do Matheus)
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Matheusarcala
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Mensagem por Matheusarcala »

diubadiuba, acho que você se confundiu quando disse: 1) O "C" de quantidade de células em um pack (uma bateria).
Isso seriam os S's, e não os C's...
Por exemplo: 3,7V: 1S 7,4V: 2S 11.1V: 3S
Abraços!
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

É isso aí mesmo, Matheus!
Comi bola :oops:

Já editei, valeu! (estava no horário do almoço e desmaiando de sono, he he)
Estava pensando em "C" de Cells e escreví assim.

Ia mais confundir doque ajudar, he he

Abraço

Juverto
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andersonpg
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Mensagem por andersonpg »

Salve galera!!
com base nas informações que foram postadas aqui nesse topico dei uma reformulada na lista de compras e inclui tb um carregador para a Lipo.. segue abaixo...acho que agora vai??
opiniões???


HÉLICE SLOW FLYER TIPO APC 9 X 4,7
Motor brushless Emax BL2215/20
Bat Lipo 3S 1800mAh 20C/30C LM
Speed Control Brushless E-Hobby 25A
Carregador Balanceado B4 2 e 3 Lipo

já aproveitando.. esta lista fiz na lemonstore ficou bem mais em conta que na HD.. alguem poderia me indicar mais alguma loja que faça venda via cartão e com preços bons???

abraços!!

andy...
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diubadiuba
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Mensagem por diubadiuba »

Excelente eletrônica! Só lembre que com esse motor, se for usar hélices maiores cuide de ver na tabela do rcgroups se não ultrapassa os 25A do ESC

Aqui no e-voo já testaram e reproduziram os testes do Dr.Kiwi do rcgroups

http://www.evoo.com.br/forum/viewtopic.php?t=50612&highlight=&sid=1e204019c05881927e54f00bb5712326

Quanto a loja barateira que aceita cartão, tem a hobbyfly

http://www.hobbyfly.com.br/loja/lojavirtual.html

Eu comprei um slow stick deles e recomendo como primeiro modelo. É diversão garantida!

A lemonstore é muito boa também

Uma loja que está com preços muito bons é a asas elétricas.

Bons Vôos
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