Motor Sobrealimentado (turbo/blower)

Nesta área vamos falar sobre nossos aviões Glow e outros combustíveis e seus motores
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Poxa, legal ... vou fazer umas experiencias com meu GXR21 Ja que tenho 2 jogos novos de camisa e pistao.

Um teste seria aumentar a pressao no carburador via um compressor de ar... acha que rola ? tenho como regular a pressao com bastante precisao, de 0 até 40 lbs.
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

Presentinho aos amigos preparadores de aero, aproveitando que a "garrafa" tá fora do carro.
Só uma fotinha para animar mais as idéias hehehehe
[URL][img:5e329e6ddd]http://img104.imageshack.us/img104/8398/dsc04719rr2.jpg[/img:5e329e6ddd][/URL]

[URL][img:5e329e6ddd]http://img127.imageshack.us/img127/4182/dsc04717qp1.jpg[/img:5e329e6ddd][/URL]

Sem querer fugir do tópico hein... O assunto é turbo/blower não nitro!
Abraço a todos
Marcos
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:e50703abf8="-=|Novelli|=-"]
Um teste seria aumentar a pressao no carburador via um compressor de ar... acha que rola ? tenho como regular a pressao com bastante precisao, de 0 até 40 lbs.[/quote:e50703abf8]
Essa é a idéia!

Mas eu quero criar um sistema que se possa voar com ele ou então copiar o sistema da RB Innovations mesmo.
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

eu queria dizer, um teste de bancada, o motor preso a um compressor maior, e um tacometro pra verificar o ganho no giro ... acho que vou fazer um teste !, nao custa nada
apzeiro
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Qua Jan 14, 2009 11:15 am
Localização: Maringá/Paranavaí - PR

Mensagem por apzeiro »

[quote:cbd0964f3c="-=|Novelli|=-"]eu queria dizer, um teste de bancada, o motor preso a um compressor maior, e um tacometro pra verificar o ganho no giro ... acho que vou fazer um teste !, nao custa nada[/quote:cbd0964f3c]

Exatamente. Talvez eu não tenha me expressado bem.
Um teste de bancada ia ser show de bola!
Só toma cuidado com a pressão a ser usada e com a massa de ar que irá colocar.

Não faça o teste vedando o sistema com a mangueira. Começa fazendo assim:

Gire a agulha de 1/4 de volta a 1/2 volta. Deixa ele bem gordão, mas mantenha acelerado (full).
Daí vc vem com a mangueira e vai jogando o ar por cima do bura, mas venha de cima pra baixo (aproximando).

Até que irá conseguir a dosagem certa. Só que como a pressão não vai variar em função da rotação o teste só vai funcionar com o acelerador em uma posição fixa.

Vou fazer esse teste tb e tentar filmar.

Ah!! Coloca uma hélice grande pra amarrar ele um pouco. Se colocar uma pequena poderá dar problema por excesso de giro.
Abraço a todos
Marcos
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... voltando ao planeta terra e querendo tirar mais de um motor pra aero.

Não é mais eficiente usar um boa e sincronizada Pipa?

Usei em um ST61 e quero usar em um OS46.
É mais barato e vai dar performance melhor em baixa.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
Megafly
membro
Mensagens: 2678
Registrado em: Ter Abr 03, 2007 3:27 am
Localização: São Paulo SP

Mensagem por Megafly »

Eu acredito que sobre alimentar um motor de aeromodelo até seria possivel e viavel porem nao serviria pra literalmente NADA.
Em aviões full, tipo um seneca, money entre tantos outros o turbo é feito não somente para aumentar a potencia, porque ele aumenta bem pouco... Ele é feito para a aeronave poder voar + alto onde o ar é rarefeito e o motor aspirado perde muita potencia.
Podem ver que um skylane aspirado apos os 7000 pes, quase nao sobe +, mesmo com a manete no batente o motor não rende nada, o mesmo com turbo (tudo de fabrica) tem um teto operacional de aprox 19000 pes. Nem vou entrar na questao que o piloto e pax teriam que usar suprimento de oxigenio.
Em se tratando de carros, quanto + pressão e vazão do turbo o motor vai render +, claro que você precisa compensar isso com o aumento de combustivel, senão derrete tudo, voce até poderia colocar 5.000hp num motor 1.0L mas precisaria de uma pressão incrivel e materiais pra forjar camisa, pistão, vira, fora block guard... que acho que só encontria em outro planeta.

Pra aumentar a potencia de um motor glow sem acrescentar muito peso, eu aconsselho uma pipa, tenho um OS FX 61 com uma Hatori e funfa que é o bicho.

Sou + a opnião do Marco, taca logo um motor maior e pronto, se sobrealimentar um motor glow fosse facil, já teriam varios a venda.
Eu já tive 1 YS 91 air chamber, que eles falam que tem a potencia de um 120, mas nao tinha nao.

Abraços.
Piper Mirrage "My Way"
"KEEP FLYING"
BRA 5273
Avatar do usuário
-=|Novelli|=-
Equipe E-voo.com
Mensagens: 2044
Registrado em: Seg Nov 10, 2003 3:06 pm
Localização: São Paulo SP

Mensagem por -=|Novelli|=- »

Mega,

Eu tb acho que nao vai adiantar nada, como disse, tudo indica que nao terá mudanças significativas.

mas eu fiquei curioso rsrs nao tenho nenhuma pretencao de fazer esse tipo de coisa, mas pelo bem da ciencia, vale uma testadinha!!!
Avatar do usuário
oswaldo pires
membro
Mensagens: 3775
Registrado em: Sex Ago 08, 2008 7:35 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por oswaldo pires »

muito interessante. queria ter bala na agulha. pra este assunto, mas aguardo ansiosamente a projeto virar realidade, boa sorte e grana aos pioneiros. já pensou arrancadas de aeros a 600km/h (obs não vale turbina a jato ok) com motores que duram 2 corridas????
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

... 600 km :roll: difiiiiiiiiiiiiiiiiiicil a não ser que o lula tenha revogado as leis da Fisica.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder