Speed control para leigos

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
ARSMODEL
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Abr 09, 2008 9:55 pm
Localização: Estância Velha-RS

Mensagem por ARSMODEL »

:roll:
Olá Alex, tenho um Stick com motor Brushed 300 GWS, reduzido, ESC ICS-300, utilizo hélice 10x8 e inicialmente usava um pack de NiMh de 8 células 9,6v.
Mas devido baixa autonomia e força, resolvi arriscar e colocar uma Lipo 2s-20C-800mAH, como Cut-Off do esc é 5,6 procuro não utilizar a carga até o fim e assim vem sendo utilizada sem problemas.
Contudo tenho duas baterias que me foram disponibilizadas de 3s-20C-1300mAH e gostaria de colocar neste conjunto, porém tenho receio de que a amperagem que o motor possa puxar, pela disponibilidade de carga da bateria seja maior que o limite do ESC(15A cfe. a GWS) e venha danificá-lo, ou então de "torrar" o motor.

Em sua opinião posso arriscar?
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."
Autor: (Gabriele D Annunzio)
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Troque a hélice por uma 10x6HD e pode usar a 3S.

A redução de perfil e passo na hélice deve equilizar o consumo com o aumento de tensão.
Avatar do usuário
ARSMODEL
membro
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Abr 09, 2008 9:55 pm
Localização: Estância Velha-RS

Mensagem por ARSMODEL »

Ok, obrigado pela dica.
"Nunca é tarde para tentar o desconhecido. Nunca é tarde para ir mais além."
Autor: (Gabriele D Annunzio)
YIVAN
membro
Mensagens: 61
Registrado em: Qui Jun 19, 2008 10:34 am
Localização: RIO DE JANEIRO

Mensagem por YIVAN »

Alex com um motor ligado ao esc normalmente o consumo é de 11.4 Amperes, ai fui colocar uma estenção de 15 cm para outro tipo de aeromodelo que faz a ligação do esc ao motor o consumo foi a 24 amperes. Estou iniciando no eletrico e a minha duvida é o aumento de comsumo é devido a distancia ou seria o tipo de fio usado para esta estenção já que o fio é um pouco mais fino do que o do esc . um abraço
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

problemas com esc

Mensagem por offsyde »

gente preciso de ajuda, comprei um esc de 40A e não consigo fazer nenhum motor funcionar com ele, quando ligo a bateria, ele fica dando sinais sonoros, e o motor não funciona de geito algum. onde será que estou errando ?
"Voar é maravilhoso. Fazer voar é melhor ainda"
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

O speed control deve sempre ser ligado com o stick do acelerador para baixo. Se o rádio for Futaba, é preciso inverter o canal 3.

Fazendo isto, deve funcionar.

Veja também se não tem nenhum jumper (conector com 2 pinos) sobrando.

Praticamente todos os casos de speed apitando direto que tivemos foram por não ligar no mínimo ou por programação para tensão maior.
Avatar do usuário
offsyde
membro
Mensagens: 893
Registrado em: Sáb Ago 30, 2008 2:20 pm
Localização: Rolim de Moura - RO

Mensagem por offsyde »

vlw alex, vou tentar tudo denovo e me certificar se não tem nenhum conector sobrando, o speed foi ligado no canal tres mesmo, o rádio é um E Sky 6ch.
Avatar do usuário
alex colombo
membro
Mensagens: 182
Registrado em: Qui Out 23, 2008 2:25 pm
Localização: são joão da boa vista (sp)

Mensagem por alex colombo »

olá desculpa minha iguinorancia como faso para progamar meu ESC eu tenho um esc da e-max de 30 é nessesario cartão ou tem como fz isso 100 cartão de progamação ?
emanuelead
membro
Mensagens: 3
Registrado em: Seg Mar 02, 2009 10:31 am
Localização: fortaleza

Mensagem por emanuelead »

"O speed control recebe a posição do stick do acelerador e liga/desliga continuamente a alimentação do motor para diminuir a tensão média recebida pelo motor."

Alguém poderia me informar que forma de sinal é esse que o ESC recebe do receptor. A partir desse sinal ele gera o PWM do motor, não é?

É que estou usando um controle diferente, e queria simular esse sinal de controle do PWM.

Fico no aguardo, até mais!
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Emanuel, dê uma pesquisada para obter mais detalhes, tem muito material no fórum e também na net, mas em resumo, os sinais que o receptor entrega ao ESc (e aos servos) são pulsos de largura variável entre 1 e 2 ms, sendo 1,5 ms a posição "central" e 1 e 2 ms os extremos. Esses pulsos se repetem a uma frequência aproximada de 50 Hz.
Responder