Adaptação de motor elétrico em uma bicicleta - Fotos

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Hummm até dá... mas o galho é o KV dele, mto baixo. Com 6S dá uns 4 mil rpm...
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Com dois daquele de 7000W, aquele maior que tem na Hobbycity, dá pra puxar um cri-cri!
Mas com este só dá pra puxar um aero giant.
O galho é arranjar uma hélice e uma bateria pro bixo, se for usar num aero.
Na bike é fácil... bateria de chumbo vai heheh.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

Fui na garagem agora e ví: o motor não cabe, de lado, debaixo do pedivela. O pedivela vai bater nele, quando eu pedalar.
Talvez o jeito seja arrumar ou fazer um bagageiro traseiro para a bike, e nele fixar o motor. O bom é que aí já dá pra colocar baterias em cima do dito bagageiro.
O problema é que é provavável que os bagageiros sejam frágeis, não aguentando o torque do motor. Neste caso, eu teria que fabricar ou reforçar um bagageiro, o que não é necessariamente fácil. Talvez um serralheiro faça isso, sei lá.
Idéias?
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

O projeto tá andando. Já adaptei uma coroa na roda, do lado esquerdo, comprei alumínio para a caixa de redução, adaptei polias etc. nos eixos, e fiz umas continhas:
Uma carga deve dar para uns 40km de autonomia. Cosiderando 50% de desperdício da fonte e carregador, uma carga custará o valor ABSURDO de 21 centavos de real....
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

O tópico está muito interessante, também já pensei numa coisa assim...

Só uma ponto que me chamou atenção!

Nos automodelos, por experiencia propria, motores tamanho 540 3000kv brushless com lipo 2s dá um consumo constante de uns 20~30A mas produz picos absurdamente altos, coisa de 100~200A, logico é um automodelo off road, você nao vai sair patinando com sua bike, mas o pico inicial de partida ou reacelerações gera um consumo alto, não sei se minha afirmação se aplica numa bike e na sua eletronica citada, queria que os mais experiente falassem a respeito...

Podem observar qualquer esc de automodelo tem a corrente de pico no minimo umas 3x a corrente nominal!


Valeu pessoal e manda ver na bike, muito bom!
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Tá faltando as fotos, projeto em andamento sem fotos é ilusão.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
vitorette
membro
Mensagens: 813
Registrado em: Qua Ago 15, 2007 5:49 pm
Localização: Rondonopolis - Mato Grosso

Mensagem por vitorette »

Esse projeto me interessou bastante, coloquem fotos do andamento.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.
Avatar do usuário
Ericfly
membro
Mensagens: 1490
Registrado em: Sáb Set 20, 2003 8:56 pm
Localização: Ottawa, ON Canada

Mensagem por Ericfly »

[quote:e9ec545be4="LaercioLMB"]Tá faltando as fotos, projeto em andamento sem fotos é ilusão.[/quote:e9ec545be4]

É verdade. Estou prestes a defender meu mestrado. Assim que eu tiver um tempinho pra retomar o projeto, na semana que vem, tiro umas fotos e posto aqui.
Espécime híbrido de Homo Electricus, Homo Termicus e Homo Slopiens
Avatar do usuário
Rodrigo C
membro
Mensagens: 1806
Registrado em: Seg Jan 07, 2008 9:21 am
Localização: RS - Nova Prata 95320-000

Mensagem por Rodrigo C »

[quote:9fe56ee751="Ericfly"]É verdade, Rodrigo, os picos podem ser preocupantes. Além disso, o ESC de avião não é feito para ter muita força na partida, como o ESC de carrinho. Isso é assim simplesmente para evitar que a hélice corte a tua mão se vc esbarrar no stick enquanto mexe no avião. Como eu estou usando um ESC de avião, a partida é no pedal mesmo. Uma vez que tenha saído da imobilidade, aciono o motor.
Para evitar picos de corrente que possam estragar ESC, motor, e baterias, está sendo usado um circuito que limita isto. Ou seja, quando a corrente chega num limite pré-estabelecido (70A, no meu caso), o circuito diminui o comando de aceleração enviado ao ESC, até que a corrente caia para um nível aceitável.
Estou usando 24V, o equivalente a 6S.[/quote:9fe56ee751]

Não tinha pensado nisso, mas é uma boa solução começar pedalando e depois botar o motor pra rodar!

Outra dica, que parece meio lógica, mas vou postar de qualquer jeito, quanto menor o Pinhão (engrenagem do motor) e maior a Coroa menor o consumo e maior o torque!

Mudar a quantidade de dentes pode ajudar a melhorar a autonomia e desmpenho!
RC
Responder