Problema bat hxt 2200mAh

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Merino
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Problema bat hxt 2200mAh

Mensagem por Merino »

Boa noite. Tenho um motor KDA 22-20L, bat HXT 2200mAh 3S 20C e um esc TP W30A, hélice 10x6, voo por 16min e a bat simplesmente para, não alimenta nada, após pouso, acelero e o motor funciona e logo para (o motor permanece morno). Após a recarga a bat pegou 1544mAh com 12,38V e as cel ficaram com 4,08/4,20/4,19. Teoricamente ainda tinha 656mAh. Quando ligo escuto um beep longo e cinco intercalados.Vcs acham que pode ser a bat ou o esc?
Abs
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Abib
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Mensagem por Abib »

E qual o problema?

Pq tudo que vc falou está coerente.. Menos os 16 minutos.. To achando muito!
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

Teu pack está extremamente desbalanceado.

De uma olhada em artigos sobre isso e vai ver que 400mV de diferença já é grave, no maximo se admite 200mV
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Merino
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Mensagem por Merino »

Abib, o problema é o corte repentino do motor, pois normalmente ele iria perdendo força, dai daria tempo para o pouso. Marco irei balancea-lo. O Júlio me passou um link que tem a programação do esc, vou tentar também, como tb irei verificar as soldas.
Obrigado pela atenção.
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

é so balanceamento mesmo.... a célula de 4,08V descarega primeiro e cai a tensão muito rápido, provavelmente passando do limite..... por isso a impressão que corta do nada o motor... balanceie e teste novamente
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Abib
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Mensagem por Abib »

Mas isso se chama Corte de LIPO, e está correto.

Seu sistema não pára, senão você não conseguiria pousar.

Me responda uma coisa: Quando o motor desliga, os servos continuam funcionando, certo?? então é corte de Lipo, que se configura no ESC.

O Motor não pode ir girando mais fraco, senão sua bateria vai pro espaço..

Afinal seu pack realmente está desbalanceado, mas não está tãããao desbalanceado assim a ponto de dar um Shutdown no sistema.

Verifique corretamente seu tempo de vôo e balceie corretamente seu Pack. Eu estou achando 16 minutos muita coisa para esta configuração.
Merino
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Mensagem por Merino »

Exatamente, quando o motor apaga os servos continuam a funcionar e logo em seguida acelero o motor funciona rapidamente e desliga. No final de semana irei fazer os testes, inclusive irei medir o corte, pois no manual diz que corta a 8,1V.
Obrigado
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Abib
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Mensagem por Abib »

Tenta reconfigurar seu ESC para cortar com 9 volts (3 volts por célula), senão vc pode causar algum dano na bateria.
Oliver
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Mensagem por Oliver »

Marino,

Não há problema nenhum com o seu sistema, somente que você deve adquirir um balanceador de baterias.
O vôo do modelo não é eterno, uma hora a carga da bateria acaba e ainda bem que o ESC corta antes da bateria não ter mais carga para movimentar os servos.

Mas o que vejo de problemas com a sua operação é:
O ESC está cortando muito baixo, o certo seria 9V.
Não é recomendável sempre pousar como motor cortado, isso desbalanceia e diminui MUITO a vida util da bateria.
Se leva 16 minutos para cortar, faça vôos de no máximo 12min, pois pode ser que não seja possivel pousar imediatamente e assim aumenta a vida da bateria.

O que aparece no carregador nem sempre corresponde a realidade, normalmente é a informação mais errada que está lá, principalmente nos carregadores de baixo custo.
Oliver
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Merino
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Mensagem por Merino »

Oliver, o corte já vem de fábrica a 8,1V, é essa e outras tentativas que irei executar no final de semana, quanto ao carregador é um Imax B6, será que serve?
Abs
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