Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Marcio, fiz um teste como prometido, mas não consegui usar tanta capacidade de carga quanto você... preciso voar mais.

Teste de descarga da Bateria Tudor Estacionária TE 12V 65Ah. Para isso foi utilizado o carregador icharger 106B+ V3.09, um whatímetro (watts up) e um multímetro.


Teste em casa:

Ao carregar o pack A123 6s 2300mAh com 8A a corrente drenada da bateria de 12V ficou na média em 16A/190W ( eficiência de ~88%)!

Assim que terminou a carga, foram colocados 1003mAh no pack 6s e retirados 1960mAh da bateria de 12V... isso significa que para carregar um pack 6s completamente (~2200mAh) será necessário retirar 4,3Ah da bateria de 12V! Portanto cada célula está retirando 0.72Ah da bateria de 12V.

Posteriormente coloquei a bateria de 12V na carga até completar e deixei descançar... a leitura de descanço foi 12,80V!


Teste no clube:

Leituras da tensão durante carga de 8A num pack A123 6s 2300mAh, das 16h até escurecer:

1a 12,10V
2a -
3a 12,06V
4a -
5a -
6a 12,00V
7a -
8a 11,90V
9a -
10a 11,80V

A 2a,4a,5a,7a e 9a carga foram efetuadas num pack A123 3s 1100mAh. Durante as cargas o pack carregou em média ~0.8Ah, o que representa uma descarga de ~4,0Ah da bateria de 12V (considerando a eficiência de 88%)!

Na 1a,3a,6a,8a e 10a carga, foram colocados em média ~1.8Ah no pack A123 6s, o que representa 82% da capacidade do pack... logo cada carga retirou 0.82 x 0.72/célula x 6 x 5 = ~18Ah!

Isso representa um total de ~22Ah retirado da bateira de 12V!

Após as descargas, a voltagem de descanço estava em 12,27V, que segundo o manual da Tudor representa 67% da carga da bateria do valor nominal 65Ah, ou 33% utilizados = 21,5Ah, o que está coerente com o valor de 22Ah!

Porém sob descarga de 190W a bateria de 12V é capaz de liberar apenas 43Ah reais ou seja ainda restavam 43Ah - 22Ah = ~21Ah na bateria, o suficiente para mais uns 5 vôos com o pack A123 6s 2300mAh.

Tudo indica que a saúde da bateria está muito boa... Se utilizar somente os 22Ah a vida útil da bateria esta estimada em ~1000 ciclos o que é muito ciclo!

Abraço,

Caio
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

legal o teste.
preciso repetir o meu pra ver o pq da diferença dos seus 0,72Ah por celula para os meus 0,79Ah . posso ter feito algo errado, pois outra vez eu calculei e tinha chego a 0,69Ah. o que pode estar rolando é uma grande piorada no resultado por eu ter feito a medição enquanto carregava um pack de 8s , com isso reduzindo muito a eficiencia devido aos 25A fluindo na entrada do carregador...


ahh notei uma melhora nas tensões de descarga dela depois que eu fiz duas cargas com baixa corrente nela. carreguei a 800mA !!! demorou uma eternidade.

segundo a teoria ajuda a remover sulfatação.

abração
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caioect
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Mensagem por caioect »

Marcio, deve ser isso mesmo... Lembro que há um tempo atras coloquei o pack A123 6s 2300mAh para carregar com 10A/210W, o que elevou a corrente drenada da bateria para ~23A/270W derrubando a eficiencia do carregador para ~77% e aumentando a temperatura interna do carregador ~56C (muito quente)! Neste caso o cada célula estaria retirando em média 0.82Ah da bateria de 12V!

Já ao carregar o pack 6s com 8A/170W a eficiência do carregador aumenta para ~88% drenando ~16A/190W da bateria de 12V e a temperatura interna do carreador não passa dos 46C! Quanto mais frio o carregador trabalhar maior será a eficiência, logo menor será a carga drenada da bateria de 12V.

O ideal mesmo seria usar uma fonte com maior voltagem ~14V o que deve elevar um pouco a eficiência do carregador.

Abraço,

Caio
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

Fiz uns testes com o Turnigy SK42-50-650

Não tenho dados de empuxo pois testei com helices não padrão e não tenho bancada de testes , ainda mais para este empuxo...

Bateria 8S 2300mAh A123
Speed Simple 70A

Dados coletados com Eagletree Micrologger V2 e Sensor brushless conectado no esc

coletei tambem dados com 50% de acelerador.

i0=1.96A @26V
16233RPM KV=625
__________________________________________________
11x10 EMP
11A 26V 4780RPM 73km/h (nao foi no meio , foi uns 35%)
49A 21.71V 11160RPM 1061W 170km/h
__________________________________________________
11x8.5 EMP
12.5A 25.1V 8025RPM 104km/h 50%
43.2A 22.4V 11600RPM 964W 150km/h
__________________________________________________
10x7 EMP
12.15A 25.12V 9236RPM 99km/h 50%
34.75A 22.95V 12500RPM 800W 133km/h
__________________________________________________
10x5 apc style
10.68A 25.32V 9970RPM 76km/h 50%
28A 23.6V 13227RPM 660W 100km/h

animal com a 11x10 , clube do kilowatt!!!

o motor tá no coral. com o micrologger e seu sensor de velocidade marcou 145 com a 10x5 e seus 600W... imagina com a 11x10 e seus 1000... vou brincar este FDS.
visite meu canal youtube: marcioh123
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caioect
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Mensagem por caioect »

Marcio, Se for como a hélice 10 x 5 que teve um aumento de 45% na velocidade em vôo com relação ao teste estático, a hélice 11 x 10 deve passar dos 220km/h em vôo... teu modelo está preparado para alta velocidade?
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Marcio H
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Mensagem por Marcio H »

os 145km/h foram o máximo em um dos voos , pode ter sido num breve mergulho. no plano ele voa a 115-120km/h com ela. imganino que com a 11x10 atinja uns 200 mesmo num mergulho. duvido que ele suporte EHEHEH

impressionante a força que esta 11x10 fez no teste estático... o modelo queria se soltar de mim de qualquer jeito...

sobre as EMP: belas helices , já tem alguma?
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caioect
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Mensagem por caioect »

Não conheço essas hélices... são boas? suportam alta rotação? pois 1 kW de potência, não é brincadeira não!

O funtana 40 está com o TR SK 4260 500kv / A123 7s 2300mAh que chega a conssumir 1kW com a APC 13 x 6,5E onde gera mais de 3,2kg de empuxo!!! É assustador!
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caioect
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Mensagem por caioect »

Teste do motor Turnigy 50-55A 400kv (1300W)

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
  TR 5055 400kv - A123 7s 2300mAh - Speed TR 60A - Io (23.5V) = 2.4A (11300rpm -> 480kv)
==============================================================================================
 Hélice         I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 12 x 6E     23      21.2     490      9000             82         2.2          72
 APC 12 x 8E     28      20.6     580      8600            105         2.1          67
 APC 13 x 6.5E   32      20.4     650      8400             83         2.3          65
 APC 14 x 7E     37      20.0     740      8000             85         2.5          61
==============================================================================================


Motor equivalente a um motor glow 46 2t.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:34 pm, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Hoje fiz um teste em vôo com o motor TR 5055A 400kv no funtana 40 com pack A123 7s 2300mAh e speed TR plush 60A. O motor acelera suavemente, mas dá umas enrroscadas de leve ao reacelerar... enrrosca bem menos que o TR SK 4260 500kv!!!

Coloquei a hélice APC 14 x 7E onde o consumo max foi de 37A/740W! Antes de decolar levantei o nariz do modelo para cima para ver a força do motor com toda aceleração... quase que pendura! Acredito que o empuxo está beirando os 3kg (0,5kg a mais que o calculado). O modelo voou macio precisando de pouca aceleração... ficou um vôo lento e com muito torque... perfeito para o funtana, só preciso aumentar um pouco o empuxo! O tempo de vôo ficou na média em ~8min, o que achei muito bom!

O motor não é tão ruim quanto eu achava... pelo preço, vale a pena! Vou ver se arrumo um hélice maior ~APC 15 x 8 para ver como fica!

Abraços,

Caio
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Buts
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Contato:

Mensagem por Buts »

Sei que o lugar certo, não deve ser aqui. Mas como sei que os dois mais ativos deste tópico são Caio e Marcio, então vou postar aqui...

Estou comprando peças para converter um Piper de 2,00mts de envergadura e como já tinha perguntado ao caio, estou quase comprando um extra .40..

Bom o caso que andando pela Himodel, vi estas baterias que o preço está mais em conta do que as celulas originais que tenho comprado de A123.


3s
http://www.himodel.com/electric/2000mAh_9.6V_20C_LiFePo4_Battery_Pack.html

4s
http://www.himodel.com/electric/2000mAh_12.8V_20C_LiFePo4_Battery_Pack.html


[img:dee6d86417]http://www.himodel.com/img_sub/rc_img/08/02/4285.gif[/img:dee6d86417]

To quase comprando para testar, ou vocês já viram ? sabem se prestam ? Se bem que se for na fama das LiPo Himodel, sei não.. rsrsrsrsrs
Dificil é aprender a LER. O resto está escrito !!!
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