Plank-minuto - para viagens, termal, depron

Este é um espaço destinado tanto para as pessoas que gostam do vôo silencioso e tranquilo dos planadores quanto para aqueles que curtem a adrenalina do voo rápido e acrobático dos planadores de colina.
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Putz, CNC, vc está num estágio super-avançado !!
Vou mandar umas asas prá vc cortar - não aguento mais colecionar gabaritos que só são usados uma vez... não sei nem porque eu os guardo...
........

Quanto à idade acho que nem é tão distante, já estou no 4.0, já faz 30 anos que construi meu primeiro "Segura Jr."

Mas é isso aí, se vc quiser coordenadas de perfis, o RCGROUPS.com é uma boa biblioteca.

Posta aí !

Abraço,
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Olha a minha plank minuto ai geeeennnnnnnnnte.

Se o Quito ver de perto acho que me mata. Terminei hoje de montar minha plank minuto. Definitivamente não sei entelar com fita em áreas curvas, fica muuuito feio. Ficou com 300g mas vou ter que adicionar peso no bico, pois o cg ficou em 10 cm do bordo de ataque, contra os 4,5 indicados no projeto(acho que exagerei na cola quente do estabilizador vertical) Falta fazer o flytest, trimar direitinho, subir o morro e jogar pra ver no que dá. Minha 1ª impressão foi que vai desmontar no 1º pouso, parece que fica tudo meio solto, e quando monto a asa na fuse forma um diedro negativo, porém em vôo acho que inverte.(Quito, a sua fica assim tbém ou fiz caca na montagem?
Abraços a todos
Pacheco
[URL=http://imageshack.us][img:ce930dd629]http://img100.imageshack.us/img100/1922/plank.jpg[/img:ce930dd629][/URL]
[URL=http://g.imageshack.us/img100/plank.jpg/1/][img:ce930dd629]http://img100.imageshack.us/img100/plank.jpg/1/w800.png[/img:ce930dd629][/URL]
Imagem
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

[quote:0135cda55a="Luiz Pacheco"]Olha a minha plank minuto ai geeeennnnnnnnnte.

Se o Quito ver de perto acho que me mata. Terminei hoje de montar minha plank minuto. Definitivamente não sei entelar com fita em áreas curvas, fica muuuito feio. Ficou com 300g mas vou ter que adicionar peso no bico, pois o cg ficou em 10 cm do bordo de ataque, contra os 4,5 indicados no projeto(acho que exagerei na cola quente do estabilizador vertical) Falta fazer o flytest, trimar direitinho, subir o morro e jogar pra ver no que dá. Minha 1ª impressão foi que vai desmontar no 1º pouso, parece que fica tudo meio solto, e quando monto a asa na fuse forma um diedro negativo, porém em vôo acho que inverte.(Quito, a sua fica assim tbém ou fiz caca na montagem?
Abraços a todos
Pacheco
[/quote:0135cda55a]

Êhêhêhê, Pacheco !
Bacana !

Acho que o bico da minha é um pouco mais comprido, talvez isto iria ajudar no CG. Mas tá bão a béça !

A sensação de "tudo solto" eu também tenho com a minha - na verdade meu Berg fica mesmo solto lá dentro (não faz a mínima diferença). Mas quando vc joga ele balança...

O "diedro" acho que dá para corrigir - a asa não fica mesmo muito firme, não tem longarina central. Mas é melhor vc fixar a fita com ela na posição, sem deixar o "diedro negativo", senão ela já vai ficar balançando mesmo - e isto não vai ser muito bom.

Assim : Coloque primeiro as fitas do lado de baixo, bem justo. Depois coloque a fita de cima, tendo que fazer força para "zerar o diedro. Deixe sem nada de diedro, pois com o vôo ele vai cedendo e ai vai ganhar um pouco de diedro, vai ficar mais estético.

Se começar já com diedro, no vôo vai aumentar e aí não vai ser bom.

Olhe, sugiro (ainda dá tempo) vc arredondar as pontas - pois se vc não faz isto, o morro vai fazer para vc... e aí ela vai entortar para cima ou para baixo, necessitando correções de aileron. Já deixa arredondado.

Não acredito que ainda não acertou o CG e não deu uma "jogadinha" na rua de casa ! Qualquer gramadinho, só para ver se está planando, se tem controle !

Mais uma coisa : Daqui já vejo seus ailerons "cabrados". Pode zerar eles, a correção (uma pequena cabrada) vc faz no profundor, é quase imperceptível.
Se deixar assim ele vai ficar levantando o nariz e estolando.
Ele tem que voar nivelado no lançamento.

Olhe, para corrigir o CG vc pode simplesmente escavar mais o vão da asa no leme, e colocar a asa mais para trás - sem problemas. Já vai ganhar uns centímetros.

Até 350gr vai ficar ótimo.

Abraço,

Consegue voar esta semana ? Estou de olho na previsão, qualquer janela eu vou a Pirapora !

....mais : Na junção da asa, a folha de cima e a folha de baixo devem se tocar, só assim é que vc dá mais resistência na junção. Veja desenho. E de preferência coloque uma nervuda na raiz da asa (uma em cada metade).
Anexos
junção.JPG
junção.JPG (16.14 KiB) Exibido 11241 vezes
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Grande Quito, obrigado pelas valiosas dicas.
Por incrível que pareça ainda não testei mesmo, terminei de montá-la no começo desta noite e fiquei com receio de quebrá-la por causa do cg fora do lugar, mas de amanhã não passa, já que chego mais cedo do trabalho. Quanto a atrasar a asa acho que não vai dar, pois cortei a fuse no perfil da asa, se atrasá-la acho que não vai encaixar direito. Vou providenciar o arredondamento nas pontas da asa. Quanto ao aileron terei que trocar os arames dos links, na pressa de ver pronto acabei colocando uns que ficaram sem muita margem para trimagem, mas isto é rápido. Se for pra Pira me avisa que vou também e a gente se encontra lá.
Abçs
Pacheco
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Pacheco,

O tempo não está bom para coisas pesadas...
Amanhã - sexta -feira - o vento norte vai estar mais alinhado e sem chuva em Pirapora de manhã.
Vou dar um pulo lá.

Abraço,
Avatar do usuário
Luiz Pacheco
membro
Mensagens: 512
Registrado em: Dom Jan 27, 2008 6:51 pm
Localização: Itu/SP

Mensagem por Luiz Pacheco »

Legal Quito, desculpe a demora na resposta mas fiquei 3 dias sem internet, como foi em Pira? Bem que gostaria de ter ido, mas trabalho regularmente de 2ª a 6ª, aí não rola. Já estou terminando a minha plank conforme suas orientações, se for pra Pira amanhã me avise ok?
Abçs
Pacheco
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Fui hoje, Sábado, cêdo, estava bom, vento quadrante Norte como previsto, vôo termal.

De tarde parece que entrou o sul aqui em São Paulo - deve ter ficado bem animal.
Amanhã tem previsão de Sul de tarde de novo, vai ser bom - mas não vou.
Bons vôos !
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Avatar do usuário
mauricio jose da costa jr
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 4:33 pm

Mensagem por mauricio jose da costa jr »

Grande Marcos....

O projeto ficou SHOWWWW !!!

Parabéns !!!!

Vou fazer uma também, só que devo colocar um motorzinho, pois onde moro não tem encosta por perto, então o jeito é motorizar a danada e colocar algum reforço a mais, pois tô com o dedo meio duro, ai já viu né !!! rsrsrsrs

Tá com um vôo bacana, Parabéns pelo vídeo, APROVADÍSSIMO !!!

Grande Abraço !!!

E bons vôos !!!

Maurício Costa.
Avatar do usuário
mauricio jose da costa jr
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Seg Mar 24, 2008 4:33 pm

Mensagem por mauricio jose da costa jr »

Grande Marcos...

Não sei nem se poderia falar de alguma coisa com motor por aqui ( antes de mais nada desculpe aí ) mais é que não consegui me segurar para dizer que voa muito !!!
Imagina sem motor que maravilha deve ser !!!
Com motor já achei o máximo !!!
E olha que fiz algumas alterações, imagina uma original com 300Grs. uiii!!!
Mais uma vez Parabéns pelo projeto simples e funcional !!!
o meu topico é esse ai, sua presença vai ser muito bem vinda !!!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=558642#558642

Là tem um vídeo do vôo da danada !!!

Obrigado e grande abraço !!!

Maurício Costa
Avatar do usuário
Marcos Quito
membro
Mensagens: 2062
Registrado em: Qui Set 16, 2004 10:04 am
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por Marcos Quito »

Prezado Mauricio,
Sobre postar coisas com motor por aqui : sem problemas deste que tenha alguma relaçao, claro.
Como neste caso - o projeto era planador, tranquilo.
Nâo quer dizer que a gente goste, eh, eh, eh...
...

So que vc mudou uma coisa muito importante no projeto, que o descaracterizou : aquilo nâo é mais uma plank.
Plank nâo tem profundor, né...

Mas valeu, usou como referência, e isto é sempre bem-vindo...

Agora faça uma plank, e poste !

Abraço !!
Tire esse negócio que gira do nariz do seu modelo !!
Responder