li-po na geladeira, quem guarda e como?

Li-po, Li-Ion, Nimh, 1s2p, 10c...... quer aprender mais sobre o "combustivel" dos nossos modelos? Este é o local! Aqui também está aqueles esquema de carregador ou aquele ESC que estava procurando.
Avatar do usuário
lucas.sjc
membro
Mensagens: 177
Registrado em: Qua Ago 30, 2006 1:50 pm
Localização: São José dos Campos, São Paulo

li-po na geladeira, quem guarda e como?

Mensagem por lucas.sjc »

As minhas então em um pote de metal com silica gel... quando as tiro da geladeira levemente ficam úmidas mas logo esta umidade desaparece.

OBS: Há, as minhas ficam na gaveta de frutas.
Bons voos...

Lucas Mendes

São José dos Campos - SP
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

As minhas ficam lá embaixo também, só que agora elas tem um tupperware só para elas... alias, tem dois :D

Essas fotos são antigas:
[img:272bdf2faa]http://i92.photobucket.com/albums/l18/igorsouz/Eletronica/Baterias/DSC02828.jpg[/img:272bdf2faa]
[img:272bdf2faa]http://i92.photobucket.com/albums/l18/igorsouz/Eletronica/Baterias/DSC02830.jpg[/img:272bdf2faa]


O importante é não guarda-las totalmente carregadas ou descarregadas, a mudança de temperatura pode fazer com que a tensão delas supere ou caia além do limite, danificando-as.

Abrcs!
Avatar do usuário
Abib
membro
Mensagens: 4332
Registrado em: Qui Dez 14, 2006 12:59 pm
Localização: SP - 35

Mensagem por Abib »

Eu ouvi uma vez que guardando a 3,8 Volts/Cel tá tranquilo..
Avatar do usuário
Marcelo Z
membro
Mensagens: 180
Registrado em: Qui Dez 01, 2005 11:00 am
Localização: Palmitinho/RS

Mensagem por Marcelo Z »

eu sempre fico com um pé atrás quanto a guardar na geladeira.. não sei porque, mas será que seria o correto...
Avatar do usuário
Igor Souza
membro
Mensagens: 5423
Registrado em: Dom Nov 19, 2006 12:47 pm
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Mensagem por Igor Souza »

vc guardar com 3.8v justamente devido a variacao de temperatura. A mudança de temperatura aumenta ou diminui a atividade quimica da bateria, podendo aumentar ou baixar sua tensão.
Se eventualmente a tensão cair abaixo de 3v ou subir acima de 4.2v, pode começar a deteriorar ou até explodir a mesma.

Coloca-se na geladeira para diminuir a ativade quimica e, assim, aumentar a vida útil.

Abrcs!
Avatar do usuário
Peninha
membro
Mensagens: 809
Registrado em: Qua Set 20, 2006 11:02 pm

Mensagem por Peninha »

Minha impressão é que se estiverem totalmente carregadas e voce não for usa-las imediatamente, ai sim, ponha na geladeira. Mas ao tentar usa-la deixe-a equilibrar com a temperatura ambiente.
Se carregada até 3,8V não ha necessidade de resfria-la.
Não acredito que os fornecedores mantenham as baterias refrigeradas na loja ou depósitos.
Uma coisa que pouca gente observa e que acaba por danificar as baterias, é o fato de que quase ninguem deixa as baterias resfriarem apos uma carga no campo.
Há que se respeitar um repouso de pelo menos 30 minutos entre o fim da carga e o início do uso em voo da bateria.(verifique a temperatura da masma).
Portanto tenha sempre em mãos uma bateria sobressalente se voce voa como fanático.
Errar é da essência humana. Aprender com os erros é da essência da pesquisa.
Repetir erros já cometidos é da essência do imbecil.
Avatar do usuário
Sukyake
membro
Mensagens: 5794
Registrado em: Qua Ago 01, 2007 9:07 pm

Mensagem por Sukyake »

Já tive dois pack 3S 1300mAh Himodel e 3S 1700mAh que na geladeira aumentavam um pouco a tensão.

Uma certa vez o 3S de 1300mAh estava totalmente carregado e passou de 4,15V-4,15V-4,16V para 4,23V-4,23V-4,32V... :shock: Tratei de descarrega-lo lentamente até 4V... :lol:

algum tempo depois essa célula que tinha atingido mais que 4,25V começou a inchar; hoje acho que ela não deve estar funcionando corretamente, pois a capacidade dela ficou menor.
Avatar do usuário
alex-heli
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Seg Jun 16, 2008 12:20 am
Localização: Londrina-PR

Mensagem por alex-heli »

Olá pessoal,

Li esse tópico e estou intrigado com esse fato de guardar as baterias na geladeira...

Até que ponto é interessante/importante? O que pode ser evitado com isso?

Valeu.
Responder