Guia de Referência Glow / Elétrico

Qual o motor certo para qual modelo, qual hélice para tal redução, quantas voltas de fio em tal brushless.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Rení, é fundamental ter um shunt ou wattímetro para testar os motores sem danificá-los e um tacômetro... ficar fazendo testes sem instrumentos de medição é bem provável que irá torrar seu motor!

Se pretende usar somente os packs que você possui, recomendo colocar os dois pack 3s em paralelo formando um pack de LiPO 3s2p 4400mAh e usar uma hélice maior ~13 x 8E, mas lembre de conferir o consumo para não ter surpresas!

Mark, Não vejo vantagem em continuar a usar motores escovados... são ineficientes e muito pesados... recomendo partir para um motor brushless!
renipeixoto
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Mensagem por renipeixoto »

Obrigado Caio.

Ontem, reduzi a helice para 9x6 e funcionei a plena, o que me deu 2kg de empuxo. Gerando 1kg de empuxo, monitorei as Baterias e Esc, e vi que ficaram com temperaturas normais. Acho que agora da pra funcionar ate comprar o conjunto que voce me indicou... quanto as medicoes, estou longe da galera modelista e acho q sou filho unico na cidade, assim nem conhecia esses equipamentos que voce falou, apenas o multimetro q normalmente so mede 10 amperes; mas quero me aperfeicoar...

Obrigado e bons voos.

Reni
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caioect
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Mensagem por caioect »

Segue o link da conversão do Calmato 40 Sports:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=57393

Abraço,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Testes do motor KD 36-10XL 900kv

Código: Selecionar todos

==============================================================================================
Motor KD 36-10XL - A123 4s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(13.3V) = 3.3A (13200rpm -> 990kv)
==============================================================================================
    Prop        I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
==============================================================================================
 APC 10 x 5E     26      11.8     310     10500             80         1.5           79 
 APC 11 x 5,5E   36      11.5     410      9600             81         1.6           68
 APC 11 x 7E     41      11.2     460      9100             97         1.5           62
 APC 12 x 6E     46      11.1     510      8900             81         2.1           67
 APC 12 x 8E     52      10.8     560      8300            100         1.9           63
==============================================================================================


Motor + Acessórios: 200g

Motor equivalente a um glow 0.40 2t que poderá ser utilizado com packs de LiPO 3s!

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4658

Obs: Este motor apresentou praticamente os mesmos resultados do motor TR SK 3548 1100kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:36 pm, em um total de 1 vez.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Testes do motor KD 36-12XL 770kv:

Código: Selecionar todos

===============================================================================================
Motor KD 36-12XL - A123 5s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(16.8V) = 3.2A (13200rpm -> 786kv)
===============================================================================================
    Hélice      I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)   Empuxo (kg)  Eficiência (%)
===============================================================================================
 APC  9 x 6E     23      14.8     340     10700             98         1.2           63
 APC 10 x 5E     23      14.8     340     10800             82         1.6           79 
 APC 11 x 5,5E   30      14.6     440     10000             84         1.7           71
 APC 11 x 7E     36      14.2     510      9600            102         1.7           65
 APC 12 x 6E     42      14.1     590      9300             85         2.3           67
 APC 12 x 8E     47      13.9     650      8800            107         2.2           65
===============================================================================================


Motor + acessórios: 206g

Motor equivalente a um glow 46 2t, adequado para LiPO 4s ou A123 5s.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=4657

Obs: Este motor apresentou eficiência um pouco maior que o TR SK 3548 900kv.

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:36 pm, em um total de 1 vez.
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edsonnota1000
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Mensagem por edsonnota1000 »

Pessoal, é o seguinte a muito....muito tempo atrás comecei a montar um aeromodelo Glow....é um Pastinha Piper J3 como segue no link:
http://www.artal.com.br/produtos_aeromodelos.htm
Comprei Motor um OS. 40 Vela, Spinner e tudo aquilo que era necessário para um aeromodelo Glow, não comprei nem rádio nem servos, mas a grana ficou curta e comecei a ver que os aeromodelos Glow, tem muita desvantagem em relação aos elétricos, mas agora para não perder o kit e realizar o sonho de voar eu queria saber como posso converter esse meu aeromodelo para elétrico isso é possível ???
Queria não gastar muito porque a grana ta curta e quero comprar ainda um Radio usadinho pra voar com ele, alguém poderia me dar mais dicas, o peso do aeromodelo gira em torno de 1.800g de acordo com o site do fabricante.
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caioect
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Mensagem por caioect »

Edson, Para um treinador 40, como o Pastinha Piper, poderá a seguinte eletrônica:

Motor: Turnigy SK 3548 1100kv
Speed: 60A ou maior
Bateria: LiPO 3s 5000mAh ou A123 4s2p 4600mAh
Hélice: APC 11 x 5,5E - 11 x 7E

O Rick colocou essa configuração num Avistar 40 com 2 packs de LiPO 3s 2200mAh em paralelo (3s2p 4400mAh) e hélice APC 11 x 6E.

http://e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=568383

Coloquei a mesma configuração num Calmato 40 sports porém com 2 packs A123 4s 2300mAh em paralelo (4s2p 4600mAh) e hélice APC 11 x 7E.

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=59711

Essa eletrônica equivale a um 40 2t roletado... é mais forte que um OS 40La e um pouco mais fraco que glow 46 2t. Deve ficar muito boa no Pastinha, a um preço bastante acessível!

Abraço,

Caio
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edsonnota1000
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Mensagem por edsonnota1000 »

Caioect, como sou novo nos elétricos vamos começar tudo do zero ok !!, olhando essas configurações algumas dúvidas de marinheiro de primeira viajem me surgiram no caminho e queria alguns esclarecimentos:
1)Primeiramente vou perguntar alguns dados sobre os motores em questão, o motor recomendado por vc é um Motor: Turnigy SK 3548 1100kv, onde se vê a nomenclatura 1100Kv encontradas em muitos sites de venda de motores elétricos só que encontrei muitos sites com motores de nomenclaturas mais altas como é o caso desse motor que segue no link abaixo:
http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=21_93&products_id=534
2)Quanto a bateria vc me recomendou duas configurações LiPO 3s 5000mAh ou A123 4s2p 4600mAh posso usar outro tipo de bateria e liga-las em paralelo para baratear o custo ??? eu poderia utilizar 2 Packs de 2500mah.....juntas vão dar R$600,00 só as baterias....
:shock:
e o que significam as nomenclaturas das baterias já aprendi que 3S 4S 6S são a quantidade de células correto....mas o que significa os "MAH"....
3)As hélices...qual a relação maior menos potencia, menor mais potencia ???
Amigos desculpe tanta pergunta é difícil migrar de Glow para elétrico tenho muitas dúvidas....
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caioect
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Mensagem por caioect »

Edson, Como você está começando nos elétricos, recomendo ler, ler e ler muito... principalmente os tópicos fixos do forum!

O kv está relacionado com a rotação / voltagem... ex: um motor de 1000kv gira 10000rpm (sem hélice) sob tensão de 10V.

O motor que você citou tem 3800kv, o que significa que pode girar 38000rpm sob 10V... esse é um motor de porte pequeno, 50g, adequado para modelos leves ~500g e que precisam de alta velocidade como as asas rápidas que utilizam hélices pequenas, que não é o seu caso!

Para o pastinha você precisa de um motor que substitua um glow 40 2t, ou seja um motor de ~200g ou mais, que seja capaz de girar uma hélice 11 x 7 a ~9000rpm. Ao usar um pack de LiPO 3s (10,8V), o mais adequado será o TR SK 3548 1100kv!

Sim! Pode usar dois packs de LiPO 3s 2500mAh em paralelo (3s2p 5000mAh! O Rick colocou 2 packs LiPO 3s 2200mAh em paralelo no Avistar (3s2p 4400mAh)!

s = número de células em série (3s = 3 células em série)

mAh = capacidade do pack (ex: Um pack de 2500mAh é capaz de fornecer 2.5A em 1hora ou 10A em 15min ou 20A em 7.5min)

Abraço,

Caio
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caioect
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Mensagem por caioect »

Teste do motor TR BR 4250 1000kv

Código: Selecionar todos

================================================================================================
TR BR 4250 1000kv - A123 4s 2300mAh - Speed TR plush 60A - Io(13.3V) = 4.6A (14000rpm -> 1050kv)
================================================================================================
  Hélice        I (A)    V (V)   P (W)  Rotação (rpm)   ps (km/h)  Empuxo (kg)  Eficiência (%)
================================================================================================
 APC 10 x 5E     30      11.6     350     10800             82         1.6          77       
 APC 11 x 5,5E   38      11.2     420      9800             82         1.7          71
 APC 11 x 7E     44      10.7     470      9200             98         1.6          63
 APC 12 x 6E     50      10.6     530      9000             82         2.1          68
 APC 12 x 8E     56      10.4     580      8500            104         2.0          66
================================================================================================


Motor + acessórios: 240g

Motor equivalente a um glow 40 2t, adequado para LiPO 3s ou A123 4s.

http://www.hobbycity.com/hobbycity/stor ... oduct=8489

Este motor aceita muita pootência! Mesmo com picos de 61A/650W a temperatura do estator do motor se manteve morno, ~46C!

Abraços,

Caio
Editado pela última vez por caioect em Sex Jul 03, 2015 11:37 pm, em um total de 1 vez.
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